sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Escritor vermelhense lança o livro "Pelo Buraco da Fechadura"

vnovo130111O escritor Jaeder Teixeira Gomes esteve recentemente em visita à sua cidade natal, Vermelho Novo, onde aproveitou para fazer o lançamento de seu livro "Pelo Buraco da Fechadura".

Na oportunidade, entregou ao Prefeito Geraldo Jonas um exemplar do livro e um banner com uma foto e um teto sobre uma gameleira multicentenária lá existente.

Abaixo, em trecho do livro.

                                            A GAMELEIRA

Ela é uma anciã imune ao tempo. Ou melhor, vive dentro do tempo e parece ter feito com ele um casamento perfeito. Gerações vêm e vão, mas os dois permanecem bem senhores da história de Vermelho Novo. Na impossibilidade de andar, ainda que fosse até ali na curva da estrada para ver a cidade, resolveu este teorema se esticando acima do morro, de onde trava com a torre da matriz diálogos celestiais. Proibida de acompanhar o caminheiro para protegê-lo do sol causticante, alargou-se para cobrir um vasto segmento de estrada, do qual se sai de ânimo renovado. Sob seus galhos, até o tropel do cavalo fica mais solene, numa acústica quase de catedral.

Frondosa além do nosso conhecimento, tornou-se misteriosa em sua inexplorada geografia, campo fértil à nossa imaginação criança. Em seus galhos já moraram muitos duendes do bem e do mal, todos acolhidos com a mais completa indiferença dos fortes. Em seus salões suspensos, a noite se esconde ao romper da aurora para sair quando o sol se põe. Ver, eu não vi, mas panelas já despencaram vazias de suas alturas, para lembrar ao humano o direito mais urgente e mais igual da sua espécie que é a saciedade vital.

Dona Gameleira, você não pode vir aqui comigo, conhecer os outros riachos, trepar nas serras, brincar nos tobogãs dos montes, como fazemos nós, com nossas máquinas inquietas e barulhentas que lhe salpicam de poeira, mas saiba que trazemos você conosco por onde vamos. Seja ali além do morro, pelas cidades vizinhas, pelos outros estados. Por este Brasilzão ou além-mar. Estará você sempre conosco onde quer que nos encontremos, a nos lembrar de proteger suas amiguinhas menos dotadas do que você. Não duvido nem mesmo que quando um de nós se vai deste mundo, você o acompanha além, já que o espírito deve ser quase igual ao nosso, para compensar nossas diferenças materiais.

8 comentários:

  1. É IMPOSSÍVEL LEMBRAR DE VERMELHO NOVO SEM PENSAR NA GAMELEIRA.
    PARABENS AO ESCRITOR.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns jaeder vc sempre demonstrou este seu talento para escritor e olha que eu pude perceber este sua vocação como professora de matemática hein?estamos orgulhosos de vc e principalmente por ser o primeiro a fazer esta grande homenagem a nossa centenária GAMELEIRA.Nós (minha família e a sua) que morávamos em localidades que para virmos à rua (assim que falávamos né?)era obrigatória a passagem sobre ela, não a esqueceremos jamais!è inimaginável lembrar de Vermelho Novo sem lembrar desta Gameleira,e me faz lembrar da música em homenagem a arvore,
    "FRONDES QUE A BEIRA DO CAMINHO,
    SERVES DE ABRIGO AO VIAJOR"...........que antigamente cantávamos na escola!Parabéns JAEDER!

    ResponderExcluir
  3. E PARABÉNS TAMBÉM AO PREFEITO DE VERMELHO NOVO POR PRESTIGIAR A CULTURA E SEUS ARTISTAS.AQUI EM RAUL SOARES, JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE A GENTE NÃO VÊ NADA PARECIDO POR PARTE DO PRFEITO.TEM GENTE NESTA ADMINISTRAÇÃO,QUE SE A GENTE JOGAR UM LIVRO EM CIMA DA MESA, É BEM CAPAZ DE SAIR CORRENDO...

    ResponderExcluir
  4. Os que conhecem esta magnifica gameleirame em destaque,porque e da terra natal do tio jaider, mas la em sua cidade existem varias,em um lugar chamado de natureza onde os jovens frequentão com suas motos,carros,bicicletas e outros meios para desfrutar de agua limpa,cachoeiras e muito verde.Os vermelhences acreditem,todas as veses que passarem a frente desta gameleira na saida da rua ela estara olhando por voçe e renovando suas energias seja para o trabalho ou para um problema a resouver,sei q muitos sabem e desfrutão desta energia do Pai celeste!

    ResponderExcluir
  5. e mais tomando uma arvore como muleta,não precisa ser exatamente uma gameleira mas que seja de preferência uma, encostando a coluna nela ou a abraçando se expondo,dialogando seja em voz alta ou em silencio,explicando dificuldades desejos acredito eu que ela lhe tera como um ente querido,toda vez que se aproximar ela sentira sua energia,e pensara é ele,meu amigo.como disse o tio jaide ela tem espírito quer dizer(inteligência)!

    ResponderExcluir
  6. oi pascoal como faço para adquirir o livro? estou em são paulo é possivel vc me passar o e-mail do autor? grato: Natanael lopes meu e-mail- natanaelslopes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Natanael, o e-mail do autor é jaederteixeirag@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns, meu parceiro, vamos divulgar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.