Por Nélio Azevedo
Quando vi essa enquete sobre o que fazer para resolver ou devolver a Raul Soares os ares de progresso e desenvolvimento perdidos ao longo das últimas cinco décadas, lembrei-me de algumas notícias veiculadas no Jornal O Tempo, nos últimos dias.
Esse fenômeno é uma constante na maioria das pequenas e médias cidades brasileiras, pequenas exceções contrariam essa lógica perversa que é mãe da violência, do desemprego, da favelização das periferias e do êxodo rural que fabrica esse inchaço nas grandes cidades.
A busca da oportunidade perdida em outras paragens faz com que cidades como São Paulo tenham contingentes de nordestinos, mineiros e brasileiros de outras unidades da Federação que são uma parcela significativa da população do Estado.
Milagres provocados pelos royalties do Petróleo fazem com que cidades do interior fluminense recebam uma quantidade muito grande de pessoas oriundas de outras cidades ou outros estados. Vão, ficam e acabam por levar a família.
Vemos cidades como Jacutinga, Nova Serrana e Ubá que descobriram há décadas a sua vocação e investiram pesado ou atraíram investimentos de outros lugares, contam hoje com centenas de fábricas – eu disse centenas - geradoras de empregos, impostos e riqueza para os municípios em questão.
Qual a vocação de Raul Soares? Quais são as suas possibilidades?
Quais as vantagens de se localizar numa região relativamente próxima do Vale do Aço?
O que os nossos prefeitos fizeram para atrair investimentos “estrangeiros”?
Será que investir na produção dos itens atuais trará um futuro melhor para a municipalidade?
Será que não se conseguiria atrair para a cidade algum segmento da produção de móveis das fábricas de Ubá?
Será que não se conseguiria uma Escola Técnica para melhorar o nível do trabalhador da região ou ainda, uma espécie de incubadora de pequenas empresas a exemplo do que já existe em outros lugares?
Uma das matérias a que me referi acima é sobre 53 cidades do interior de Minas onde o PT e o PSDB esqueceram suas briguinhas partidárias e juntaram forças pelo desenvolvimento da cidade, contrariando uma expectativa onde deveriam ser inimigos políticos.
Políticos de Raul Soares, percam a vergonha e se aliem pelo bem do município.
Aproximem-se e deem as mãos por uma causa mais nobre do que uma rixa partidária e o mesquinho interesse pessoal.
Formem conselhos, cooperativas e associações pelo bem estar da comunidade, na Alemanha, 85% da população economicamente ativa pertence a alguma cooperativa ou associação, que lembram as antigas Guildas, espécie de embrião dos atuais sindicatos e confederações trabalhistas. A União não faz só açúcar, faz a força.
Para atrair investimentos do setor privado a cidade tem que oferecer alguma coisa além de uma leva de desempregados mal formados profissionalmente, tem que ser um casamento em que os empresários entram com o capital que é o Noivo e a cidade com a Noiva e o Dote.Temos que exercer o caráter empreendedorista, correr atrás que as coisas não caem dos céus.
Meu querido Nélio Azevedo parabéns pela matéria muito bem feita este e o desejo é a necessidade que o povo de Raul soares a muito tempo espera
ResponderExcluirUma boa qualificação e mais oportunidade de emprego em nossa cidade só assim que se programa o futuro que se caminha para frente e só olhar para pequenas cidade que teus dirigente tem uma ampla visão aquelas cidade que teus dirigente não fica olhando para o chão ou usando tapa olho de charrete aquele dirigente que trabalha para a sociedade não em benefício de meia dizia do teu interesse
Nélio, gostei da sua forma empreendedora, abrindo novos horizontes na mente daqueles que almejam o progresso de nossa cidade.
ResponderExcluirÈ sabido que do jeito que está, não nos levará ao progresso econômico, precisamos de atitudes do nosso povo imediatamente, com muita intensidade.
Precisamente é necessário o desarmamento político municipal, e posteriormente criar um grupo para analisar as oportunidades para nosso município.
Onésimo
Anônimo disse....
ResponderExcluirComo vai Nélio? Sua matéria é muito boa, acho até que voce deveria vir para Raul Soares e tentar essa união, mas aposto que vc vai desistir mais rápido do que imagina. Eu tentei, talvez voce tenha mais sorte do que eu.
As colocações do Nélio são extremamente importantes. Mas não são nenhuma novidade, todos sabemos que o dia em que os empresários, políticos, lideranças diversas despirem dos seus egos as coisas funcionarão e consequentemente acontecerão positivamente em prol do bem comum. A sociedade raulsoarense precisa urgentemente tomar posição, não basta ficar aos quatro cantos da cidade reclamando, futricando e procurando denegrir este ou aquele. Defeitos todos temos, mas, qualidades também todos temos, é necessário inteligência, humildade e sabedoria para galgarmos um horizonte menos tenebroso como o que estamos vivendo, sofrendo e aceitando nos últimos anos de desgoverno municipal. A hora é mais do que agora, a luta Raul Soarenses.
ResponderExcluirboa tarde nelio!para melhorar a cidade o prefeito tem que trazer as industrias para a cidade,tendo emprego contribui bastante para o desenvouvimento da cidade.
ResponderExcluiro que esta faltando para que tarza entre em funcionamento?
ResponderExcluirA Tarza sozinha não vai resolver o problema de nossa cidade. Temos que pensar além dela. Para isso é necessário um estudo sério, realizado por técnicos competentes, da vocação de nosso município. e não por gente que está lá só porque "vestiu a camisa do home". Disto já estamos cheios e nada é resolvido. Mas, caros conterrâneos, este é um sonho que só poderá ser realizado nas próximas eleições, quando mudar o "guenta nóis" e troxermos para a Prefeitura uma equipe técnica. Chega de politicagem... Pensem bem no próximo voto, não se vendam...
ResponderExcluirSempre Raul Soares no "já teve". Há alguns anos, já teve um curso técnico de agropecuária funcionando no CERP, trazido pela administração anterior a esta que esta aí. Raul soares é um município de característica agropecuária e muitos jovens seriam beneficiados com este curso. Cadê ele? Cadê a biblioteca publica, cadê a casa da cultura? Esta demolição de tudo de bom que existia aqui é que está acabando com Raul.
ResponderExcluirHoje em dia quando se fala em Raul Soares, logo, se fala do passado:
ResponderExcluir_Como era bom isso, aquilo...
Festas, empregos, estudos... como era bom...
Hoje, a decadência toma conta da cidade.
Infelizmente... Mas não depende do povo Raulsoarense não, e sim, das autoridades que ali se faz presente, ou pelo menos, disfarçam bem que faz presente!