domingo, 30 de janeiro de 2011

BBB: a síntese do lixo...

Por Luiz Fernando Veríssimo

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo.

Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros, transexual... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 11 é a realidade da busca ao IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é de doer!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. 

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de
5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar.... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Colaboração de Nélio Azevedo

19 comentários:

  1. So pelo autor já daria para concordar em gênero, número e grau...mas, essa é a contribuição que a toda poderosa Glono tem dado ao nosso país....lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao autor pela analise, eu ja estava enjoado de ve-lo escrever tanta bobagem, vejo que agora ele teve bom senso, realmente esse programa BBB denota a sociedade brasileira e serve para divulgar a nossa tão ja combalida moral. O Bial deveria receber um premio Nobel pela coragem.

    ResponderExcluir
  3. a grande verdade é que os programas da tv brasileira está cada dia piorando, aos Domingo não dá mais para sentar no sofá e reunir a familia para assistir os programas que só é exploração do corpo nú, o Domingo legal está pessimo. o gugú virou um lixo, o faustão ninguem aguenta ver ele imterromper aos entrevistados, até o silvio santos está entrando na onda da libertinagem. big brotter deveria se chamar big bos.. o panico me deixa apavorado pois eu tento proibir meus filhos de assistir, resumindo não sei nem para que eu tenho tv em casa.

    ResponderExcluir
  4. Gente,uns programas são ótimos,outros bons e outros ruins e péssimos.Ninguém é amarrado ao sofá para assistir este ou aquele programa,só assiste quem quer...

    ResponderExcluir
  5. Realmente está difícil. Quem não tem tv por assinatura sofre, pois a tv aberta é um lixo!

    ResponderExcluir
  6. Agora cá pra nós, é só mudar de canal né gente! Fala que não gosta mas pelo jeito não perde nada. Cada um com seu cada um e abaixo a demagogia

    ResponderExcluir
  7. BBB é Programa de gente, de fato, muito pobre de conhecimento e bom senso. Nunca assisti...não perco tempo com este tipo de bobagem. A TV brasileira tá ruim mesmo, mas ainda temos o Canal Futura e TV Minas, que prá quem não tem TV por assinatura, é uma boa opção. Com a antena parabólica, além de uma qualidade de imagem excelente a coisa melhora um pouco: TV Senado, NBR, TV Câmara, Terra Viva, Record News, etc. Não é propaganda, mas pelo menos a gente sai do domínio da Globo. Gostei do comentário do Nélio, a matéria retrata, de fato toda nossa indignação e descontentamento de se manter este tipo de programa no ar...

    ResponderExcluir
  8. SÓ LOUCO ASSISTE BBB, FAZENDA. SÓ TEM PUTARIA. ME ADMIRA UM CARA TAO INTELIGENTE QTO PEDRO BIAL FAZER PARTE DESTE COVIL. CLARO! COM O SALÁRIO!!! FAMÍLIA NÃO ASSSISTE A UMA SUJEIRA DESSAS.

    ResponderExcluir
  9. Big Brother Brasil
    Por Antônio Barreto

    Curtir o Pedro Bial
    E sentir tanta alegria
    É sinal de que você
    O mau-gosto aprecia
    Dá valor ao que é banal
    É preguiçoso mental
    E adora baixaria.

    Há muito tempo não vejo
    Um programa tão ‘fuleiro’
    Produzido pela Globo
    Visando Ibope e dinheiro
    Que além de alienar
    Vai por certo atrofiar
    A mente do brasileiro.

    Me refiro ao brasileiro
    Que está em formação
    E precisa evoluir
    Através da Educação
    Mas se torna um refém
    Iletrado, ‘zé-ninguém’
    Um escravo da ilusão.

    Em frente à televisão
    Lá está toda a família
    Longe da realidade
    Onde a bobagem fervilha
    Não sabendo essa gente
    Desprovida e inocente
    Desta enorme ‘armadilha’.

    Cuidado, Pedro Bial
    Chega de esculhambação
    Respeite o trabalhador
    Dessa sofrida Nação
    Deixe de chamar de heróis
    Essas girls e esses boys
    Que têm cara de bundão.

    O seu pai e a sua mãe,
    Querido Pedro Bial,
    São verdadeiros heróis
    E merecem nosso aval
    Pois tiveram que lutar
    Pra manter e te educar
    Com esforço especial.

    Muitos já se sentem mal
    Com seu discurso vazio.
    Pessoas inteligentes
    Se enchem de calafrio
    Porque quando você fala
    A sua palavra é bala
    A ferir o nosso brio.

    Um país como Brasil
    Carente de educa ão
    Precisa de gente grande
    Para dar boa lição
    Mas você na rede Globo
    Faz esse papel de bobo
    Enganando a Nação.

    Respeite, Pedro Bienal
    Nosso povo brasileiro
    Que acorda de madrugada
    E trabalha o dia inteiro
    Dar muito duro, anda rouco
    Paga impostos, ganha pouco:
    Povo herói, povo guerreiro.

