Mostrando postagens com marcador Jornal A Semana. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jornal A Semana. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sondagem do Jornal A Semana confirma que 38% dos eleitores de Raul Soares se arrependeram de ter votado em Célio Nesce

Com apenas 100 dias, eleitores já se mostram arrependidos de ter votado em Célio Nesce

celionesce14

Os números da sondagem realizada pela equipe do jornal A Semana, na quarta-feira, 10, em Raul Soares, quando foram ouvidos 200 eleitores, para avaliar os primeiros 100 dias de governo do prefeito Célio Nasce (PSD), mostram que mais de um terço das pessoas que votaram nele, na eleição do ano passado, está arrependido de tê-lo feito.

Governo

Ao avaliar o desempenho do prefeito Célio Nesce, 22,5% dos entrevistados preferiram não emitir sua opinião. 32,5% dos eleitores ouvidos consideram o trabalho do atual prefeito como ótimo ou bom, 21% entendem que está apenas regular e 24% acham ruim ou péssimo.


Melhor desempenho

A equipe de A Semana perguntou aos entrevistados em qual área Célio Nasce está trabalhando melhor. 37,5% dos entrevistados não souberam responder e 23,5% disseram que ele não está trabalhando bem em nenhuma área. Por outro lado, na opinião de 26,5% a melhor área de atuação do prefeito é a Saúde. A seguir aparecem Limpeza Urbana (5,5%), Educação (3%) e Esportes (2%). Para 2% ele está trabalhando bem em todas as áreas.

Pior desempenho

Quanto à área em que o prefeito Célio Nesce apresenta pior desempenho, 37% das pessoas entrevistadas preferiram não responder ao questionamento e 14% responderam que ele vem trabalhando mal em todas as áreas.

Na opinião de 23,5% dos eleitores ouvidos, o setor em que o atual governo tem o pior desempenho é a Saúde. Na sequência aparecem Lazer (7%), Educação (6,5%), Limpeza Urbana (4%), Meio Ambiente (3%) e Esporte (1%). 4% criticam o prefeito pelos pagamentos atrasados.


Arrependimento

Das 200 pessoas ouvidas no levantamento, 132 confirmaram que votaram em Celio Nasce na eleição do ano passado. O jornal A Semana perguntou se, porventura, elas estariam arrependidas de terem votado no atual prefeito. 38% delas disseram que se arrependeram, 58% não se arrependeram e 4% preferiram não responder à pergunta.

Com base no percentual de entrevistados que manifestaram arrependimento em ter votado no atual prefeito, em uma eleição realizada neste momento, Célio Nesce perderia 2641 dos 6951 votos recebidos na votação de outubro do ano passado.

Com informações do Jornal A Semana

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jornal A Semana de Caratinga diz que Célio continua à frente nas pesquisas

De acordo com os resultados apurados na  “sondagem” realizada pelo jornal A Semana de Caratinga, em Raul Soares, no dia 26 de julho, o candidato da coligação “Declare seu Amor a Raul”, Célio David Nesce (PSD) continua à frente no levantamento feito pelo jornal, dos candidatos a prefeito de Raul Soares, Silvio Claudio da Silveira, o Silvinho da Deleite (PR), e Iussef Rogério de Oliveira Felipe, o Rogério (PPS).

Na zona rural. Segundo o jornal, a sua equipe entrevistou eleitores nos distritos Bicuiba, Vermelho Velho, São Vicente da Estrela, Cornélio e São Sebastião do  Óculo.

Espontânea
Segundo o jornal, se as eleições fossem hoje, candidatos oficiais. Célio Nesce foi o mais lembrado, com 34,4% das citações, superando a Silvinho (13,8%) e Rogério (13,6%). 1,3% das pessoas ouvidas, juntas, citaram nomes de pessoas que não são candidatos, como Renato, Rômulo e o prefeito Vicente de Paula Barboza. 6,2% disseram que estariam anulando o voto e 30,7% preferiram não responder.

Rejeição
Em sua reportagem, o jornal disse que sua equipe perguntou aos eleitores em qual dos três candidatos eles não votariam, de jeito nenhum. 462 entrevistados optaram por não responder ao questionamento, mostrando não ter rejeição aos candidatos.

Dos 192 eleitores que emitiram sua opinião, muitos citaram mais do que um nome. 42 pessoas disseram que não votariam em nenhum dos três. Silvinho da Deleite foi citado por 84 pessoas, seguido de Rogério, com 78 citações e Célio Nesce, com 34.

O que chamou a atenção deste blog foi o fato de que o Jornal a Semana não ter realizado realmente, como afirma, uma pesquisa de opinião para fins eleitorais. Esta, sim, deveria ser registrada junto ao TSE para que pudesse ser divulgada. O que o jornal fez foi, nada mais, nada menos, de que uma pesquisa destas que o blog vem promovendo, onde não existem os mecanismos exigidos por por lei, como o controle de amostra de levantamento de opiniões, nem método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, o que, a nosso ver, nunca irá espelhar com fidelidade a tendência do eleitorado no momento. Todos já puderam comprovar pelas enquetes realizadas no blog, que vários grupos pedem às pessoas que votem em determinado candidato, invalidando, com isso, o objetivo da pesquisa. Portanto, esta sondagem do Jornal A Semana, a meu ver, carece de valor técnico para servir de orientação confiável para os eleitores.

Vejam a observação postada pelo Jornal A Semana, logo após a divulgação daquilo que ele chama de pesquisa:

Observação: Esta sondagem não se trata de pesquisa eleitoral, mas de levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado, nos termos do art. 15 da Resolução nº 22.623 do TSE.
Os dados estão aí. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

Pascoal Online, com informações do Jornal A Semanada Caratinga