Representante da UFMG elogia educação infantil do Município
Em 30 de abril, a cidade de Ponte Nova sediará um encontro estadual destinado a debater as políticas públicas da área de educação infantil. O evento reunirá profissionais de magistério, familiares, pais de alunos e outras autoridades no "Dia da Educação Infantil".
Nesta quinta-feira, (17), representantes da secretaria municipal de Educação (Débora Bitarães, secretaria-adjunta de Educação, Cenira Peres, Supervisora Chefe da Educação Infantil, Keila Isidório Lacerda, Supervisora Chefe de Educação Infantil e Fabriciane Guimarães, Tutora do Proinfantil, em Ponte Nova) reuniram-se com a professora Maria Inês Mafra Goulart, da UFMF, responsável pela coordenação pedagógica do Proinfantil, em Minas Gerais.
“O principal objetivo é dar visibilidade ao Programa, mostrando sua importância para a sociedade. A Educação Infantil avançou, espetacularmente, nos últimos dez anos, em todo o Brasil, com um planejamento altamente profissional, com diretrizes específicas e avaliações sistemáticas. Para que a Educação Infantil continue crescendo, precisamos muito da participação de toda a sociedade, especialmente da imprensa”, informou Maria Inês.
Ela elogiou os trabalhos realizados na educação em Ponte Nova, especialmente no setor infantil. “Fiquei muito surpresa, de forma bastante positiva, como a Educação Infantil neste Município. Os trabalhos merecem todos os elogios e são superiores aos grandes centros urbanos”, declarou.
O Proinfantil é uma parceria do Ministério da Educação com os estados e os municípios interessados. As responsabilidades são estabelecidas em um acordo de participação, assinado pelas três esferas administrativas.
A Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, é responsável pela gestão do Programa no estado, especialmente pela área pedagógica.
Proinfantil
O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.
O curso, com duração de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor. Em Ponte Nova, os profissionais de Educação realizam o curso, semipresencial, nas dependências do Centro Vocacional Tecnológico, CVT, de Palmeiras.
Com material pedagógico específico para a educação a distância, o curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas, recebendo assim uma formação consistente.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Ponte Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.