quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Efeitos Nocivos da Maconha

Por Izilda Alves

Coordenadora da campanha Jovem Pan Contra as Drogas

Holanda, o país que permitia a venda de maconha, muda radicalmente sua política sobre a erva: passa a considerar maconha prejudicial à saúde do usuário, à sociedade holandesa e à própria imagem do governo perante a comunidade internacional. O anúncio está no documento da JIFE (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes), divulgado em Brasília pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime.

A Holanda informou que pretende reduzir o número de coffee shops autorizados a vender maconha. Também vai tornar mais rigorosa a repressão contra o cultivo e a venda de drogas nas ruas do país.

“No documento , o governo holandês reconhece que esses coffee shops contribuem para desacreditar as políticas antidrogas do país.” O governo holandês informa também que vai promover campanhas de prevenção e repressão contra o uso de maconha. Irá fortalecer os serviços de tratamento para os dependentes da maconha.

NA CAMPANHA PELA VIDA, CONTRA AS DROGAS, TEMOS EXPLICADO E ALERTADO:

EFEITOS DA MACONHA

Maconha vicia, causando dependência física e psicológica. Contém THC(tetraidrocanabinol), substância que causa alterações na memória, atenção, concentração e na noção de tempo e espaço. Maconha é dez vezes mais cancerígena que o tabaco. O THC é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura, podendo ficar até 25 dias no cérebro do usuário. Atualmente, um único baseado pode conter até 40% de THC, a substância da maconha que vicia. Maconha é apontada como a segunda causa de acidentes de carro com vítimas fatais.

MACONHA CAUSA ESQUIZOFRENIA

Maconha causa esquizofrenia, afirmam o psicoterapeuta Paulo Campos Dias, da Clínica Reviva, e a psiquiatra Lucinda do Rosário Trigo, diretora da Clínica Conviver, voluntário de Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas. Esquizofrenia é uma doença mental grave, sem cura, e caracterizada por ideias delirantes, impressão de estar sob a influência de forças estranhas, por introversão e perda de contato com a realidade. Não tem cura.

O psicoterapeuta Paulo Campos Dias, autor de pesquisas sobre maconha publicadas no Brasil e na Holanda, alerta:

A maconha está induzindo pessoas a quadros psiquiátricos graves como a esquizofrenia e a psicoses agudas. Causa também síndrome amotivacional, perda da capacidade de fazer coisa simples. A maconha causa perfusões no cérebro. Lesiona o cérebro, causando perda de neurônios, tornando o cérebro esburacado. Por isso, faz perder a memória recente e provoca apagamentos.

 

A psiquiatra Lucinda do Rosário Trigo afirma:

Está comprovado: maconha causa esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas graves. Até algum tempo atrás, acreditava-se que a maconha desencadearia quadros psicóticos em pessoas que tivessem predisposição. Hoje, já está se revendo esse conceito e já se acredita que a maconha possa ser causadora de transtornos mentais, particularmente, a esquizofrenia. A maconha ao longo dos anos foi sendo progressivamente modificada geneticamente e o teor de THC, o princípio ativo da maconha foi sendo aumentado. Então, a maconha dos anos 60 que, em geral tinha 0,5% de THC hoje está aumentada em até 20% da taxas de THC, o que equivale que um baseado fumado significaria o mesmo teor de intoxicação de 40 baseados. Isso quer dizer que mesmo que a maconha seja consumida por um curto período de tempo o potencial de causar problemas à personalidade é muito grande.

Esquizofrenia , uma das doenças causadas pela maconha, significa perda da realidade, paranoia, delírios, impressão de estar sob influência de forças estranhas, profundas perturbações afetivas, introversão, e risco de violência para quem convive com o doente. São doenças que mudam totalmente vidas, relata a psiquiatra Lucinda do Rosário Trigo:

Esses jovens nunca mais vão conseguir estudar, trabalhar, constituir famílias. Passaram a ser um ônus para suas famílias e para a sociedade. Vão precisar de várias internações. E quando estiverem em suas casas irão precisar de acompanhamento por enfermeiros ou parentes o tempo todo e de remédio para o resto de suas vidas. É um grande sofrimento para eles e para suas famílias.

NARGUILÉ ESTÁ SENDO USADO PARA FUMAR MACONHA EM SP

Adolescentes estão usando Narguilé para fumar maconha, alerta o psicoterapeuta Paulo Campos Dias. Narguilé é um cachimbo usado por turcos, hindus e persas , composto de forninho, tubo e vaso de água perfumada que o fumo atravessa antes de chegar à boca. Lojas de São Paulo informam ter aumentando a venda pelo interesse de adolescentes e jovens por esses cachimbos. O especialista Paulo Campos Dias explica:

“Esse aparelho está sendo usado para disfarçar o cheiro da maconha . A fumaça passa pela água. Quando a mãe ou o pai entram no quarto, o que está próximo ao Narguilé é um maço de cigarro de cravo, por exemplo.”

