Mostrando postagens com marcador sondagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sondagem. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sondagem do Jornal A Semana confirma que 38% dos eleitores de Raul Soares se arrependeram de ter votado em Célio Nesce

Com apenas 100 dias, eleitores já se mostram arrependidos de ter votado em Célio Nesce

celionesce14

Os números da sondagem realizada pela equipe do jornal A Semana, na quarta-feira, 10, em Raul Soares, quando foram ouvidos 200 eleitores, para avaliar os primeiros 100 dias de governo do prefeito Célio Nasce (PSD), mostram que mais de um terço das pessoas que votaram nele, na eleição do ano passado, está arrependido de tê-lo feito.

Governo

Ao avaliar o desempenho do prefeito Célio Nesce, 22,5% dos entrevistados preferiram não emitir sua opinião. 32,5% dos eleitores ouvidos consideram o trabalho do atual prefeito como ótimo ou bom, 21% entendem que está apenas regular e 24% acham ruim ou péssimo.


Melhor desempenho

A equipe de A Semana perguntou aos entrevistados em qual área Célio Nasce está trabalhando melhor. 37,5% dos entrevistados não souberam responder e 23,5% disseram que ele não está trabalhando bem em nenhuma área. Por outro lado, na opinião de 26,5% a melhor área de atuação do prefeito é a Saúde. A seguir aparecem Limpeza Urbana (5,5%), Educação (3%) e Esportes (2%). Para 2% ele está trabalhando bem em todas as áreas.

Pior desempenho

Quanto à área em que o prefeito Célio Nesce apresenta pior desempenho, 37% das pessoas entrevistadas preferiram não responder ao questionamento e 14% responderam que ele vem trabalhando mal em todas as áreas.

Na opinião de 23,5% dos eleitores ouvidos, o setor em que o atual governo tem o pior desempenho é a Saúde. Na sequência aparecem Lazer (7%), Educação (6,5%), Limpeza Urbana (4%), Meio Ambiente (3%) e Esporte (1%). 4% criticam o prefeito pelos pagamentos atrasados.


Arrependimento

Das 200 pessoas ouvidas no levantamento, 132 confirmaram que votaram em Celio Nasce na eleição do ano passado. O jornal A Semana perguntou se, porventura, elas estariam arrependidas de terem votado no atual prefeito. 38% delas disseram que se arrependeram, 58% não se arrependeram e 4% preferiram não responder à pergunta.

Com base no percentual de entrevistados que manifestaram arrependimento em ter votado no atual prefeito, em uma eleição realizada neste momento, Célio Nesce perderia 2641 dos 6951 votos recebidos na votação de outubro do ano passado.

Com informações do Jornal A Semana

sábado, 6 de outubro de 2012

Jornal das Montanhas diz que Vicente Barboza deve eleger seu sucessor em Raul Soares

pesquisa_rogério

De acordo com uma sondagem realizada e publicada na edição nº 144, de 03 de outubro de 2012, do Jornal das Montanhas, da cidade de Manhuaçu, há menos de uma semana para as eleições municipais, o cenário político de Raul Soares, Zona da Mata (MG), começa a clarear.

Segundo o Jornal, Rogério, o candidato da Coligação UNIDOS POR RAUL SOARES dá uma virada na política local e desponta como favorito assumindo a liderança na corrida eleitoral de Raul Soares. Rogério é o candidato à sucessão municipal do atual prefeito Vicente Barboza e disputa com dois outros candidatos: Célio Nesce e Silvinho da Deleite.

Candidato indicado pelo atual prefeito Vicente Barboza. Rogério é natural de Bicuíba, distrito que fica há 22 km de Raul Soares e atua a mais de 20 anos como produtor e empresário no ramo cafeeiro; Rogério também é professor nas escolas públicas e articulares do município, o que facilitou em muito seu corpo-a--corpo com a população raul-soarense.

A sondagem aponta que um dos motivos para esta virada foram os comícios e as visitas aos eleitores feitas por ele e que se mostrou confiável, aberto á conversas e reuniões. A atuação de grupos políticos adversários que partiram para a ofensa pessoal e confusões em praça pública, durante os debates realizados no município contribuíram para o seu crescimento nas intenções de voto.

Desta maneira, embora a margem de erro seja de 3% para mais, ou para menos, Vicente Barboza não só elege seu sucessor como, pela primeira vez na História de Raul Soares, uma situação que enfrenta forte oposição, vencerá não só na zona rural como já era esperado, como desta vez vence também, na sede do município; já que o grau de confiabilidade da sondagem é de 95%. Ressaltamos que a sondagem reflete o dado do momento.

Os trabalhos de coleta de dados em campo desta sondagem foram realizados no dia 29 de setembro de 2012, tendo como universo a população maior de 16 anos com domicílio no município de Raul Soares MG.

