domingo, 18 de junho de 2017

Hospital em Viçosa cobra dívida de mais R$ 1 milhão do governo de Minas Gerais

Documento pedindo providências foi protocolado na Ouvidoria Geral do Estado. G1 entrou em contato com o governo de Minas, que deve se pronunciar na segunda (19)

imageA direção do Hospital São João Batista (HSJB) em Viçosa (MG) protocolou um documento na Ouvidoria Geral do Estado (OGE) cobrando do governo de Minas Gerais uma dívida calculada em R$ 1.023.063,52.


O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, que informou que devido ao ponto facultativo nesta sexta-feira (16) a equipe técnica só poderá trazer um retorno sobre o caso na próxima segunda-feira (19).

As dificuldades financeiras na saúde de Viçosa novamente foram alvo de discussão em reunião realizada na Câmara Municipal na última terça-feira (13). Na ocasião, representantes do Executivo e do Legislativo apresentaram alternativas para cobrar de forma mais efetiva o pagamento dos débitos.

O diretor administrativo do HSJB, Sérgio Cardoso Pinheiro, relatou que os recursos referentes ao programa Pro-Hosp, do governo estadual, ainda não foram repassados em 2017. “Ainda não recebemos os valores do Pro-Hosp deste ano, o que recebemos até agora são de atrasados de 2016”, declarou.

Pinheiro revelou ainda que o prazo máximo estipulado pela OGE para responder à solicitação é fevereiro de 2018. “É o prazo máximo para darem uma resposta, mas não para quitarem o débito, a situação nos preocupa”, completou.

Com a situação financeira do HSJB, profissionais chegaram a sinalizar uma paralisação de atividades da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em março deste ano. A direção iniciou em maio uma campanha para arrecadar fundos para manutenção da instituição que, segundo Pinheiro, conta com alguns atrasos, mas com todos os serviços em funcionamento.

O HSJB realiza atualmente uma média mensal de cinco mil atendimentos, sendo 80% deles através do Sistema Único de Saúde (SUS), divididos entre internações, pronto-atendimento, ortopedia e hemodiálise. O hospital conta com 120 leitos, CTI, consultórios e centros cirúrgicos.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.