sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Multa, multa, multa e, tome mais multa

Por Nélio Azevedo

consulta-multas-mg-detran-netEu, Nélio, emplaquei um veículo novo, no dia 3 de agosto e, dias depois recebi uma notificação de multa por trafegar na contramão numa rua distante uns 20 km e fora do trajeto que normalmente faço em direção ao meu trabalho. A data da infração é do dia 4 de agosto, às 9;30 da manhã (no dia seguinte); horário em que eu e a minha esposa, os únicos a dirigir o referido veículo, estávamos no trabalho conforme informação cedida pelas empresas onde trabalhamos e, de acordo com os boletins de permanência do estacionamento da Unimed onde eu estaciono o veículo, o carro deu entrada às 8:00 e só saiu depois das 17:30h.

Recorremos ao órgão, no posto do BH-Resolve, onde fomos muito bem atendidos, mas nosso pedido foi negado e teremos que pagar a tal multa de R$ 153,00 e ter 7 pontos na carteira. Um dos argumentos arrolados por nós além do supracitado foi o de que provavelmente houvera erro na digitação do número da placa ou se tratava de clonagem de placa, delito que o DETRAN não tem como conferir, já que a possibilidade dos dois veículos estarem no mesmo lugar é remota.

Eu tenho plena certeza de que não cometemos a tal infração, mesmo estando com a razão, vou ter de pagá-la, o que valerá neste caso será o engano, pra não dizer que foi a fraude. A gente já paga tanto de IPVA, Seguro obrigatório, Taxa de licenciamento e Talão Faixa-azul para transitar ou estacionar, ainda teremos que arcar com mais esse absurdo. Considero que fomos roubados pelo Estado que não faz nada para minimizar essa safadeza de um órgão que tem como estampa e sinônimo um verdadeiro inferno para os motoristas habilitados. Um sistema que não protege os bons motoristas nem educa o maus, não está presente quando mais se precisa deles, principalmente nos infindáveis engarrafamentos a que estamos sujeitos nas avenidas Antônio Carlos ou qualquer outra onde temos que suportar todo tipo de infração por parte dos loucos ao volante que trafegam muito à vontade sem medo da multa. Isto sem citar os bêbados ao volante, tão comum nas nossas ruas nos fins de noite, a provocar acidentes e mortes. Como dizia aquele velhinho do tele-jornal:

Isto é uma vergonha!!

5 comentários:

  1. Engano é comum a nós, mortais. Mas o engano deve ser tratado como um tropeço, do qual tiramos lições de atenção e propósito de firmeza. O que nos mantém na nossa mediocridade e nos impede de evoluir não é o engano, mas a oportunidade que perdemos de crescer com ele, vestindo-nos de humildade e camaradagem. Nossa forma egocêntrica de lidar com nossos erros acabam por torná-los, além de comums, normais, o que desclassifica grandemente a nossa espécie, no que ela tem de melhor, que é a capacidade de se relacionar.
    Jaeder - Timóteo

    ResponderExcluir
  2. Sua placa deve estar clonada.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma máfia, fui multada também por estar dirigindo sem carteira e na hora estava no serviço, mostrei declaração que meu carro estava no pátio da escola e comprovante como tinha batido cartão. Se não fosse o delegado de uma outra cidade resolver o problema teria pago e perdido os pontos na carteira. Pois o delegado da minha cidade mesmo sabendo quem foi, não se dignou a fazer nada, falou que era responsabilidade minha. Bem feito não recebeu de mim e nem do outro.

    ResponderExcluir
  4. silvanio.abreu@gmail.com30 de dezembro de 2011 às 12:15

    Meu caro conterrâneo......este ato não é privilégio somente seu não. Aqui em Rondônia nos deparamos com situações bem piores e de nada adianta reclamar à tal de JARI - esta indústria está agindo em todo o país e nossos parlamentares nada fazem, pois, afinal é uma fonte de receita para eles. E vamos vivendo enquanto dá.

    ResponderExcluir
  5. A BHTrans só serve para multar. Não educa nenhum mal motorista e nem resolver o problema dos congestionamentos de BH. Ontem mesmo fecharam o cruzamento da Av. Cristiano Machado com a Av. Silviano Brandão, causando confusão para quem vinha da Cristiano Machado e precisa entrar na Silviano Brandão. Fecharam o cruzamento sem motivo algum. Parei o carro e perguntei ao funcionário da BHTrans porque haviam fechado o cruzamento. Este funcionário se limitou a dizer que era para melhorar o fluxo de veículos. hahahaha só rindo mesmo. Porque piorou e muito o transito. O problema é que não sabemos para quem reclamar, porque reclamar no Detran não tem surtido muito efeito. O Brasil foi considerado este ano como a sexta economia mundial, mas nossos orgãos públicos tem que melhorar muito ainda....

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.