Mais um crime ambiental vai sendo cometido em Raul Soares, poluindo os rios Santana e Matipó.
Não é a primeira vez que resdíduos sólidos, oriundos das duas maiores pocilgas do município, são despejados nos rios que cortam o centro da cidade. Só que, desta vez, o abuso já passou dos limites previsíveis, pois o rio Santana ficou literalmente preto desde ontem e continua até o momento desta foto (11:00 h), tamanha foi a proporção de resíduos que ainda estão sendo despejados. Pelo visto, os poucos peixes que ainda restavam, desta vez se extinguiram de vez.
É fácil identificar qual das pocilgas foi a causadora desse desastre ecológico, pois o rio Santana ficou sujo e preto só depois que passou pela Vila Esperança.
De acordo com as informações do vereador Ramiro Grossi, a empresa causadora do desastre já foi identificada. Ele disse, ainda, que a alegação da empresa é a de que não há mais como conter aquele resíduo na propriedade, pois as instalações da pocilga já não suportam mais tanto material estocado.
A nosso ver, uma situação que compete à empresa resolver em consonância com as diretrizes estipuladas pelas leis ambientais e, não, agredindo o meio ambiente e deixando para os outros a solução do problema que ela criou.
Segundo Ramiro, ele, como presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara, já entrou com uma Ação no Ministério Público, por Danos ao Meio Ambiente, numa tentativa de frear esses abusos que vêm ocorrendo no município de forma constante.
Não podemos deixar que empresários inescrupulosos, atraídos pelo lucro imediato e desmedido, continuem causando danos à natureza. Os poderes constituídos devem agir com rigor nesses casos, impedindo que ações desse tipo continuem provocando estragos, alguns deles exigindo longa recuperação para equilíbrio ecológico.
sábado, 10 de julho de 2010
Raul Soares é palco de mais um crime ambiental
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Qual pocilga é esta, quem é o proprietario. Por que nao pode se divulgar estas informaçoes na materia. São perguntas q faço, mas não sei colocar o ponto de interrogaçao, por favor me ajudem, respondem e na pontuação.
ResponderExcluirGuto Matheus.
Caro Guto,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. É do conhecimento de muitos que existem três pocilgas que possivelmente despejam seus dejetos no rio Santana. Porém, como tenho conhecimento apenas por informações e não comprovei "in loco" qual delas realmente foi a autora do desastre, preferi não correr o risco de acusar injustamente.
Logo que tiver em mãos o documento da Ação movida pelo vereador Ramiro Grossi que identifique a autora, postarei para o conhecimento de todos.
Eu como moradora das margens do rio santana fico muito triste, pois estas barbaridades ocorrem direto, principalmente à noite. Penso que este bandidos acharam que iria chover hoje, por isso despejaram os seus rastros no rio.
ResponderExcluirClaudia
Acho que devemos denunciar para além dos muros de raul soares, só assim as atitudes serão tomadas
ResponderExcluirCaros amigos,
ResponderExcluirA Polícia Ambiental nos informou que já notificou 2 vezes a empresa Agropecuária Irmãos Torres pelo despejo dos poluentes no Córrego da Memória que fatalmente contaminou também o Rio Santana.
Conheci pessoalmente o funcionamento da estação de tratamento de dejetos da referida suinocultura, que num passado bem próximo não mediu esforços para fazer o investimento para suprir as exigências legais.
Tenho a certeza que os responsáveis pela empresa são pessoas sérias e não tiveram a intenção de provocar o sério dano ao meio ambiente.
Recebi um grande número de ligações de pessoas da nossa comunidade cobrando a ação da fiscalização de nosso Mandato Coletivo. Por isso, acompanhado de tecnólogos ambientais, verificamos o rio, fotografamos o fato, seguimos o leito contaminado e chegamos até a empresa. A Polícia do Meio Ambiente já havia tomado as providências de fazer o Boletim de Ocorrência BO e encaminhar ao Ministério Público. Como o problema continuou agravando retornaram ao local para tentar parar de vez com o despejo dos dejetos. Quero crer que tenha sido um acidente o que não exime os proprietásios das responsabilidades.
Sugerimos aos suinocultores que invistam em soluções ambientais eficientes como a implantação de Biodigestores que transformam os dejetos em Bio Gás, capaz de produzir energia para variados fins.
Atenciosamente
Ramiro Grossi
Vereador PT
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Raul Soares
Só há uma pequena falha nesta informação: esse episódio não começou ontem não, já está acontecendo há mais ou menos de 10 a 15 dias ininterruptos. Do meu quintal eu estava até pensando que havia aparecido uma mina de petróleo aqui por perto ou aquele vasamento do Golfo do México teria contrariado as leis da Física e da natureza. Só não apostei na idéia porque embora não conheço petróleo acho que ele não tem este "PERFUME tão PECULIAR"
ResponderExcluirramiro so falar nao adianta tem que agir e o mais rapido possivel pois isso vem acontecendo a muito tempo vcs lembra dos peixe que andou morendo ai mesno no rio santana tem que fechar essa pocilga se eles ja foi multados mais multas nao resolve acaba de uma ves so com isso fechando uma as outras vai ficar espertas e chega de bla bla ba
ResponderExcluirO RIO SANTANA PEDE SOCORRO VAMOS SOCORELO CADE NOSSAS ALTORIDADES
Pascoal! A multa aplicada pelas autoridades ambientais é irrisoria...em face dos prováveis gastos para a suinocultura se livrar dos dejetos...????
ResponderExcluirEU ACREDITO NA SERIEDADE E COMPETÊNCIA DOS TORRES.TENHO CERTEZA QUE OCORREU UM "ACIDENTE AMBIENTAL" E ELES COMO PESSOAS SÉRIAS QUE SÃO JÁ DEVEM ESTAR LOUCOS TENTANDO RESOLVER O PROBLEMA.ANTES DE METER O PAU E PEDIR ATÉ O FECHAMENTO DA EMPRESA,PRECISAMOS RECONHECER QUE É UMA GERADORA DE EMPREGOS,(DAS POUCAS QUE NOS RESTAM EM RAUL SOARES).TEMOS A OBRIGAÇÃO E O DIREITO DE COBRAR PROVIDÊNCIAS PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA COM URGÊNCIA (URGENTÍSSIMA)DE FORMA BEM FEITA PARA QUE NÃO ACONTEÇA MAIS.MAS NÃO PODEMOS TRATÁ-LOS COMO IRREPONSÁVEIS,PORQUE ISTO TODOS NÓS SABEMOS QUE ELES NÃO SÃO!!!!!!!!
ResponderExcluirJoão Carlos dos Santos, eu também acredito na seriedade e competência dos Torres. Só que, para ser "acidente ambiental", teria que ter acontecido em um dia, mas, segundo depoimento dos moradores ribeirinhos, isso já vem ocorrendo há mais de 10 dias. Outra coisa, gerar emprego destruiondo o meio ambiente, é melhor que feche mesmo. A vida tem que ser harmônica. Esse negócio de querer progredir destruindo o outro lado não está com nada.
ResponderExcluirZiscein
Caro Ziscein,eu só quis ponderar,mas tenho que
ResponderExcluirconcordar com vocês,infelizmente o estrago é terrível!!!!!!!!
A MULTA DEVERIA SER ELES PRESTAREM UM SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO NO RIO E SOLTAREM NELE AQUELES PEIXES MARAVILHOSOS QUE ELES TÊM LÁ NO CRIATÓRIO!!!
ResponderExcluir