segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Que será de nós?

Por Nélio Azevedo

Quando a Presidente Dilma começou a anunciar seu ministério eu pensei que os mineiros seriam contemplados com uns cinco ou mais ministérios. Errei feio!

Até agora o “paulistério” tem uns dez paulistas e nós só emplacamos o Pimentel.

Até o Estado do Amazonas tem dois ministérios e nós só temos um para elevar o nome de Minas.

Bom. Ministro não tem Estado, isso não tem tanta importância assim, a Dilma é mineira e coisa e tal.

Nada disso, a importância e não a gratidão deveria indicar os homens que iriam compor esse ministério, não vou ter que concordar com o Senhor Newton Cardoso, Minas não foi traída dessa vez, nós fomos traídos há muito tempo, isso se deu quando o PT mineiro começou a rachar em facções entre Pimentel e Patrus e, não tem nada melhor para o adversário do que uma casa dividida.

Estou enganado ou nunca tivemos um representante petista no Senado? Há quanto tempo não temos um político novo capaz de aglutinar essas correntes e falar pelo partido em nível nacional? A resposta é o estado em que se encontra nosso Estado.

Somos o terceiro Estado em importância no cenário nacional, no entanto, não temos ninguém que nos represente dignamente, não deixaram que as eminências pardas aparecessem. Não formamos quadros de expressão, não temos ninguém além de Pimentel e Patrus para ocupar um Ministério, se sobrar alguma coisa no segundo ou terceiro escalões, vai estar de bom tamanho. Minas não há mais, José. E agora?

Essa necessidade de fazer alianças com partidos como PDT e PMDB não poderia dar em coisa boa, uma das ameaças feitas pelo Newtão seria o apoio governo Anastasia; ele fala em traição, um político escolado que nem ele; disso ele entende.

A hegemonia paulista no ministério é só uma consequência natural do cenário político que se nos apresenta, tanto o PT quanto o PSDB padecem da mesma doença. Mesmo tendo perdido as últimas três eleições presidenciais, o também paulista PSDB não buscou alternativas fora do Estado de São Paulo, mesmo quando aliados consanguíneos como o Democratas apontassem o Aécio para a disputa, por ver nele mais chances que o Serra.

Agora iremos entrar precocemente na campanha para prefeito e corremos o risco de não ter candidatos a altura para a disputa de mais um pleito e, espero não ter que votar numa coligação ou conchavo esdrúxulo para garantir esquemas que beneficiem somente os aliados, a mando do Planalto.

Por um partido forte e autêntico, sem essas mesclagens que deterioram e enfraquecem o partido que se propôs a mudar o cenário político do país e, infelizmente, está muito parecido com os outros.

11 comentários:

  1. Caro Nélio, me informe um local onde o PT não rachou,(dividiu), para voce não ficar tão triste, na minha cidade se dividiu em 3 segmentos, cada um tem seu cacique, conseguiram a façanha de não eleger nenhum candidato a Deputado Estadual. Mas é assim mesmo, quem planta logo colhe. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Owwww anônimo você está enganado. O PT de Minas elegeu 11 na (assembléia), ou seja-> Estaduais(6 reeleitos) e 8 federais(5 reeleitos). São eles:
    ADELMO LEÃO (reeleito)
    ALMIR PARACA (reeleito)
    ANDRÉ QUINTÃO (reeleito)
    DURVAL ÂNGELO (reeleito)
    ELISMAR PRADO (eleito)
    MARIA TEREZA LARA (reeleita)
    PAULO GUEDES (reeleito)
    PAULO LAMAC (eleito)
    POMPILHO GALVÊZ (eleito)
    ROGÉRIO CORREIA (eleito)
    ULYSSES GOMES (eleito)

    Deputados federais eleitos:

