Reproduzo abaixo, post do parceiro e amigo Jamir de Souza Lima, de seu blog “Quando Tudo é Importante”.
Ano Novo, vida nova
Político Novo, nova esperança
Acompanhei o desfile, os discursos, o "auê", a parafernália, tudo que envolvia a posse de nossa nova presidenta.
Sabe que vendo o sorriso e a descontração da Dilma isto me deu grandes esperanças.
Esperança de ver um Brasil melhor,
De poder sair de casa sem preocupar de quando chegar achar a casa revirada pelos ladrões,
De que a escola pública vai, finalmente, atingir o nível escolar das particulares,
De que o SUS e os hospitais públicos irão atender sem filas e sem ninguém morrer por falta de atendimento,
De que, finalmente, os políticos corruptos serão expurgados de nosso convívio.
Esperanças vãs? Não sei. Sinceramente, gostaria que não.
Não é fácil governar, não
Nosso sistema de governo é demasiadamente cruel e desgastante para quem assume "governar" com honestidade, transparência, combatendo as distorções e os disparates que surgem a toda hora. A lei de responsabilidade fiscal é branda, além do absurdo do foro privilegiado (acobertando a impunidade geral e irrestrita).
O governante da "esfera federal" é obrigado a fazer todo tipo de alianças em nome de uma tal de "governabilidade".
Faz alianças com bandas-podres de partidos (que se eternizam no poder), com fichas-sujas, "negocia" cargos e mordomias, "loteia" autarquias e órgãos públicos, faz uma distribuição de "tarefas" bem contrárias ao seu pensamento inicial.
Herda abacaxis, pepinos, traíras, hienas, ervas daninhas, cabeças-de-bagre, ratos e tudo do antro politiqueiro.
Não tem como baixar juros (a economia "pressiona", o tal mercado, o capital estrangeiro), o superávit primário e a dívida interna impagável e a taxa Selic para combater a inflação.
Não tem como diminuir o número de ministérios (a acomodação das alianças e cabos-eleitorais de primeira linha não permite).
Não tem como aumentar o salário do aposentado que ganha acima de um salário mínimo (dizem que vai quebrar a Previdência - o aposentado contribuiu ao longo dos anos formando "caixa" para se aposentar dessa maneira e quando chega a sua hora o que ouve é isso, mas o que quebra a Previdência, mesmo, é o desvio dos recursos para outras finalidades espúrias).
E isto ainda obriga a um adendo: os "congressistas" se dão aumento na proporção e na porcentagem que querem - e isto não "quebra" o Tesouro Nacional. E o interessante é que os ditos-cujos não precisam dizer de onde vêm os recursos para tamanha "sacanagem". Lógico, de nossos impostos cada vez mais altos.
Não tem como diminuir os impostos: para "custear" mordomias e salários dos "incomuns" dos três poderes + os cartões corporativos e a "cascata" que vai para os Estados (que copiam os de cima na maior cara-de-pau) a única saída é tirar do povo passivo e submisso, que vê estes disparates com a maior normalidade do mundo!
Olhando dessa maneira e, mesmo vendo aquele sorriso estampado no rosto alegre e feliz de Dona Dilma, uma coisa fica patente: não tem jeito não! E espero que "pior do que tá não pode ficar".
Parabéns JAMIR, tbem tenho grandes esperanças de mudança."PIOR DO QUE ESTÁ NÃO PODE FICAR"
ResponderExcluirPior do que está para quem? Só se for para você, pois 87% da população brasileira aprovou o Governo Lula e, tenho certeza, continuará aprovando o de Dilma. Certamente, você deve estar incluído naqueles 3% que consideravam o governo ruim. Azar o seu, porque para mim está bom até demais!
ResponderExcluirZiscein
Concordo com você Ziscein...Deixemos "as viúvas do serra" chorarem pra lá!!!!!!!!!!O BRASIL TÁ É BÃO DEMAIS E COM A DILMA LÁ,HÁ DE FICAR MELHOR AINDA!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir"O pior cego é aquele que não quer ver"; infelizmente somos um povo analfabeto politicamente; não acompanhamos nada, não discutimos nada e pior, quando podemos melhorar votamos então num tal de "Tiririca"para defender nossos interesses e depois temos coragem de falar:"Pior não fica". O problema é esse, contentamos com vale cesta,com bolsa família, bolsa disso, bolsa daquilo e dali carga tributária em cima de quem trabalha de verdade e assim se vai. O bom gestor, comparado ao bom pescador, não dá o peixe, ensina a pescar; se faz o contrario,cria escola de vagabundo.
ResponderExcluirConcordo com o Jamir quando diz a repeito dos aposentados o RGPS-INSS esta matando aos pouquinhos o povo que foi o grande balaústre sustentando a previdência e somente aí que perguntam de onde vem a fonte de custeio quando precisam dar aumento de salário acima do minimo. Resposta óbvia vem das contribuições por longos anos a fio e a incidência de juros sobre juros.
ResponderExcluirNão acredito que as coisas estão melhorando poís em Minas Gerais aonde temos oposição a Dilma o nosso governador Anastasia(PSDB) não dá aumento aos professores que estão em greve há mais de 80 dias. Por isto considero todos farinha do mesmo saco.
João Batista de Oliveira figueiredo ex presidente dizia que o povo não sabia votar eu digo que o povo não tem em quem votar, toda eleição temos candidatos requentados nos pedindo o voto e são estes os reeleitos isto devido ao nevasto sistema de coligação partidária ou fenômeno Tiririca que acaba puxando 3 ou 4 com ele num determinado coeficiente eleitoral. Precisamos de uma Reforma Partidaria já e que não realimente este imenso círculo sem saída.
Gostaria que fosse implantado nos moldes do Ficha Limpa (Lei de Iniciativa Popular) para a nossa Reforma Partidaria sendo que esta fosse votada em Plebicisto pelo Povo qual a melhor opção tendo como opções de consulta. 01)-Redução dos mandatos dos senadores de 8 para 6; 02)-Fim da eleição de vice-presidente caso haja falecimento ou renucia novas eleições; 03)-Fim da reeleição para presidente; 04)-redução do número de deputados federais de 508 para 311; 05)-criação de candidaturas indepententes 06)-Fim das coligações partidarias e coeficiente eleitoral.