quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Blitz do IMA apreende mais de meia tonelada de carne imprópria para consumo na MG-329

imageMais de meia tonelada de carne suína imprópria para o consumo foi retirada de circulação pelos fiscais do IMA nessa terça-feira (23), durante uma blitz na MG-329, em Bom Jesus do Galho.

 

“Foi abordado um veículo que transportava aproximadamente 500 kg de carne suína sem as condições ideais, como refrigeração, e proveniente de abatedouro clandestino. Não tinha chancela de nenhum dos órgãos de inspeção”, explicou o fiscal do IMA, Samuel Araújo.

Inspeção sanitária e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal. Este é o objetivo das blitze realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) nas rodovias mineiras. Estas operações visam checar a carga dos veículos e verificar os documentos sanitários. Mais de meia tonelada de carne suína imprópria para o consumo foi retirada de circulação pelos fiscais do IMA nesta terça-feira (23), durante uma blitz na MG-329, em Bom Jesus do Galho.

Os selos ou chancelas dos Serviços de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal são quem atestam a qualidade dos produtos de origem animal. Os 520 kg de carne suína apreendidos pelos fiscais do IMA foram destruídos no Aterro Sanitário Municipal em Caratinga.

O consumo de produtos de origem animal, que não são submetidos aos princípios técnicos e legais de inspeção e fiscalização, podem causar infecções alimentares, além de riscos físicos e químicos, causando mal à saúde humana. A elaboração e processamento desse tipo de produto deve seguir regras estabelecidas em legislação de princípios higiênicos e tecnológicos compatíveis com a estrutura física instalada.

“Aquele comerciante que queira abater algum tipo de animal, ele tem que procurar o órgão de inspeção do município, do estado ou do governo federal para se adequar. A partir deste momento, ele vai fazer seu cadastro e construir as instalações de acordo com as exigências sanitárias e vai obter a chancela destes órgãos. Se for transitar no município é o SIM (Serviço de Inspeção Municipal); se for transitar entre vários municípios é o SIE (Serviço de Inspeção Estadual); e se for transitar dentro de todos os estados é o SIF (Serviço de Inspeção Federal)”, ressaltou Samuel.

As fiscalizações contam com o apoio da Polícia Militar Rodoviária Estadual. As blitzen têm como principal iniciativa garantir a sanidade dos produtos de origem animal e vegetal e evitar que doenças e pragas sejam disseminadas, visando atender o direito dos consumidores na aquisição de produtos de qualidade e saudáveis.

A blitz realizada na MG-329 também resultou na abordagem de um veículo, que transportava 40 caixas de laranja, sem a documentação sanitária. “Não tinha o PTV, que é a Permissão de Trânsito de Vegetais. Esta carga era oriunda de São Paulo e seria vendida em nossa região. Este tipo de carga precisa ter um documento que comprova a origem deste produto e que não possua as doenças da área vegetal”, disse o fiscal do IMA.

Os fiscais do IMA apreenderam ainda uma carga de produtos lácteos em uma blitz realizada na BR-474. Os iogurtes estavam sendo transportados de forma irregular. “O proprietário desta carga retornou ao local de origem para providenciar um certificado fitossanitário de origem. Terá de procurar um agrônomo habilitado pela IMA, a carga será inspecionada e um documento será emitido atestando as condições do produto”.

Permissão para transportar

Para que aves, animais aquáticos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos e outros sejam transportados, o condutor deve, obrigatoriamente, estar de posse da GTA (Guia de Trânsito Animal). O documento pode ser emitido em um dos escritórios do IMA ou para algumas espécies, por médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura.

Já a PTV é o documento exigido para acompanhar o transporte da carga de vegetais e partes de vegetais. O documento também pode ser emitido nos escritórios do IMA.

Com informações da TV Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.