A amostra foi composta por 380 entrevistas domiciliares, distribuídas em cotas proporcionais à densidade habitacional do município, conforme Censo do IBGE- 2010 –  Sexo feminino 194 mulheres (51%) e Sexo masculino 186 homens (49%) Perguntamos: Se a eleição fosse hoje,  em qual destes candidatos a prefeito você votaria? Estimulada com apresentação de 4 (quatro opções), nome dos três candidatos, mais o nome NS/NR (indeciso).

Nota: A sondagem apresentada não se trata de pesquisa eleitoral, mas de levantamento de opiniões, sem controle de amostras, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, de participação espontânea do interessado, nos termos do art. 15 da Resolução nº 22.623 do TSE.

Fonte: Jornal das Montanhas – Manhuaçu

domingo, 30 de setembro de 2012

Silvinho da Deleite à frente de Célio e Rogério

enquete290912a

Segundo uma reportagem do Jornal "Diário das Gerais", deste sábado, 29, com três candidatos, as eleições em Raul Soares prometem ser acirradas até o fim. Por enquanto, de acordo com sondagem realizada no município, o candidato Sílvio Cláudio Silveira - Silvinho da Deleite (PR) -, aparece à frente de Célio David Nesce (PSD) e Iussef Rogério de Oliveira Felipe (PPS).

intenção-de-votos290912

Foram ouvidos 624 eleitores no município de Raul Soares nos dias 27 e 28 de setembro de 2012, com a finalidade de realizar um levantamento de opiniões a respeito da intenção de voto destes eleitores para as eleições majoritárias deste ano.

Dentre os entrevistados, 39% disseram que se as eleições fossem hoje, votariam para eleger o candidato Silvinho da Deleite. Para 33% dos eleitores entrevistados, Célio Nesce é o melhor nome para governar o município pelos próximos quatro anos, enquanto 20% disseram depositar o seu voto no candidato do PPS, Rogério.

Os eleitores que afirmaram ainda estarem indecisos quanto ao seu voto, somaram 6% do total de entrevistados, enquanto brancos e nulos somaram 2%.

Este resultado vem confirmar a tendência apontada pela enquete realizada por este blog, publicada neste sábado, 29.

Observação: Esta amostra não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Fonte: Diário das Gerais - Caratinga

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jornal A Semana de Caratinga diz que Célio continua à frente nas pesquisas

De acordo com os resultados apurados na  “sondagem” realizada pelo jornal A Semana de Caratinga, em Raul Soares, no dia 26 de julho, o candidato da coligação “Declare seu Amor a Raul”, Célio David Nesce (PSD) continua à frente no levantamento feito pelo jornal, dos candidatos a prefeito de Raul Soares, Silvio Claudio da Silveira, o Silvinho da Deleite (PR), e Iussef Rogério de Oliveira Felipe, o Rogério (PPS).

Na zona rural. Segundo o jornal, a sua equipe entrevistou eleitores nos distritos Bicuiba, Vermelho Velho, São Vicente da Estrela, Cornélio e São Sebastião do  Óculo.

Espontânea
Segundo o jornal, se as eleições fossem hoje, candidatos oficiais. Célio Nesce foi o mais lembrado, com 34,4% das citações, superando a Silvinho (13,8%) e Rogério (13,6%). 1,3% das pessoas ouvidas, juntas, citaram nomes de pessoas que não são candidatos, como Renato, Rômulo e o prefeito Vicente de Paula Barboza. 6,2% disseram que estariam anulando o voto e 30,7% preferiram não responder.

Rejeição
Em sua reportagem, o jornal disse que sua equipe perguntou aos eleitores em qual dos três candidatos eles não votariam, de jeito nenhum. 462 entrevistados optaram por não responder ao questionamento, mostrando não ter rejeição aos candidatos.

Dos 192 eleitores que emitiram sua opinião, muitos citaram mais do que um nome. 42 pessoas disseram que não votariam em nenhum dos três. Silvinho da Deleite foi citado por 84 pessoas, seguido de Rogério, com 78 citações e Célio Nesce, com 34.

O que chamou a atenção deste blog foi o fato de que o Jornal a Semana não ter realizado realmente, como afirma, uma pesquisa de opinião para fins eleitorais. Esta, sim, deveria ser registrada junto ao TSE para que pudesse ser divulgada. O que o jornal fez foi, nada mais, nada menos, de que uma pesquisa destas que o blog vem promovendo, onde não existem os mecanismos exigidos por por lei, como o controle de amostra de levantamento de opiniões, nem método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, o que, a nosso ver, nunca irá espelhar com fidelidade a tendência do eleitorado no momento. Todos já puderam comprovar pelas enquetes realizadas no blog, que vários grupos pedem às pessoas que votem em determinado candidato, invalidando, com isso, o objetivo da pesquisa. Portanto, esta sondagem do Jornal A Semana, a meu ver, carece de valor técnico para servir de orientação confiável para os eleitores.

Vejam a observação postada pelo Jornal A Semana, logo após a divulgação daquilo que ele chama de pesquisa:

Observação: Esta sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, mas de levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado, nos termos do art. 15 da Resolução nº 22.623 do TSE.
Os dados estão aí. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

Pascoal Online, com informações do Jornal A Semanada Caratinga