Em e-mail enviado agora há pouco, o vereador e Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Raul Soares, Ramiro Grossi, divulgou mais alguns detalhes relacionados com a poluição do rio Santana, conforme post de hoje, o qual reproduzimos abaixo:
"Caro Pascoal,
Sobre a matéria publicada no POL com o título: Raul Soares é palco de mais um crime ambiental.
A Polícia Ambiental nos informou que já notificou 2 vezes a empresa Agropecuária Irmãos Torres pelo despejo dos poluentes no Córrego da Memória que fatalmente contaminou também o Rio Santana.
Conheci pessoalmente o funcionamento da estação de tratamento de dejetos da referida suinocultura, que num passado bem próximo não mediu esforços para fazer o investimento para suprir as exigências legais.
Tenho certeza que os responsáveis pela empresa são pessoas sérias e não tiveram a intenção de provocar o sério dano causado ao meio ambiente.
Recebi um grande número de ligações de pessoas da nossa comunidade, cobrando a ação de fiscalização de nosso Mandato Coletivo. Por isso, acompanhado de tecnólogos ambientais, verificamos o rio, fotografamos o fato, seguimos o leito contaminado e chegamos até a empresa.
A Polícia do Meio Ambiente já havia tomado as providências de fazer o BO e encaminhar ao Ministério Público. Como o problema continuou se agravando, retornaram ao local para tentar parar de vez com o despejo dos dejetos.
Quero crer que tenha sido um acidente, o que não exime os proprietários das responsabilidades.
Sugerimos aos suinocultores que invistam em soluções ambientais eficientes como a implantação de Biodigestores que transformam os dejetos em Bio Gás capaz de produzir energia para variados fins.
Atenciosamente
Ramiro Grossi
Vereador PT
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Raul Soares"
quero saber se vao resolver o poblema se descobrirao quem jogou essa podriqueira no rio mostrar o que ja foi feito nao vai resolver o poblema tem que pomir o responsavel, ate fechar essa pocilga porque ela nao tem um pingo de respeito com o meio anbiente e colocar nesse blog o mone do responsavel pro povo saber quem e esse canalha que esta fazendo isso,porque esse blog e do povo e luta pros direito do povo e isso ai paschoal nao pipoca mete neles o pau e publica a materia porque nos estamos do seu lado e chega de bla bla ba
ResponderExcluirpaschoal divulgar detalhes nao adianta tem que resolver o poblena falo ramiro de papel escrito o povo esta cheio e de promessas tambem
ResponderExcluirGENT com uma equipe dessas de tecnicos,kkkkkkk, ja vi que os problemas continuaram por muitooooo mas muitoooo tempo. Coitado de raul, ta a deriva.
ResponderExcluirOlha Ramiro, já te elogiei muito até então, mas não estou convencido somente com esta explicação, temos que fazer a denuncia, fazer a cobrança das multas, porque sem penalidades previstas na lei continuaremos na marginalidade ambiental, e voce sendo um vereador promissor não vai ficar no lero lero ou blá blá blá, quero ver sua força imediatamente para tomar as medidas administrativas cabíveis, e aguardamos esclarecimento das execuções.
ResponderExcluirSeu eleitor mais exigente sou eu, portanto ainda estou com voce, dêsde que tome medidas favoráveis sem lero lero.
Voce bem sabe que os eleitores atuais não aceitam qualquer tipo de enrolação, faça conforme determina a imparcialidade da lei, que é feita para todos brasileiros e todas brasileiras.
Celinho.
Recebemos informações de moradores ribeirinhos que está ocorrendo a morte de vários peixes próximo a cachoeira, o gato comeu peixes e também morreu, dois cachorros estão se debatendo para a morte, temos que avisar a defesa civil, porque muitos ribeirinhos fazem uso da água do rio para tudo, já duas vaquinhas foram contaminadas, e o leite está com cheiro de amônia.
ResponderExcluirTemos que resolver e isolar o uso da água imediatamente, o crime ocorrido tem uma dimensão muito maior.
João Carlos
Pascoal, Raul Soares tem um Código Sanitário aprovado, se não me engano, em 1972, e que nunca foi atualizado. A cidade mudou e muitos problemas diferentes apareceram durante este tempo. Um alerta aos Srs. Vereadores, vocês não acham que já passou da hora de atualizar este Código, com sanções e proibições atualizadas?
