quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jamir Lima solta a língua e diz o que precisa ser dito

CONSELHO MEIO DESABAFO

(Segundo o autor, o texto foi postado no Facebook e, posteriormente em seu blog)

Nada mais preciso e "intenso" do que um dia após o outro, a pressa é inimiga da perfeição, devagar e sempre!

Aprendi no passar da idade, no decorrer do tempo, que não devemos julgar a pessoa e, sim sua ideia. Por exemplo, não me interessa se Lula procura o melhor hospital para se tratar (tem mais é que procurar mesmo!), o que me interessa é o que ele faz, seu comportamento como político, seu caráter!

Tive aqui um "pega" pra valer. Alguém foi categórico, e em outras palavras me disse: -"vai te catar", vai procurar sua turma, vai fazer um passeio turístico pela África sem viagem de volta!!!

Então, aconselhei: nunca julgue alguém, nunca "despache" logo a sentença condenatória!!!

Isto me remeteu a um passado não muito distante, numa barbearia no Bairro Amazonas, em Belo Horizonte, onde um cartaz afixado na parede alertava: "Proibido discutir futebol, política e religião"! Trio infalível para não acabar bem e o "ferido" ou se julgado ofendido pegasse uma navalha (muitas ali à disposição) e partisse para a ignorância.

Sou crítico feroz ao Lula de hoje, ao Brasil abandonado à própria sorte (toda a discussão começou por ter chamado o Brasil de "Brasilzinho")!

Um país que esquece do seu professor, de suas estradas, de seus aeroportos, de seu imenso mar, de colocar polícia nas ruas, de fazer leis que punam de verdade (não essas de "prende-e-solta"). Um país-paraíso dos políticos mal intencionados, onde o dinheiro é roubado/desviado e ninguém é preso nem devolve o que foi surrupiado!

Como não chamar um país assim no diminutivo, quando quem deveria zelar pelo bom nome e pela sua grandeza nada faz nesse sentido?

Então, amigos, aqui não é o "foro" privilegiado para esses debates, prefiro fazer no meu local adequado, no meu blog!

Aqui, prefiro descontrair, sem censurar ninguém, mesmo que mereça, mesmo que o "postado" contrarie meus pensamentos e meu modo de agir, meus princípios!

Mas, como dizem muito aqui: fica a dica!

Não julgue a pessoa, julgue suas ideias, argumente com a delicadeza que o assunto requer, nunca extrapole baixando o nível!!!

É salutar debater, mas o respeito é a lei maior, que vai levar à conciliação e à conclusão, chegar a um denominador comum, se for o caso.

Não sendo assim, cada um na sua!

Ninguém é obrigado a concordar nem a discordar!

Que me perdoem se fui longe demais nesse "desabafo", mas num "lance" desses sempre fica algo positivo! A gente sempre tira uma lição!

E tenho dito!!!

Texto retirado do blog “Quando Tudo é importante”, do meu parceiro e amigo Jamir Lima

12 comentários:

  1. Jamir Souza Lima, seu texto é um primor de desfaçatez. Nele, você faz um julgamento sumário de Lula (ainda bem que você é um dos 5% que o julgam mal) ao mesmo tempo em que diz "Não julgue a pessoa, julgue suas ideias, argumente com a delicadeza que o assunto requer, nunca extrapole baixando o nível!!!".

    Você não discute idéias em relação a Lula e ao petismo, você esculhanba, reproduz textos só de inimigos do Lula, que, do jeito que você fala, sempre será aquele que jogou nosso Brasil na merda e o deixou na ignorância. Se isso partisse de um ignorante, tudo bem. Contudo, vindo de você só pode ser má fé. Por que você não acusa o governo FHC com essa mesma fúria? Afinal, quem deixou uma herança maldita para Lula foi ele e seus ácólitos, que venderam o país a troco de nada, "em tenebrosas transações", "no limite da irresponsabilidade", como disse um de seus maiores acessores no processo das privatizações.

    Você quer julgar o caráter do Lula. Quem é você Jamir para julgar o caráter do maior presidente que o país já teve, que elevou a pátria a patamares tão elevados que o Brasil é hoje uma nação respeitada por todo o mundo. Você se lembra das diversas idas de FHC e seus capangas ao FMI, não? E o Brasil de hoje? Tem mais de 400 BILHÕES de reservas e nada deve aos abutres do capitalismo mundial.

    Por que você não fala que Lula tirou mais de trinta milhões das classes D e E e promoveu a maior distribuição de renda da história do país?
    Isso porque as coisas boas executadas pelo lula-petirmo, não lhe passa na gargante, seu ódio e miopia não permitem que você veja a grandeza do nosso Brasil, não o "Brasilzinho" como você nos batizou, mas um país que hoje fala grosso e é ouvido pela comunidade internacional.

    Portanto Jamir, nossa pátria não é "brasilzinho" não senhor, mas o país que é respeitado e admirado por não ter basicamente entrado na crise mundial ocorrida por culpa dos Estados Unidos e que contaminou toda a Europa, a ponto de vários países estarem na fila de nações quebradas e sem perspectiva como a Grécia e Espanha, mais Portugal, Itália e Irlanda.

