Para quem não quer perder o ritmo, é preciso atenção com a saúde.
Calor, bloquinhos de rua, bailes e muitos desfiles de escolas. Nesse período do ano, a maioria dos brasileiros cai no samba. Para não perder o compasso, é preciso dar atenção à saúde, pois são dias seguidos de folia.
Atenção redobrada com as crianças
Um quesito importantíssimo, porém muitas vezes esquecido, é a hidratação. “Não descuide. Há grande perda de líquidos pela transpiração. Por isso, invista na água mineral, sucos de frutas e água de coco durante toda a festa. E atenção redobrada com as crianças, elas são mais sujeitas à desidratação“, recomenda a nutricionista Gabriela Maia.
Desidratação e álcool
A principal causa da desidratação é a bebida alcoólica, que tem seu consumo elevado neste período. “Tome bastante líquido entre as doses. Nunca beba de estômago vazio, leve barras de cereais, frutas secas e castanhas que podem servir de aperitivo e também livrar da ressaca”, aconselha Gabriela.
Alimentação leve
Outro ponto de que o folião precisa cuidar é a alimentação. “Prefira as comidas leves durante todos os dias de carnaval com boas fontes de carboidratos, frango ou peixe, legumes e verduras”, diz Gabriela.
Antes da festa, a nutricionista indica a escolha por alimentos que darão energia, como pães, massas, batata, arroz, granola, aveia, milho, mandioca. Há ainda a opção dos carboidratos integrais.
“Os alimentos gordurosos são péssimas escolhas, pois são de difícil digestão, traduzindo cansaço e indisposição. Além disso, podem fazer você começar o ano com alguns ponteiros a mais na balança, já que são bastante calóricos”.
Outras dicas na busca de alimentos energéticos são ameixa, damasco, passas e barras de cereal.
Atividade física
Para o educador físico, Saulo Batista, do Estúdio Jungle Gym Brazil, é interessante conciliar atividades físicas leves com a folia carnavalesca. Mesmo para quem já está acostumado a treinos, o profissional recomenda a prática sem exageros. “Não se deve realizar exercícios se estiver cansado e, principalmente, sem uma boa noite de sono”, comenta o personal.
Batista recomenda alongamentos, nos braços e pernas, antes e após os blocos. Encostar a ponta dos dedos das mãos no chão, sem dobrar os joelhos, durante cinco segundos, em cinco ou 10 repetições; massagear cada pé, pressionando por cinco minutos cada e, depois, abraçar os joelhos com as duas mãos por cinco segundos, com cinco repetições. Para os que já praticam treinos: deitar no chão de barriga para baixo e estender os braços para trás, puxando a ponta do pé por cinco segundos cada, fazendo cinco repetições.
Bom carnaval!
Com informações do site da PREVI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.