segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cidades do interior sofrem com mau comportamento de motoristas

Na esteira do crescimento da frota, cidades do interior passam a conviver com a falta de educação dos condutores e a inexistência da fiscalização

transito270212“Estacionamento em local proibido, desrespeito à sinalização, trânsito parado, motoristas inabilitados, condutores embriagados e fiscalização inoperante. Estes problemas, antes só detectados nas grandes cidades por conta do tamanho da frota, não estão mais restritos às metrópoles. O caos se espalha pelo interior, em cidades de médio porte, resultado perverso de três fatores: aumento vertiginoso do número de veículos, fiscalização ineficiente e falta de educação dos motoristas. O Estado de Minas percorreu cinco cidades de Minas, Governador Valadares, Montes Claros, Divinópolis, Nova Serrana e Sete Lagoas, e constatou que nesses locais a obediência às leis de trânsito está se tornando uma raridade.

A expansão da frota no interior chama a atenção. Se nos 34 municípios da Região Metropolitana de BH o índice de crescimento foi de 125% nos últimos 10 anos, a situação nas demais regiões do estado é praticamente idêntica, com aumento de quase 124% no período, passando de 2,4 milhões de veículos em 2001 para 5,3 milhões em 2011, de acordo com os dados mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), referentes a dezembro do ano passado.

Com tamanho volume de carros e motos nas ruas, sem o consequente aumento da capacidade de fiscalização e punição dos infratores, o terreno para o desrespeito à legislação e a ameaça à vida de pedestres, passageiros e motoristas, torna-se fértil. Em Governador Valadares, no Leste do estado, onde o EM passou uma manhã, as infrações de trânsito são um fato corriqueiro, sem a autuação dos responsáveis.”

Este é um trecho de uma reportagem de hoje, no Jornal Estado de Minas, que aproveitamos para fazer um comparativo com a atual situação por que passa Raul Soares, no que diz respeito à desorganização do trânsito. Pelo que se conclui, a cidade não difere muito das demais que são atingidas pelo mesmo problema.

A esperança do raul-soarense é que, com a recente criação do Conselho Municipal de Trânsito, os problemas que a cidade enfrenta atualmente sejam solucionados pouco a pouco, através de uma sinalização mais efetiva e a reeducação de motoristas e pedestres. É imperativo, para o bem de todos, tornar o trânsito mais organizado e humanizado, onde, principalmente o pedestre, possa ter os seus direitos efetivamente respeitados.

Fonte: em.com.br

8 comentários:

  1. ESTE É O VERDADEIRO FIM DE MUNDO.
    NINGUÉM RESPEITA NINGUÉM,CADA UM FAZ OK QUER,É REALMENTE UM DESRESPEITO PARA COM O PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
  2. É acho que a mudança no trânsito aqui não vai sair do papel. É só 7-1 e enquanto isto a desordem o desrespeito vão tomando conta da cidade. Os motoqueiros principalmente na correria e na pressa quase atropelam as pessoas eles correm muito. a Cidade está toda bagunçada tanto no trânsito quanto na atual administração é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. É estamos vivendo tipo no velho Oeste Americano. terra 100 lei.
    Uma desordem . ALGUEM DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DIRIGE.
    quem dirige aqui em Raul dirigem em qualquer lugar do mundo . Pode dar aulas de trânsito inclusive INDIA . lá o tráfego É desordenado igual aqui.

    ResponderExcluir
  4. para termos um transaito melhor tem que comecar com educaçao, se educar nao resolver comessar a multar os infratores que ao doer no bolso o matorista pensa 2 vezes antes de cometer uma infraçao.

    ResponderExcluir
  5. É o pedestre atraveça em qualquer lugar,a bicicleta em cima do passeio,a carroça e charretes andam no meio da rua,os carros param em qualquer lugar as motos nem se fala.Tá tudo errado, bagunçado, avacalhado, atrapalhado .É tá danado. Virou carnaval o ano todo bagunça pura.

    ResponderExcluir
  6. Ainda estou por entender por que delegamos a outrem, o controle da nossa consciência. Quem souber, nos diga. Penso que quando abrimos mão de uma atuação dentro dos princípios de dignidade e delegamos ao guarda de trâsito, ao chefe, ao cônjuge, a arbitragem dos nossos atos, estamos com a moral bastante comprometida.
    Jaeder - Timóteo

    ResponderExcluir
  7. Bonito mesmo tá as pracas de sinalização que a prefeitura colocou na avenida Getúlio Vargas,elas medem media de 1,70 de altura, é brincadeira e os tontos é que se cuidem .

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.