O psicoterapeuta chama a atenção para um fato que pode ser constatado pelos pais: “O incrível é que apesar do uso ser diário,um único maço do cigarro de cravo, que está bem à vista no quarto, chega a durar dois meses. Se os pais observarem com cuidado, verão que o que está sendo fumado não é esse cigarro e sim a maconha.”

O autor de pesquisas sobre a maconha descreve o aumento do THC no baseados a partir da década de 80. THC é a substância que causa dependência química e física e pode provocar doenças psiquiátricas graves e até irreversíveis:

-em 1983, havia 13,5% de THC em cada baseado
-em 1990, aumentou para 35% em cada baseado
-em 2000, aumentou para 40% de THC em cada baseado
-em 2004, já se constatou 70% de THC em cada baseado

“O óleo de haxixe, que contém até 73% de THC, vem sendo pingado sobre cigarro normal”, alerta Paulo Campos Dias.

“Motivos”, afirma o especialista, “de maconha já ser considerada droga pesada.”

MACONHA É PROIBIDA NO BRASIL MAS SEU USO ESTÁ BANALIZADO

Maconha é proibida no Brasil. Mas na prática, a realidade é outra. A erva, definida por especialistas, como droga perigosa, que pode causar doenças psiquiátricas graves, está banalizada. Em 29 cidades de São Paulo, constatamos que a maioria dos estudantes têm colegas que fumam baseado. Alunos, professores e policiais destas cidades confirmaram o fato durante apresentações da campanha Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas, que tem apoio da Lincx-Serviços de Saúde. Nestas cidades, meninas e meninos de 12, 13, 14 anos já fumam maconha nas praças, nas ruas, nas festas ou até mesmo nos banheiros ou nas quadras de escolas. Fato que se repete na capital, em Atibaia, Alphaville, Barueri, Cotia, Diadema, Embu, Guarulhos, Indaiatuba, Itatiba, Itapevi, Itu, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Osasco,Ribeirão Pires, Rio Claro, Salto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Lourenço da Serra, São Roque, São Sebastião e em Taboão da Serra.

MACONHA PODE CAUSAR DERRAME

Maconha aumenta o risco de derrame, revela estudo feito nos Estados Unidos pelo Instituto Nacional Sobre Abuso de Drogas e pelo Instituto Nacional de Saúde. Os resultados indicam que a maconha atrofia vasos sanguíneos. Os pesquisadores alertam no estudo que já há vários casos de derrame entre jovens usuários de maconha. O estudo confirmou também que maconha potencializa o risco de perda de memória.

Os pesquisadores mediram com uma avançada tecnologia de ultra-som a corrente sanguínea no cérebro dos voluntários no início do estudo e após um mês de abstinência. Os valores encontrados revelaram que usuários de maconha apresentam vasos sanguíneos mais estreitos que doentes com pressão alta ou diabetes. A pesquisa constatou que os efeitos nos vasos sanguíneos continuam mesmo após um mês sem fumar maconha.

MACONHA VENDIDA PELA INTERNET

Maconha é livremente vendida pela Internet. Sites em português e em inglês, acessíveis a qualquer internauta no Brasil, vendem vários tipos de sementes, inclusive, a transgênica.

Um site da Holanda, por exemplo, diz, em bom português, que o cliente deve usar seu nome e endereço verdadeiros, “evitando a Caixa Postal”. Os traficantes afirmam que se o interessado der seu nome e endereço corretos, a entrega está garantida por via postal. As sementes da super maconha, por exemplo, são enviadas ao Brasil, em caixa branca, plana e com aviso de prioridade de entrega para o correio brasileiro.

Os sites indicam duas formas de pagamento para a erva e sementes importadas : ou em dinheiro (dólar ou euro) enviado pelo correio no endereço indicado no site ou por ordem de pagamento.

O inciso terceiro do artigo 13 da Lei 6538, de 1978, diz que os Correios não podem aceitar , nem entregar substâncias de uso proibido no País. Mas os Correios alegam que crime é atribuição da Polícia Federal. É necessário ter subsídios da PF para poderem impedir a entrega desse tipo de mercadoria. “Os Correios entregam mercadorias boas ou ruins”, alega a assessoria da estatal.

PAIS ATENTOS À CORRESPONDÊNCIA DOS FILHOS — Mais uma vez, a sociedade tem que se defender sozinha. Cabe aos pais ficarem atentos às correspondências internacionais recebidas por seus filhos , porque podem conter drogas. As atenções devem se voltar especialmente para remessas vindas da Europa e da América do Norte, destacando-se Canadá e Holanda. Nesses países, há sites especializados na venda de sementes de maconha e da própria erva pelo correio. Sites que são acessíveis a qualquer internauta brasileiro e podem levar mais jovens ao mundo das drogas, de onde poucos escapam.

