Mostrando postagens com marcador músico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador músico. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Família de músico desaparecido envia nota à imprensa

NOTA À IMPRENSA

Cumpre a família trazer a tona alguns esclarecimentos a todos aqueles que vêm prestando imensa solidariedade em relação ao desaparecimento de nosso tão amado Vinícius.

Após extenuosas buscas, tivemos, enfim, na tarde da última sexta-feira, a confirmação de que a ossada encontrada na região conhecida como Ribeirão Mombaça, no entroncamento com o Rio Doce, município de Dionísio, era mesmo de Vinicius Maia Carvalho, músico desaparecido desde o dia 11 de janeiro deste ano, em decorrência de um surto psiquiátrico.

Sua ossada foi encontrada por um vaqueiro no dia 29 de julho, que imediatamente acionou a polícia local, para realização de pericia. Foram então recolhidos material genético dos pais, que por meio de exames de DNA no Instituto Medico Legal de Belo Horizonte possibilitaram tal confirmação. O laudo técnico do IML não pôde constatar a data ou a causa da morte.

A família conseguiu a liberação da ossada na manha desta segunda-feira, 27, mas aguarda a liberação do juiz da comarca de São Domingos do Prata para que seja feita a certidão de óbito (comarca competente pelo local onde o corpo foi encontrado), para só assim poder realizar o sepultamento, que deverá ocorrer no município de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, na terça ou na quarta-feira.

Familiares e amigos estão profundamente consternados com a notícia, porém em paz por finalmente ter chegado ao fim a profunda angústia de quase oito meses de buscas intensas e muita luta. Os mutirões organizados para tentar localizar Vinícius fizeram verdadeiras varreduras pelas matas nas imediações do local onde o músico desapareceu e intensa mobilização nas redes sociais, recebendo a solidariedade e apoio de diversas pessoas de todo o país.

Biografia - Vinicius Maia por ele mesmo:

NATURALMENTE MUSICAL

“Acredito na música como fonte de transcendência.”
Vinícius Maia Carvalho, Mainha para os mais chegados, é natural de Ipatinga, onde iniciou seus estudos de teoria e prática musical aos 12 anos de idade. Cresceu cercado da música feita em casa pelos dois irmãos mais velhos, a Daniela, que tocava piano, e o Gustavo, no violão e cavaquinho. A música seria seu caminho natural, mas antes ainda se aventurou numa faculdade de Engenharia Florestal, em Viçosa. “Saí de Ipatinga com 18 anos, fui para Viçosa estudar, mas logo decidi vir pra Belo Horizonte para me profissionalizar com a música. Meu primeiro trabalho relacionado à arte começou em 2004 acompanhando o Grupo Nem Secos, na época Grupo Cultural Mineiro Badauê, em uma série de excursões pelo interior do Estado de Minas Gerais, como Roadie.” Nesse período, Vinícius começou a aprofundar seu conhecimento musical e pesquisas em relação à música brasileira, realizando paralelamente pequenas apresentações em bares e casas de show em BH. Iniciou também seus estudos acadêmicos, cursando musicalização na Fundação de Educação Artística - FEA e Violão Clássico no Palácio das Artes, além do curso básico de Circo, na Spasso Escola de Circo(BH).

PROFISSIONALIZAÇÃO

Já em 2005, Vinícius foi convidado a integrar como músico o segundo espetáculo do Nem Secos, o “Tropicália em Transe”, participando intensamente das pesquisas sobre a Tropicália e fazendo uma releitura estética da época, num trabalho cênico, musical, intelectual e físico. Esse trabalho prosseguiu, e desencadeou no terceiro espetáculo do grupo, o “MPB na Ditadura”, 2007/2008, do qual Vinícius também participou e muito se orgulha: “Este foi um belo espetáculo, que reuniu Circo, Teatro, Literatura e Música, em que tive a satisfação de trabalhar e me relacionar diretamente com inúmeros artistas e produtores da música mineira”.

MÚSICA E ESPIRITUALIDADE

Nessa época, o músico já havia experimentado a sensação de trabalhar em variados festivais, palcos e casas de cultura de Minas Gerais, tendo contato com artistas experientes e bandas de expressão. Foi quando passou também a enxergar a música numa dimensão maior. “Acredito na música como fonte de transcendência, e como veículo para a espiritualidade, e após vivenciar essa experiência de perto e sentir essa necessidade pessoal, integrei, de 2005 a 2009, o Coral Espírita “Aumbram”, atualmente “Sem Fronteiras Coral e Orquestra”. Através do trabalho voluntário realizamos uma série de concertos beneficentes em hospitais, vilas, creches, asilos, auditórios e centros religiosos, levando a música coral ao público carente”.

