terça-feira, 4 de maio de 2010

A importância do cloro no tratamento da água


Por Ângela Maria Fialho de Souza Basso (CRQ 02404821)
Responsável Técnico pela Estação de Tratamento de Água – SAAE - Raul Soares


“Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água.” Capítulo I, art. 2º da Portaria nº. 518, de 25/04/2004 do Ministério da Saúde.

“I – Água potável – água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereçam riscos à saúde.” Capítulo II, art. 4º da portaria nº. 518, de 25/04/2004 do Ministério da Saúde.

No Brasil existe uma legislação sobre potabilidade da água e o sistema de abastecimento de água deverá, obrigatória e sistematicamente, obedecer. A água distribuída deve ser em qualidade e quantidade visando à proteção da saúde do homem e o seu desenvolvimento.

Um abastecimento de água pode conduzir diferentes efeitos sobre a saúde do usuário de água. As boas práticas buscam minimizar a probabilidade de ocorrência dos efeitos indesejáveis do abastecimento de água para o consumo humano.

A cloração da água contendo matéria orgânica favorece a formação de trihalometanos (THMs), alguns THMs tem sido identificados como cancerígenos, mas é possível fazer o controle dos THMs através da remoção de compostos precursores (matéria orgânica) antes de sua reação com o cloro. Isso é feito no tratamento convencional (coagulação, floculação, decantação e filtração).

O uso do cloro na desinfecção da água feita dentro da dosagem estabelecida pela portaria nº. 518 do M.S. assegura eficiência e não é nociva ao ser humano.

O cloro é o desinfetante mais empregado e é considerado bom, por que:

·    Realmente age sobre os microorganismos patogênicos presentes na água;
·    Não é nocivo ao homem na dosagem requerida para a desinfecção;
·    É econômico;
·    Não altera outras qualidades da água, depois de aplicado;
·    É tolerado pela grande maioria da população.

É de fundamental importância a conscientização das pessoas para o uso água tratada (potável) a fim de previnir doenças de veiculação hídrica. Os principais agentes biológicos encontrados em águas contaminadas são as bactérias patogênicas, os vírus e os parasitos, que constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade.

Fontes:
Manual de saneamento. 3. ed. rev. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2004.
            Portaria MS Nº. 518/2004.

7 comentários:

  1. Produzir água potável não é fácil. Requer investimento de grandes cifras para construir estações de tratamento e comprar os insumos necessários para purificá-la. A qualidade da água tratada depende do seu uso. É de vital importância para a saúde pública que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domésticas tais como o consumo, apreparação de alimentos e a higiene pessoal. Para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma série de normas de qualidade (física, química e microbiológica), de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde. Parabéns ao SAAE, pelos esclarecimentos.
    Sabemos também que existe o órgão responsável pela fiscalização, será que existe aqui em Raul Soares a Vigilância da água? Vigiágua?
    Papel que não pode ser representado pela autarquia, e sim por orgão diretamente ligado a secretaria de saúde.
    A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVAM iniciou, em 1999, a implantação e coordenação do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).
    A nível de informação:
    Os objetivos específicos do VIGIAGUA são:
    • Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população;
    • Buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano;
    • Avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
    • Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente;
    • Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde;
    • Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social;
    • Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA).
    A avaliação dos riscos à saúde humana, representada pela água utilizada para consumo humano constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água. As atividades da vigilância devem ser rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.
    Fonte:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=30966
    Se isto tivesse implantado com certeza a mortandade de peixes que ocorre de vez em quando já teria uma explicação plausível e os responsáveis notificados e multados, se é que existem.

    ResponderExcluir
  2. Os conselheiros de saúde podem exigir que se crie no município a vigilância da água, pois eles representam o interesse de todos, independente de representarem, usuários, profissionais , iniciativa privada ou gestor. Todos consomem o mesmo produto.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que é a melhor alternativa de tratamento da nossa água,só que eu bebo somente água mineral,porque é pura e acho que o cloro é prejudicial à saúde,hoje ele não te faz mal,mas daqui uns 20,30 anos ele pode te cobrar igual ao cigarro.

    ResponderExcluir
  4. ÊTA FABIANO,"CONOSCO NINGUÉM PODEMOS"!!!!!!!!!
    MEU CANDIDATO PREFERIDO!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Os conselheiros de saúde podem exigir que se crie no município a vigilância da água, pois eles representam o interesse de todos, independente de representarem, usuários, profissionais , iniciativa privada ou gestor. Todos consomem o mesmo produto.

    ResponderExcluir
  6. Mais que demais o site! Amei, vou fazer todas as minhas pesquisas aqui! Olha muito bom o site! Muito obrigado pelas informações!
    Obrigado!
    Grata...!

    ResponderExcluir
  7. muito bom o site adorei muito obrigda !!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.