Fonte: Blog do Professor Rafael Porcari

25 comentários:

  1. Pascoal, parabéns pela matéria. Preferi ficar no anonimato para evitar polêmicas sobre os que são à favor da erva. Não adianta "todos" desejarem um debate aberto, sem antes, participarem de palestras, tendo várias opiniões, claro, em primeiro lugar, de cientistas, pesquisadores...porque muitos usam tranquilamente, buscam informações sempre pela internet, que nem sempre é uma fonte segura.Sua parte foi feita. mais uma vez, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a publicação dessa matéria. Há dias atrás tivemos a polêmica sobre maconha quando alguns defendiam o seu uso. De fato, maconha faz mal a saúde. Muitos trabalhos de conscientização tem sido feitos em todo o Brasil e em Raul Soares não é diferente. Aqui temos conhecimento daqueles que lutam contra o uso de drogas, mas a questão é individual, muitos sabem dos efeitos porém ainda se deixam levar. Aos que defendem a maconha que é a ponte mais curta para se chegar ao crack, cocaina, pergunto se já sentiram na pele de um pai ou mãe de família que sofrem com o filho usuário de drogas? Que perdem seus bens pessoais utilizados como moeda de troca para mais droga? Muitos furtos e roubos que aqui aconteceram e poderão acontecer são efeitos dessa maldita erva. Reflita, a maconha não é um simples uso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que usa tranquilamente como no meu caso, não tenho quaisquer problemas com outras drogas, mas é claro que eu assim como outras pessoas usamos com parcimônia e não temos nenhum envolvimento com drogas realmente PESADAS. Não vou deixar de usar mesmo que ilegalmente porque sou um cidadão consciente e sei que estou financiando infelizmente o trafico. Desculpe, mas eu fumo e ninguém tem a ver com isso.

      Excluir
  3. Os animais sabem o que lhes faz mal e evitam. Nós humanos precisamos de leis que vigiem nossos atos. O homem é mesmo capaz de picos de sabedoria e idiotice.
    Jaeder - Timóteo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara voçê foi fundo e mandou muito bem, tive de levar um primo para uma clinica e não é nada fácil na verdade o mundo deles é fora da realidade
      Algumas pessoas não tem a noção exata e deveria ser mostrado em vídeo em salas de aula e ate mesmo na televisão, já que a tv passa BBB e tudo mais porque não passar em horario nobre os danos.
      Será que todos os homens podem ser chamados de animal racional.

      Excluir
    2. Seu comentario foi perfeito! Gostaria de sua autorização para usá-lo, sempre claro, citando o autor! Vamos fazer mais na luta contra as drogas.

      Excluir
  4. Pô, me esqueci o que eu iria comentar...

    ResponderExcluir
  5. Muito boa esta matéria Pascoal,porque esclarecer
    é a melhor forma de quebrar mitos criados para iludir
    as pessoas e principalmente os jovens.Quem tem instrução
    não se deixa levar por conversa fiada.Para debater qualquer
    assunto,é preciso ter embasamento científico e conhecimento,
    sem estar propriamente envolvido com o vício "em questão"!

    ResponderExcluir
  6. Que legal achei bastante aliviadora a matéria, visto que grandes jornais não estampam materia deste tipo.
    Deveriamos cobrar deles (grandes Jornais)o motivo que os leva a ter tal comportamento.
    Que tal tivesse uma lei que ordena que todo individuo encontrado pela policia com intorpecentes fosse divulgado a foto, nome, apelido, local de trabalho para que os pais dos colegas deste possivel usuário ou traficante fiquem sabendo com quem seu filho anda ou que tipo de funcionário tem a empresa etc.
    Que seja considerado qualquer quantidade para fins de enquadramento.
    Acho que isto facilitaria muito estaremos dando nomes aos bois e que continue proibida a maconha.

    ResponderExcluir
  7. Um dos grandes argumentos utilização por adeptos a legalização da maconha é que o cigarro e o alcool também são nocivos a saúde e são legais.Além desse argumento também utilizam o fato de uma possível diminuição do tráfico de Drogas. Sou nativo de Raul Soares atualmente resido em Viçosa-Mg e constantemente deparo com esses discursos. Porém esse argumentos não são válidos para justificar a luta pela legalização da maconha. Isto pelo fato de o alcool e o cigarro serem legais deveriam intencificar a luta para a proibição dos meios e não adicionar a sociedade mais um meio de desgraça de famílias. A maconha é somente uma fatia das drogas ilícitas vendidas no Brasil. Muitos amigos meus começaram na maconha e hoje são vistos nas pracinhas da cidades fazendo o uso de crack isso quando não estão presos. Portanto acredito que a liberação da maconha somente aumentará o problema das drogas no país.

