O Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD ocupa posição de destaque e está em 13º lugar, entre os 190 hospitais do Estado de Minas Gerais que realizam de forma efetiva e frequente, notificações por Núcleo Hospitalar de Epidemiologia//NHE segundo agravo. Conforme dados recentes da Coordenadoria de Doenças e Agravos Transmissíveis do Governo do Estado, o HNSD, registrou 416 notificações de dengue, no ano de 2010, além de outras doenças compulsórias, totalizando 517 notificações. Esse resultado comprova o trabalho em equipe realizado atualmente, de forma sincronizada e responsável, demonstrando o compromisso de toda a equipe hospitalar.
O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica/NUHVE do HNSD é coordenado pela médica infectologista Rosilene Silva Araújo Ferraz que conta com o trabalho da colaboradora e enfermeira Vanessa Granato e da secretária Eliza Monteiro Lanna. O Núcleo iniciou sua atuação em abril de 2006 e tem o objetivo de detectar e investigar doenças de notificação compulsória, atendidas em hospitais, como por exemplo, casos de dengue – confirmados ou suspeitos. Baseado neste objetivo geral foi instituída, em 23 de novembro de 2004, a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, através da portaria número 2529, com a criação de uma rede de 190 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia/NHE em hospitais de referência no Brasil.
Em Ponte Nova apenas o HNSD é credenciado como referência nacional para Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Em 2010 o número de notificações foi de 18.895 casos, sendo que grande parte destas são notificações de casos de dengue, seguido pelos casos de varicela. O ambiente hospitalar é reconhecido como importante fonte de notificação das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e demais agravos de relevância epidemiológica, possibilitando a detecção precoce, o rápido desencadeamento das ações de investigação epidemiológica e o estabelecimento das ações de controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.