    Enquanto a sociedade
    Neste momento atual
    Se preocupa com a crise
    Econômica e social
    Você precisa entender
    Que queremos aprender
    Algo sério – não banal.

    Esse programa da Globo
    Vem nos mostrar sem engano
    Que tudo que ali ocorre
    Parece um zoológico humano
    Onde impera a esperteza
    A malandragem, a baixeza:
    Um cenário sub-humano.

    A moral e a inteligência
    Não são mais valorizadas.
    Os “heróis” protagonizam
    Um mundo de palhaçadas
    Sem critério e sem ética
    Em que vaidade e estética
    São muito mais que louvadas.

    Não se vê força poética
    Nem projeto educativo.
    Um mar de vulgaridade
    Já tornou-se imperativo.
    O que se vê realmente
    É um programa deprimente
    Sem nenhum objetivo.

    Se gostou, veja o restante das estrofes no endereço abaixo:
    http://www.cominiuai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu assisto só pra ver o Pedro Biaaaaaauuuu!!!!!!!
    Fora de brincadeira,eu acho que a cultura televisiva sofre muita discriminação por ser muito
    popular,mas queiram ou não,é cultura e isto é indiscutível!!!!!

    ResponderExcluir
  11. gente a globo vive de audiência,e pra ela fazer sucesso tem que fazer o que o povo gosto quem fez a globo foi a sociedade brasileira,já imaginaram o Show da fé no horário nobre da globo,pois é meus amigos a globo vai a falência.Gente que melhorar as TVS brasileira vamos deixa de ser hipócrita mudarmos a nossa mentalidade e melhoramos com sociedade.

    ResponderExcluir
  12. É o retrato do nosso pais, isso não se pode negar. Esse último BBB chocou ainda mais a sociedade pelo fato de ter várias "tribos", como gays, lésbicas, transexual.. enfim, a sociedade é assim. Não acredito que pais devem proibir seus filhos de assistirem o programa, por causa disso, e sim orientá-los. Até pq o que não veem na TV, veem nas ruas.

    ResponderExcluir
  13. oi anonimo das 21;05 se a programação televisiva a qual se discute neste post para você é cultura me desculpe eu prefiro continuar bitolado.

    ResponderExcluir
  14. concordo com a neide galinari para quem tem parabólica ainda se consegue ver algo de bom excluindo-se ai tv camara e a tv senado as demais até dá para assistir e eu incluiria ai o canal rural, novo canal a tv aparecida no domingo de manhã que tem lá o programa terra da padroeira, pena aqui em são paulo eu não sintoniso a tv minas.

    ResponderExcluir
  15. EU JÁ OUVI O BIAAAUUUU LENDO FERNANDO PESSOA E MUITOS OUTROS ESCRITORES NO PROGRAMA,SÓ PARA EFEITO DE EXEMPLO,ISTO NÃO É CULTURA??????????

    ResponderExcluir
  16. INFELIRMENTE A REDE GLOBO E MUITO GENTE GOSTA DE PORCARIA. O PIOR QUE ALÉM DE RUÍ DEMORA ACABAR. O TAL DE BBB É INSUPORTAVEL.

    ResponderExcluir
  17. Quanta intolerância quando é tão simples pegar o controle e mudar de canal ou desligar a TV......

    ResponderExcluir
  18. Veja bem, em primeiro lugar, qual o problema de se assistir a um programa com homossexuais junto dos filhos, definitivamente, esse NÃO é o problema do BBB. Aliás, todo bom pai deveria explicar para o seu filho a diversidade sexual presente na espécie humana, para que ele não cresça dotado de preconceitos.

    Em segundo lugar, o BBB não é um programa para crianças e é uma total falta de responsabilidade de um pai deixar o seu filho assisti a esse programa. A TV foi feita para entreter e não para educar e, embora possa ser um meio para auxiliar na educação, isso é função e responsabilidade dos pais! Um pai que coloca num meio de comunicação a responsabilidade pela educação de seus filhos é, no mínimo, inconseqüente.

    Em terceiro lugar, qual o problema de haver um "zoológico humano"? Essa velha mentalidade de que somos uma espécie superior, muito pautada pela dicotomia entre natureza e cultura, sendo esta última o gancho no qual nos seguramos para escapar de uma "selvageria natural", deve sim ser relativizada. Consideramos saudável termos zoológicos com animais selvagens encarcerados, apenas para nosso ENTRETENIMENTO, mas consideramos absurdo ver humanos na mesma condição?

    Não gosto do BBB, mas os argumentos do autor são os piores possíveis, uma vez que é uma análise preconceituosa e clichê, típica de um intelectualismo que tem muita revolta e pouco conteúdo.

    ResponderExcluir
  19. Depois dos primeiros BBBS eu tomei um resolução.Neste horário passei a assistir um filme ou assistir outro canal.Mas gostei do comentário .
    Edward

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.