    ResponderExcluir
  8. a maconha é boa mais tem seus poblemas como tudo na vida

    ResponderExcluir
  9. Conheço várias pessoas que fazem o uso de maconha e noentanto são extremamente lúcidas, participativas e desenvolvem um papel muito interessante na sociedade em vários meios como: Político, Saúde e desenvolvimento social. Assim como também conheço outras pessoas que foram totalmente corrompidas pelo uso excessivo de drogas (no plural). O que levanta a seguinte discussão: Será que não existe uma pré-disposição para as sequelas deixadas por entorpecentes? Será que a mente de certos usuários já não era de fato tendenciosa a doenças psiquiátricas ou um comodismo excessivo? De certo não podemos banalizar, mas também unir todos em um só balaio e culpar a droga por atos que muitos fariam até sóbrio, é um erro grave. Excelente matéria Pascoal, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte com você. Mas ninguém nasceu usando droga. Se sabemos que corremos o risco de ter problemas, evitá-las seria o primeiro passo. O custo x benefício não compensa.

      Excluir
  10. FUI FUMANTE MAIS OU MENOS POR DEZ ANOS HJ FAZ 14 ANOS QUE PAREI MAS AS VEZES TENHO VARIOS REFLEXOS DOS SINTOMAS QUE SENTIA QUANDO USAVA E VOU TE FALAR UMA COISA NÃO É NADA BOM

    ResponderExcluir
  11. Fui Usuário por dez anos e hj ja fazem uns 15 que parei . mas te digo que ate hj tenho sensações estranhas com os mesmos sintomas que sentia qaundo usava o que será que a erva fez com meu celebro hein

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente adoro a maconha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maconha é sinblo da favela mano tbm amo maconha ta ligado

      Excluir
  13. Descobrir recentimente que meu esposo usa a droga "recreativamenente" .no entanto, não consigo viver bem com isso e estou tentando ser compreensiva, mas como ele escondeu seu uso.... imagino que isso possa ocorrer novamente, mesmo tendo uma conversar aberta com ele

    ResponderExcluir
  14. Nenhuma droga deveria ser permitida...licitas ou ilicitas...todas fazem mal e destroem as famílias.Meu marido faz uso do alcólatra e meu filhos faz uso da maconha, alcool, craque e cocaina. Minha filha nunca teve envolvimento com nada disso e atualmente está se formando em Engenharia Química. meu filho mal concluiu Ensino Fudamental completo. Minha vida vida é uma luta. Não os abandonarei mas não é fácil. Peço a deus por todos usuários, que abandonem as drogas e busquem o verdadeiro caminho da felicidade.As drogas proporcionam momentos de ilusão e o preconceito é muito grande, além das doenças que com o tempo surgem pelo uso das mesmas.

    ResponderExcluir
  15. [Maconha é apontada como a segunda causa de acidentes de carro com vítimas fatais]. de onde eles tirarão isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu sou prova q isso e mentira eu so fomo no meu carra e ja tem 6 anos q eu tenho meu carro meu pai desde q eu me entendo por gente ele fuma e nuca bateu o carra. atualizar faz parte e quando for publica q almenos pesquise.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente a gente comenta as causas maléficas desta droga, mas somente pessoas usuárias, ou seja, viciados em maconha fazem apologia ao uso da droga, dizendo ser benéfica, natural, que vêem o mundo como realmente ele é.
    O mundo real é o que vemos sem interferência de droga ou de álcool, é o que vemos naturalmente, sem efeito de psicotrópicos, remédios, cigarros, drogas.
    Pessoas viciadas: procurem tratamento para dependência, ou verão a longo prazo os efeitos nocivos da droga e o trabalho que darão aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo post! Gostaria do link da informação em ingles que diz que a Holanda muda as regras. Nao achei no site das Nacoes Unidas. Se acharem por favor, divulgem aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Tudo errado ... falar que a maconha da cancer , dizer que fica perdido (tempo,espaço,coordenação), procure saber melhor antes de falar algo .

    ResponderExcluir
  19. Bom,acho que todos tem o direito de se expressar como for, usando drogas ou não, não estou aqui para fazer apologia ou dizer que fumar maconha está certo, mais tento entender porque a maconha é vista de uma forma tão negativa pela sociedade, porque não julgam o álcool o cigarro da mesma forma que a maconha ? isso ai é questão de manipulação da mídia.
    temos que deixar de sermos manipulados dessa maneira.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.