terça-feira, 4 de abril de 2017

Núcleo do Câncer de Raul Soares no combate ao câncer de útero

cancer-de-uteroO Núcleo do Câncer de Raul Soares, em parceria com a secretaria de saúde do município, através da técnica de enfermagem Afonsina, realizará, em sua sede, o exame preventivo de câncer – ou Papanicolau – a partir desta semana. Já está tudo pronto para o atendimento e os exames poderão ser agendados pelo telefone (33) 3351-1649.

 

imageAs mulheres devem procurar seu médico uma vez por ano para fazer o exame preventivo e evitar que células malignas se instalem no útero. Se o resultado do exame diagnosticar células malignas, é necessário iniciar o tratamento imediatamente, pois a cura é muito mais fácil se for detectada a doença no início. O câncer de colo de útero ainda é o que mais mata as mulheres no Brasil.

O diagnóstico do câncer de colo de útero é feito através de exames periódicos com a coleta de material fitopatológico conhecido como Pré Câncer ou Papanicolau, pois esse exame possibilita o diagnóstico precoce da doença e também pode ser detectado através do Teste de Schiller. Neste exame é colocado no colo do útero uma solução iodada que pode detectar áreas não coradas que podem ser possíveis focos de câncer. Esses focos são raspados e levados para o exame de biópsia fundamental para o diagnóstico do câncer. Se o câncer for diagnosticado precocemente o tratamento tem resultados excelentes de cura.

O tratamento das pacientes portadoras de câncer de colo de útero é a cirurgia para a retirada do tumor e, além da cirurgia, também deve ser feita a continuidade do tratamento com radioterapia e quimioterapia.

6 comentários:

  1. Que bom, o Nucleo voltou a fazer esses exames que já faziam parte de sua programação a muitos anos, com a Afonsina. Que bom que ela voltou.

    ResponderExcluir
  2. Afonsina, você voltou! O Nucleo vai ter novamente a oferta do seus serviços profissionais de maneira competente, como sempre foi.

    ResponderExcluir
  3. E a prestação de contas mensal que era publicada neste blog, não vai continuar? Estamos esperando para ver onde está aplicado a nossa contribuição.

    ResponderExcluir
  4. silvania ap. martins barcelos4 de abril de 2017 às 20:26

    O anônimo interessado em saber da prestação de contas pode ir no núcleo que está tudo registrado lá, ou se identificar que irei até você. é porque estou atravessando por um período muito difícil em relação a saúde, mas teremos reunião quinta - feira onde você está convidado a participar e depois do contador aprovar o Pascoal irá publicar. Obrigado por nos cobrar, isso nos faz melhorar.
    A partir deste mês já é com o tesoureiro Fluvio. Agradecemos a todos os nossos colaboradores. Amo que faço, e para o mês de maio teremos as novidades que estão sendo produzidas pela oficina de bordados na maçonaria toda terça feira. Vá e faça uma visita e nos ajude a produzir, é tudo muito lindo são todos voluntários.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Silvania, faço doação através do Banco do Brasil e antes não tinha prestação de contas mas nunca me preocupei porque sei que toda diretoria que por ali passaram e ainda passarão são honestos e corajosos que hoje em dia é difícil alguém doar 1 hora de trabalho voluntário. Parabéns a todos da SOPAC continuem ajudando o próximo que eu continuarei ajudando vcs. O mundo está precisando muito de pessoas assim.

    ResponderExcluir
  6. Cara Silvana, nao se trata de brigar por aquilo que e direito das pessoas saberem. O nucleo sempre foi uma entidade de grande credibilidade sobretudo pela transparencia que tem. Esperamos que continue assim, pois e uma entidade muito importante para tantos pobres que necessitam.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.