quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quem viu?

Por Nélio Azevedo

Muitas vezes eu fui e sou questionado sobre o que melhorou na vida das pessoas durante o governo do ex-presidente Lula, algumas vezes eu nem dei uma resposta, noutras eu indiquei onde estariam essas respostas.

Acho que se as pessoas estão realmente interessadas em se informar, não deveriam se limitar a ler revistas como Veja ou ouvir pessoas como Mainard e Neumane Pinto, pois, ai não encontrará resposta para suas indagações.

Para quem assistiu ao Globo Repórter da última sexta-feira pôde constatar o que venho afirmando há muito tempo, a vida melhorou para muita gente nesse país.

No referido programa mostra um fenômeno que nunca ocorrera antes, nordestinos, acostumados a abandonar seu chão e buscar oportunidades em outras paragens, acostumados a construir a riqueza em Estados que lhes tratam tão mal, que lhes segregam impiedosamente, não reconhecendo seu valor; agora estão retornando ao rincão natal onde proliferam as oportunidades de emprego.

No sul vemos o surto de crescimento que o estaleiro onde estão construindo plataformas de exploração de petróleo oferecer oportunidades nunca vistas na região, e, diga-se de passagem, são as plataformas que o FHC queria comprar prontas em países europeus como a Itália, que fabricou a P-37, que afundou na bacia de Campos. Agora temos três estaleiros trabalhando a pleno vapor para atender à demanda de plataformas e superpetroleiros encomendados pela Petrobrás, que uns e outros aí queriam privatizar.

Por fim mostrou a onda de progresso que assolou cidades como Itaboraí e circunvizinhanças onde se constrói o maior polo petroquímico do mundo, com uma oferta de vinte mil empregos diretos e mais uma centena de milhar de empregos indiretos, provocando uma busca de excelência na mão-de-obra oferecida e melhoria nas condições de vida dos habitantes, principalmente os que não tinham oportunidades.

Uma coisa chamou à atenção, é que esses novos consumidores agora pensam em adquirir não só bens de consumo, mas, querem uma coisa que lhes fora negado desde o descobrimento e povoamento do Brasil: o direito de estudar e se capacitar para uma vida melhor e a tão almejada ascensão social.

Como se viu, o país melhorou e não foi só para os mais ricos que aumentaram sua riqueza e a quantidade de milionários, nunca esse país viu tamanha mobilidade social, em menos de uma década.

4 comentários:

  1. Pura verdade Pascoal. Só não enxerga quem não quer! Aqueles que não sabem fazer política. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Nen Azevedo, faltou você dizer que as coisas devem estar muito melhor ainda, pois o Globo Repórter e a Globo como um todo sempre fizeram oposição radical contra Lula e Dilma e fazer um programa elogioso como aquele deve ter doído muito nas consciências de grande parte dos articulistas da globo, tipo Ali Kamel, Merval Pereira, Dora Kramer, Arnaldo Jabor (arg!!!!) e muitos outros.

    Eu, por exemplo, nem acreditei quando vi o programa. Consagrou Lula e deve ter deixado pasmados aqueles com "consciências dormidas" e com as "palavras emperradas"

    Zé Fialho

    ResponderExcluir
  3. Nossa foi bom você falar do Mainard,detesto o jornalismo cínico daquele cara,odeio o programa que ele é comentarista.Mas,falando em ricos,o Eike Batista deu uma entrevista,falando escancaradamente como ficou melhor investir no Brasil a partir do governo Lula e de como agora ele está motivado a também ajudar a melhorar a vida do país e das pessoas ao seu redor.Eu que achava o cara o maior play boy tenho que reconhecer a pessoa humana que ele é.

    ResponderExcluir
  4. Eu etive em Natal RN no ano passado e pude ver de perto desenvolvimento naquele Estado e a alegria do povo nordestino com o governo Lula.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.