sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nome da CNBB está sendo usado para enganar fiéis, diz nota

Em nota oficial, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) manifestou preocupação com a ação de muitos grupos que, em nome da fé cristã, "têm criado dificuldades para o voto livre e consciente". "Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleições. Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias".

Redação de Carta Maior

Nota da Comissão Brasileira Justiça e Paz

O MOMENTO POLÍTICO E A RELIGIÃO

“Amor e Verdade se encontrarão. Justiça e Paz se abraçarão" (Salmo 85)
A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) está preocupada com o momento político na sua relação com a religião. Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente. Desconsideram a manifestação da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de setembro, “Na proximidade das eleições”, quando reiterou a posição da 48ª Assembléia Geral da entidade, realizada neste ano em Brasília. Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleições.

Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias.

Constrangem nossa conciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial.

Os eleitores têm o direito de optar pela candidatura à Presidência da República que sua consciência lhe indicar, como livre escolha, tendo como referencial valores éticos e os princípios da Doutrina Social da Igreja, como promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, com a inclusão social de todos os cidadãos e cidadãs, principalmente dos empobrecidos.

Nesse sentido, a CBJP, em parceria com outras entidades, realizou debate, transmitido por emissoras de inspiração cristã, entre as candidaturas à Presidência da Republica no intento de refletir os desafios postos ao Brasil na perspectiva de favorecer o voto consciente e livre. Igualmente, co-patrocinou um subsídio para formação da cidadania, sob o título: “Eleições 2010: chão e horizonte”.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, nesse tempo de inquietudes, reafirma os valores e princípios que norteiam seus passos e a herança de pessoas como Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes, Margarida Alves, Madre Cristina, Tristão de Athayde, Ir. Dorothy, entre tantos outros. Estes, motivados pela fé, defenderam a liberdade, quando vigorava o arbítrio; a defesa e o anúncio da liberdade de expressão, em tempos de censura; a anistia, ampla, geral e irrestrita, quando havia exílios; a defesa da dignidade da pessoa humana, quando se trucidavam e aviltavam pessoas.

Compartilhamos a alegria da luz, em meio a sombras, com os frutos da Lei da Ficha Limpa como aprimoraramento da democracia. Esta Lei de Iniciativa Popular uniu a sociedade e sintonizou toda a igreja com os reclamos de uma política a serviço do bem comum e o zelo pela justiça e paz.

Brasília, 06 de Outubro de 2010.

Comissão Brasileira Justiça e Paz, Organismo da CNBB

Fonte: Agência Carta Maior

6 comentários:

  1. Cada doido com sua mania. Estou deixando de abrir o site de RSoares desde quando começaram a misturarem notícias com essa brinadeira séria com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. TENHO POUCO TEMPO PARA MANDAR SENTIMENTOS DE PÊSAMES OU PARA SER CONTRA ALGUMA NOTÍCIA DESAGADÉVEL. Não sei porque meus comentários nunca foram postados.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo das 04:12:
    Algum fator técnico impediu que o seu comentário fosse publicado. Ou, então, a sua manifestação não estava em consonância com a matéria ou, ainda, continha ofensas pessoais.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Pascoal
    Tenho postado vários comentarios em seu blog, mas nenhum deles tem sido publicado, sou leitor assiduo dessa pagina e não gostaria de ver meus comentarios censurados.

    ResponderExcluir
  5. Caro Carlos,
    Se seus comentários estão dentro das recomendações do blog, não há por que eles estarem sendo censurados. Certifique-se se a postagem do comentário está sendo feita de forma correta.

    ResponderExcluir
  6. É ASSIM MESMO PASCOAL,COMO ELES NÃO ESTÃO TENDO ARGUMENTOS QUE NÃO SEJA A DIFAMAÇÃO MENTIROSA,AGORA ESTÃO TENTANDO TIRAR NA CREDIBILIDADE DE SEU BLOG!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.