ResponderExcluirO anônimo que disse que morreu animais poderia me informar o endereço de onde estão ocorrendo as mortes para que eu possa tirar fotos e comprovar a veracidade da notícia? Calúnia tb da cadeia viu gente? Precisamos comprovar cada denuncia e iremos atrás de cada denunciante para nos ajudar. Existem pessoas que vivem em função de espalhar calamidades e notícias macabras pelo simples prazer de provocar alarde. Ecologia Humana em primeiro lugar, onde não existe o respeito pelo ser humano não tem mais nada. É tudo mentiras e maldades infundadas e calúnias maldosas que não medem conseqüências. Se liga Pascoal porque isso pode ser um golpe para esconder coisas piores.
ResponderExcluirAnônimo das 15:06, utilizando o pseudônimo SOSMA:
ResponderExcluirEste blog é democrático e se tudo o que for dito aqui nos comentários tiver que ser provado, ninguém vai conseguir dizer nada. O fato é que esse desastre eliminou muitos peixes e pode, sim, ter eliminado outros animais. Ninguém aqui está espalhando calamidades, elas estão acontecendo mesmo e até piores do que se imagina.
Não se preocupe que eu estou ligado.
Da próxima vez que se manifestar aqui, poste seu e-mail para que os leitores enviem o endereço e as fotos para que você possa comprovar as mortes dos animais.
Ao anônimo das 23:04 horas
ResponderExcluirquero saber ... quem jogou essa podriqueira no rio ..., Vc deveria procurar ler e entender o texto da matéria, pois a resposta está inserida na mesma: "...A Polícia Ambiental nos informou que já notificou 2 vezes a empresa Agropecuária Irmãos Torres pelo despejo dos poluentes no Córrego da Memória que fatalmente contaminou também o Rio Santana..."
Professor Helinho.
Agír, agír, agír conforme a lei, o crime já está caracterizado, não precisamos de mais provas, provar mais o que?
ResponderExcluirVamos focar no grave acidente ambiental ocorrido, o fato foi totalmente comprovado, agora é a ação e chega de pedír fotos, a comunidade toda é testemunha do fato ocorrido.
EU VI A FOTO DOS DEGETOS,SÓ PORCARIA!!!!!!!!!
ResponderExcluirEngraçado como muitos suinocultores não sabem aproveitar os resíduos e efluentes gerados na sua atividade de forma sustentável. Parece que não possuem um monitoramento adequado, pois o efluente industrial assim como os resíduos são adubos de ótima qualidade, podendo ser aproveitado para fertirrigação de pastagens e adubação de culturas. Será falta de interesse em aplicar técnicas tão simples, ou será falta de um profissional habilitado e competente para gerenciar o empreendimento...Enquanto não se resolve, nossos recursos hídricos é que pagam o preço por este descaso, e fauna aquática se torna extinta.
ResponderExcluirNa Agropecuária Irmãos Tôrres eles ja usam essa tecnologia, acidentes acontecem e servem de lição. O que não entendo é essa necessidade de levar tudo a ferro e fogo como se fosse propositadamente. O Dr. Ramiro deveria ir lá e assim veria que os dejetos são jogados no pasto e que o investimento em tecnologia limpa é uma constante.
ResponderExcluirVai lá Pascoal e tira umas fotos e entreviste você mesmo a comunidade que se formou ao redor da suinocultura.
Acidentes acontecem sim, mas durante mais de 10 dias seguidos eu nunca vi. Todos os moradores ribeirinhos alegam que esse mal cheiro deixado pelos dejetos jogados no rio aconteceram nos últimos 10 dias e sempre ao anoitecer, para que ninguém visse a cor das águas. É claro que não foi acidente e sim uma atitude proposital.
ResponderExcluirComo já foi dito aqui neste blog, o Ramiro seguiu os rastros dessa contaminação e chegou até lá, nos Torres. Não é preciso tirar fotos nem comprovar o que todo mundo já está cansado de saber. Não venha aqui tentar defender o indefensável. E não é só os Torres não. Tem mais gente agindo da mesma forma. Quem quiser comprovar é só seguir o rastro.
Ziscein
Pascoal você poderia pesquisar e nos informar quem é o Presidente do CODEMA? Será que ele está ciente do que está acontecendo? E pela Prefeitura Municipal quem responde pelo Meio Ambiente?
ResponderExcluirDesde já agradeço ao representante deste conceituado Blog.
Eu acho que o Ramiro tem que fazer como foi feito em Rio Casca. Denunciar ao Ministério Público, juntar provas documentais e depoimentos, abaixo assinados e eu tenho certeza de que vai funcionar, pois foi só assim que conseguiram fechar o matadouro de Rio Casca, que também jogava todos os dejetos no rio.
ResponderExcluir