quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeito de Raul Soares entra com recurso e cassação é suspensa até decisão do TJMG

O Juiz de Direito da Comarca de Raul Soares, Dr. André Ladeira da Rocha Leão, recebeu o recurso interposto pelo Prefeito Municipal Vicente de Paula Barboza, em razão da sentença que suspendeu seus direitos políticos por três anos, tendo ocasionado, via de consequência, a cassação do administrador municipal. A decisão foi oriunda da propositura de uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Essa condenação do prefeito proposta pelo MP foi em virtude da publicação de uma revista veiculada pela prefeitura municipal e que teve como objetivo verdadeira promoção pessoal ao demonstrar sua imagem aliada a agradecimentos e notícias sobre realização de obras durante o mandato. A Justiça entendeu que o prefeito utilizou-se de verba pública para autopromoção e marketing eleitoral.

Após o recebimento deste recurso, os efeitos da sentença de condenação do prefeito ficarão suspensos até posterior apreciação do processo pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Após o oferecimento de contrarrazões recursais pelo Ministério Público, os autos serão encaminhados ao TJMG, a fim de que sejam analisados e julgados pelos Desembargadores que ocupam aquela Corte.

No TJMG, a sentença exarada pela Juíza de Raul Soares à época, poderá ser mantida, modificada ou até mesmo reformada, podendo, ainda, ser objeto de novo recurso, caso seja de conveniência da parte interessada.

Desse modo, mesmo que pendendo apreciação do processo pelo TJMG o administrador municipal Vicente de Paula Barboza continuará no cargo de Prefeito Municipal de Raul Soares até o final de seu mandato.

Na opinião de alguns observadores, o recurso interposto contra a cassação do prefeito não foi a melhor opção, já que, com a condenação, ele perdia o cargo praticamente no final de mandato e teria os direitos políticos suspensos por apenas três anos. Assim, caso fosse de sua pretensão, ele poderia se candidatar daqui a quatro anos novamente ao cargo de prefeito. Como a decisão agora será de competência do TJMG, o processo poderá levar de um a dois anos, ou mais, para ser julgado e, com isso, o prazo de suspensão dos direitos políticos dilatados, já que, se confirmada a sentença, serão contados a partir da decisão do TJMG, além de enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, o que elevará essa suspensão para oito anos.

Qualquer que seja a decisão final é merecedor de destaque o empenho do Promotor de Justiça de Raul Soares, Dr. Breno Costa da Silva Coelho, junto ao Juiz de Direito da Comarca, Dr. André Ladeira da Rocha Leão, no trabalho que vêm realizando nesta cidade. Apesar do acúmulo de serviços, não têm medido esforços em suas atividades em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais dos cidadãos raul-soarenses, especialmente no tocante ao que a sociedade mais espera: a fiscalização implacável sobre o desvio ou a má aplicação dos recursos públicos.

17 comentários:

  1. É uma pena,mas estava bom demais pra ser
    ser verdade!!!!!! FORÇA RAUL!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 10:22H. você ainda teve a esperança de que tudo iria dá ceto assim como nas novelas??? Desde quando começou os boatos que o prefeito poderia ser cassado eu já sabia que não iria dá em nada, a justiça neste Brasil tarda, falha e sempre o povo toma. Raul Soares continuará sendo essa cidadizinha suja, podre, fedida sem expectativa de melhoria de vida. "Raul Soares, cidade esgoto e rato sempre a solta"

      Excluir
  2. Será que alguém aí achou mesmo que isso ia dar em alguma punição para o prefeito. Acredito mais em Papai Noel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o Juiz e nem o Ministério Público podem atropelar as leis para fazer justiça. É preciso ter calma nesses momentos. Existem brechas na legislação brasileira que permitem uma série de manobras e recursos que acabam criando empecilhos para que a tramitação de um processo se atrase ainda mais em seu desfecho. Ainda assim, acredito na Justiça e, principalmente, nas seriedade das pessoas que estão envolvidas nesse trabalho. É um trabalho árduo e que demanda tempo, mas, mesmo com todas as dificuldades, tenho certeza de que alcançaremos o nosso objetivo.
      Missitaus