    GABRIEL GUIMARÃES (eleito)
    GILMAR MACHADO (reeleito)
    LEONARDO MONTEIRO (reeleito)
    MIGUEL CORREIA (reeleito)
    ODAIR CUNHA (reeleito)
    PADRE JOÃO (eleito)
    REGINALDO LOPES (reeleito)
    WELITON PRADO (eleito)

    ResponderExcluir
  3. mas esta Alica sabe tudo hein? parece que é jornalistakkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Hô Nélio,mas o fato da Dilma ser mineira,conta mais do que ministros...Acho que ela vai fazer um governo bom para Minas,apesar do Anastasia(SER TUCANO)!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A DILMA PRECISA DAR "UM TRANCO" É NESTA CEMIG CARÍSSIMA DE TARIFAS E MUITO RUIM DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.PORQUE SE DEIXAR POR CONTA DOS TUCANOS ELES AINDA AUMENTAM MAIS O PREÇO E GASTAM A "MAIOR BABA" FAZENDO PROPAGANDAS QUE ELA É A MELHOR DE TODAS !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Petista com P maiúsculo13 de dezembro de 2010 às 18:05

    Nélio, temos no planalto a estrela principal da República do Brasil a presidenta MINEIRA Dilma, do partido dos trabalhadores. Temos como seu braço direito nada menos do que um mineiro de Caratinga, José Eduardo Dutra do partido dos trabalhadores tb. O que vc quer mais. Que mania vc tem de reclamar de tudo. Vixe Maria ôchi...

    ResponderExcluir
  7. Alice e Maria ôchi, É bem verdade que o PT conseguiu eleger uma bancada expressiva na Assembleia de MInas e na Câmara Federal, mas, a eleição do Léo Burguês para a presidência em mais um conchavo com o prefeito Márcio Lacerda, tucanou de vez. Esses eleitos não foram cogitados nem para o segundo escalão.
    Quem sabe numa renovação depois dos cem dias?
    Nélio Petista indignado

    ResponderExcluir
  8. Nélio,mandei um comentário para você,mas a luz apagou e eu não sei se ele foi...O que eu queria lhe dizer(não sou a Alice e nem a Maria ôchi)é que
    lutamos tanto para eleger a Dilma e agora precisamos ser os primeiros a lhe dar "o voto de confiança".Que tal se a gente esperar ela assumir o governo e governar,para depois,aí sim,a gente reclamar ou aplaudir.Porque este negócio de "bairrismo",nem sempre é o melhor para o lugar...O Lula teve um vice mineiro, nosso "super homem Alencar" e depois escolheu e ajudou a eleger uma mineira "Dilma" para substituí-lo,então,eles sabem o que estão fazendo e a gente tem que torcer para dar certo como tem dado até agora...Não sou petista com P maiúsculo já faz muito tempo,mas a paixão virou um amor tranquilo,capaz de analisar...Um abraço!
    Laura

    ResponderExcluir
  9. Nélio,este Márcio Lacerda não me engana também não e se você quer saber,eu sempre achei que o Pimentel também é "plantado"......

    ResponderExcluir
  10. Aposto que o Nélio recebeu o carnê do IPTU.Eu também fiquei assim quando recebi o meu......

    ResponderExcluir
  11. CONCORDO COM O ANONIMO DAS 17:52 ; POIS A CEMIG ESTA CHEIA DE CABIDE DE EMPREGO E O PREÇO DA TARIFA LÁ NAS ALTURAS SEM FALAR NA PESSIMA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS, A CEMIG COMPROU UMA EMPRESA LÁ NO CHILE, PERGUNTO O QUE NOS INTERESSA INVESTIMENTO LÁ NO CHLE SENDO QUE MUITOS LUGARES DISTRITOS DO INTERIOR NÃO TEM ENERGIA E ALEM DO MAIS A CEMIG ESTA COMPRANDO 40% APROXIMADAMENTE DE ENERGIA DE ITAIPU SENDO QUE JÁ FOMOS GRANDE GERADOR DE ENERGIA A TOPOGRAFIA DE MINAS GERAIS AJUDA NISTO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.