Ponte Nova (MG) - Desde 2011 o Hospital Arnaldo Gavazza/HAG conta com o projeto de Ginástica Laboral para todos os colaboradores da Instituição. Para iniciar o trabalho, a professora de Educação Física, Maraísa Fuscaldi/Pós-Graduanda em Ergonomia, da empresa Calistênica Ginástica Laboral, contou com a ajuda da Comissão de Humanização do HAG que realizou uma pesquisa interna, para avaliar as preferências, as necessidades e quais os projetos que os colaboradores gostariam que fossem desenvolvidos. O resultado da pesquisa foi que, a maioria, escolheu pela volta da Ginástica Laboral.
“A Ginástica laboral contribui, de maneira significativa, para a promoção da saúde e da qualidade de vida porque o exercício físico prescrito corretamente é considerado o maior promotor não medicamentoso e isolado de saúde”, afirma a professora Maraísa Fuscaldi. A Ginástica Laboral é uma das ferramentas de um Programa de Qualidade de Vida, que tem como objetivo o alívio das tensões físicas e psicológicas através de prevenção dos Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho/DORTs, promovendo saúde e bem-estar dos colaboradores.
Dentre os vários benefícios conseguidos através da Ginástica Laboral, podemos citar: melhora na postura e nos movimentos executados durante o período de trabalho; aumenta a resistência à fadiga central e periférica; melhora a qualidade e ajuda a combater o sedentarismo, além de diminuir o estresse ocupacional; previne doenças causadas por traumas acumulativos; ajuda a promover a sociabilidade; melhora o condicionamento físico geral; aumenta o ânimo e a disposição para o trabalho; melhora a capacidade de concentração através da oxigenação do cérebro e melhora a qualidade de vida do colaborador. Em 2012 foram beneficiados, por dia, uma média de 60 colaboradores e, por mês, uma média de 225. A equipe da Ginástica, formada pelas educadoras físicas Maraísa e Gisleangela, chegou a contar com a participação de 316 colaboradores, que já todos participaram de, pelo menos, uma sessão de ginástica laboral. Em média, a participação efetiva de um único colaborador acontece, pelo menos, 2 vezes por semana, chegando a 4 vezes por semana.
Para realizar o projeto não é necessário grandes espaços físicos. O exercício acontece no ambiente de trabalho e dura cerca de 10 a 20 minutos, dependendo da rotina de cada setor. Também não é necessário o uso de roupas específicas para a prática do exercício físico, pois “nosso dever é adequar todas as atividades para que a roupa não cause nenhum problema ou constrangimento e ainda permita que o objetivo da atividade seja atingido”, relata a professora Maraísa.
Baseada em relatórios, a educadora física detectou uma melhora significativa nos colaboradores após a implantação do projeto e o início das atividades: “Observamos que houve uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores da Instituição, dentro e fora do ambiente de trabalho, através das seguintes constatações: melhoria na socialização e convivência com os colegas setoriais e também de outros setores; diminuição nas reclamações das dores musculares e articulares causadas pelos maus hábitos posturais e pela repetição dos movimentos durante a rotina de trabalho; aumento significativo do número de colaboradores que participam das sessões da ginástica laboral adotando um estilo de vida ativo, fato este que aumenta a disposição e o humor dos colaboradores para a rotina de trabalho”, destaca Maraísa Fuscaldi.
As lesões e queixas mais comuns são as dores osteomusculares nas três porções da coluna vertebral, cervical, torácica e lombar, além de dores nos ombros, punhos e pernas. Porém, todas elas são suavizadas e minimizadas após a prática regular da Ginástica Laboral, que acontece três vezes na semana, bem como a adoção de posturas adequadas no ambiente de trabalho. A Ginástica é um trabalho contínuo, de avaliação de resultados e práticas de atividades físicas específicas para diversos ambientes de trabalho.
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.