      Excluir
  3. Concordo que ainda há muita corrupção em nosso país mas algumas mudanças estão ocorrendo mesmo que em ritmo lento. As cassações de prefeitos que antes eram uma raridade estão ocorrendo em muitos municípios mineiros! Não podemos nos acovardar diante disso! Vamos continuar exercendo o Controle Social e cobrando atitudes dos nossos vereadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que que isso minha gente! Esperar atitude de nossos vereadores é querer demais! Vejam vcs. O PAM foi desmantetelado por dentro, as escondidas, descaracterizado, agora pergunto se algum vereador sabe disso, ou tomou alguma atitude? Necas de pitibiribas... Ninguem sabe, ninguem viu.

      Excluir
  4. Esperar por atitude de vereador é ruim heim? Aí é que estamos lascados mesmo! Só o Ministério Público para nos salvar!

    ResponderExcluir
  5. "Vem vamos embora que esperar não é saber,quem sabe faz a hora não espera acontecer"

    Povo pensa em outubro tem eleição olha bem quem vai entrar com o apoio do atual prefeito,se liguem...

    ResponderExcluir
  6. DEUS é tão bom quanto JUSTO. Só DELE virá a JUSTIÇA. Não queria estar na pele daquele que faz tudo pensando que ninguém está vendo. Sabemos que a JUSTIÇA MAIOR será feita.

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que este é o ultimo ano do vicente como prefeito, vamos votar contra o candidato que ele indicar para que Raul Soares não continue do jeito que está. Força Raul....

    ResponderExcluir
  8. Eu continuo achando que se a POLICIA FEDERAL
    não tomar conta das eleiçoes aqui,tudo vai
    continuar assim e a gente vai ter que engolir
    calados e com o rabo entre as pernas, porque
    "EXISTEM RAZÕES QUE A PRÓPRIA RAZÃO DESCONHECE" a
    gente sabe das coisas,mas não pode falar aberta-
    mente,não pode mostrar as causas evidentes,
    infelizmente só podemos engolir as consequências!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Na verdade está todo mundo muito calado,porque todo
    mundo sabe que a situação é séria (e até porque não
    dizer tardia) mas a gente sabe que tem muita gente
    envolvida nesta história que é capaz de fazer qualquer
    coisa que dá na telha,gente ruim,que se julga acima do
    bem e do mal e querendo ou não,a gente tem família pra
    sustentar e ninguém quer sofrer por alguma coisa que não
    fez,então o melhor mesmo "É botar a viola no saco" e ficar
    esperando pra ver.Para a turma que mora fora e longe é mais
    fácil manifestarem-se,mas pra nós que estamos "no ôi do furacão"
    o mais sensato é a prudência mesmo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. "Antes tarde do que nunca." Quem sabe a decisão do TJMG nos favoreça e assim não o teremos nas eleições de 2016?
    Caro anonimo das 03;18 nós precisamos é nos organizar,exercer nossa cidadania sim,mostrar a cara sem medo,é preciso ser ponderado e ter certeza do que faz e fala,se necessário ter provas e não sair por aí atirando no escuro.Nos anos de 1990,um único vereador de Manhuaçu conseguiu unir a comunidade e colocar o chefe do executivo de lá nos trilhos,não me lembro se o cassaram,por uns tempos eu soube que ele assumiu sua função de Servidor que realmente atendia ao povo.O representante da OAB não deveria estar junto com o Judiciário?Afinal seria uma força a mais,tamanha é a sua credibilidade.Os raulsoarenses agradecem.

    ResponderExcluir
  11. Parece que a OAB daqui está em cima do muro. Até agora não vi nenhuma ação dela em defesa do cidadão.

    ResponderExcluir
  12. Já era gente,pode esquecer e tomara que nas eleições
    atitudes deste mesmo nível não continuem a se repetir!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. É esperar a justiça divina, essa não falta.

    ResponderExcluir
  14. Será que ainda será julgado aquele tal processo do concurso da Câmara...tá ficando véio...ninguém julga...

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.