    No mais, saudações petistas.

    José Henrique Fialho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Henrique Fialho,
      Jamais defendi FHC, acho o pior governo de todos os tempos, nem por isso relevo Lulla, a quem dei meu voto em sua primeira eleição.
      Mas sua popularidade e suas bolsas-esmolas não lhe dão o direito de achar que manda em tudo e em todos e fazer as alianças com o que há de pior em nossa política.
      Se isto lhe dá guarida, paciência!
      Cada um faz o que bem quer, tome a decisão que quiser.
      Não tenho partido político, defendo o VOTO NULO em todas as esferas, pois acho que não temos pessoas (de caráter) capacitadas para fazer uma gestão imparcial e honesta.
      Não perdoo pessoas que ficaram dependentes de amigos para sobreviver e, depois de eleito, repõe a dívida com o nosso dinheiro!
      Interessante é que você julga, esculhamba, afronta, agride, usa palavreado inadequado, defende o indefensável e se julga todo cheio de razão.
      Me poupe!!!

      Excluir
    2. Jamir

      Como poupar uma pessoa que chama a Bolsa-família de bolsa-esmola? Só isso já o qualifica de um inimigo do povo. Isso porque você, como todo cara "de direita" odeia o povo, é um novo Justo Veríssimo, que sempre quis que o povo "se exploda". Por que você não comenta que a aludida bolsa está criando um paradigma para centenas de países pobres, elogiada pela ONU como o maior programa de distribuição de renda do mundo.

      Falar que vota nulo mostra como você é um analfabeto político. De que adianta votar nulo. Por acaso tal gesto mudaria a essência das coisas? Pode você, que vota nulo, exigir ou criticar alguém ou algo? Eu posso, porque votei.

      Não esculhanbo nem agride. Quem agride o governo o tempo todo é você em seu blog que todos os dias - eu disse, todos os dias - só sabe avacalhar primeiro o governo Lula, agora o governo Dilma. É só pesquisar os artigos dos "colonistas" que você transcreve em seu blog. É só rancor, ódio, mentiras e inveja. Como não se indignar com tal propósito, quer seja, tentar destruir uma pessoa que tanto bem fez ao país, o que lhe deu a popularidade que você tanto critica.

      Jamir, estamos discutindo política. E na questão do governo Lula e Dilma, com popularidade que, tenho certeza, o deixa perplexo e indignado, nada melhor do que o ditado popular que diz que os cães ladram, e a caravana? passa altaneira enquanto as cobras venenosas destilam o seu inútil veneno.

      Saudações petistas do Zé Fialho.

      Excluir
  2. O Brasil de Lula mudou para melhor e o que confirma
    isto são os resultados,mas todo mundo sabe que tem
    muita coisa ainda para mudar e melhorar,ele próprio
    (Lula) nunca negou isto.Acho que além de dar continuidade ao grande legado de Lula,nossa presidenta
    Dilma precisa combater ferozmente a corrupção e a
    impunidade porque são estes os devoradores dos recursos que o país tanto precisa nas escolas,na saúde,nas estradas e etc!

    ResponderExcluir
  3. O Zé Henrique mete a ripa em você e no seu blog
    pela rua viu Pascoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem é que não fala mal dos outros? Eu nem ligo. Falem mal, mas falem de mim.

      Excluir
    2. Amigo,

      Como responder a um "anônimo" é muito difícil porque você nem imagina quem possa ser. Cabe ao Pascoal acreditar em mim ou em você. A ver.

      Zé Fialho.

      Excluir
    3. Preocupa não, Zé Henrique. Você sabe que não ligo pra essas coisas. Deixei passar porque estou levando isso na brincadeira.

      Excluir
  4. Jamir
    Agora vc me deu direito de pensar que você está revoltado, com muita dificuldade para enxergar o muito de bom que vem acontcendo a partir da era Lula.Muito se tem a fazer ainda, é claro, mas muito se tem feito. Mas quando você se diz defensor do voto nulo eu discordo pois votar nulo é ser covarde,é só pra depois dizer não tenho nada com isso,não votei em ninguém.Será que não existe nem o menos pior? Penso que sim.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro você e seu Blog Pascoal,é lógico
    que nem sempre concordo com você em alguns
    pontos de vista,mas isto faz parte do aprendizado
    de nós todos e a informção é fundamental para
    que isto aconteça!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Estamos prostrados esperando o presidente dar solução para todos os problemas.

    ResponderExcluir
  7. Não gostar do Lula é uma coisa, falar mal dele é comum, mas saber o que dizer é outra. E o coração nunca sabe o que diz. O pior não é gostar do Lula, é querer gostar e não saber, por isso, o mal-falar sem nexo. Eu não gosto de pimenta, adoro açúcar. Mas eu sei porquê não gosto de pimenta e porquê gosto de açúcar. Quanto ao Lula, eu sei a razão de gostar dele. E sei a razão porquê não gostam dele: ciúmes.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.