PESQUISAS

Em 2009, Vinícius Maia aprofundou duas linhas de pesquisa na Música Popular Brasileira: um trabalho específico de Samba, “Chutorlando, do Vértice à Raiz do Samba”, e o “Grupo Curimã”, buscando a valorização da música nacional, começando ali a lançar suas primeiras canções autorais e parcerias. “Com o Curimã, fizemos alguns trabalhos importantes, dentre eles a classificação da música - A Ordem é o Caos - no Festival da Canção de Viçosa em 2009, além de algumas viagens pelo interior mineiro. Promovendo pequenas sessões de gravação e reuniões de criação com os parceiros Maia, Bercy, Delano e Liz, aliamos nossas experiências de outros trabalhos a novas propostas composicionais e poéticas, unindo também a estética nordestina ao nosso trabalho”.

NOVA FASE

A partir daí, o artista resolveu dar continuidade ao seu trabalho autoral, iniciando em 2010 a produção do que seria o primeiro CD do Grupo Nem Secos. No “Dançando a Vida”, show e CD, com lançamento previsto para segundo semestre de 2011, Vinícius Maia participa como Músico e Compositor. “O trabalho conta com canções minhas e de Carlos Linhares, Bercy de Lima e Gustavo Maia. Foi aprovado por voto popular a ingressar o projeto Conexão Vivo 2011/2012, com circulação Nacional. Esse show é composto por poemas autorais, e conta com a inserção da Dança e do Teatro em seu roteiro. É dirigido por Bete Arenque, e conta com bailarinos da companhia de dança: Cia Será Q?
Vinícius Maia possui Licenciatura em Educação Musical Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, onde atualmente cursa Bacharelado em Violão. É Professor de Musica – Violão e Teoria Musical .
“Ainda tenho uma longa caminhada artística pela frente”...
(Biografia escrita em outubro de 2011, para o site do Grupo Curimã que seria lançado este ano.)

Assinado: Familiares de Vinícius Maia Carvalho

Belo Horizonte, 27/08/2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Encontrada ossada do músico desaparecido em Rio Casca

Restos mortais do músico Vinicius Maia vão ser liberados nesta segunda-feira. A família ainda não decidiu se vai ter cerimônia de velório. O fim das buscas ocorreu na tarde desta sexta-feira, 24.

viniciusOs restos mortais do músico Vinícius Maia Carvalho, que estava desaparecido desde de 11 de janeiro deste ano, devem ser liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) na segunda-feira, de acordo com a Polícia Civil. O fim das buscas ocorreu na tarde dessa sexta-feira, quando o IML reconheceu, por meio de DNA, que uma ossada encontrada no Ribeirão Mombaça, em Rio Casca, na Zona da Mata, era do músico.

A família ainda não decidiu se vai ter cerimônia antes do enterro. " Ainda não decidimos se vai ter o velório. Vamos esperara o IML liberar os restos mortais dele na segunda-feira e aí vamos definir o que vamos fazer", informou o cunhado de Vinícius, Leonardo Vila Real.

A possível data e causas da morte do músico também serão reveladas a partir de segunda-feira, com a conclusão do laudo pelo IML. Segundo a Polícia Civil, ainda tem exames para serem feitos e, somente com o resultado deles, poderão apontar o que causou a morte e quando isso aconteceu.

Mobilização

Desde a data do desaparecimento, amigos e parentes de Mainha se uniram em mutirões para tentar localizar o músico. Ele foi visto pela última vez na tarde de 11 de janeiro, quando voltava do litoral capixaba, onde passou as festas de fim de ano com a família.

Vinícius estava com o pai, de 63 anos, quando teria sofrido um surto. Ele deu um golpe no volante do veículo, que bateu na contenção de uma ponte que passa sobre o Rio Doce, na cidade de Rio Casca, na Zona da Mata mineira. Conforme relato do pai, Vinícius pulou nas águas do rio, nadou até a margem contrária, e se embrenhou no matagal.

À época, o irmão do músico, Gustavo Maia Carvalho, de 33 anos, contou que Mainha estava depressivo durante a viagem em família. "Ele caiu numa crise profunda de depressão. Tristeza mesmo. Ninguém sabe porquê. Passou a virada do ano na praia e dois dias antes de desaparecer começou a ter um comportamento mais recluso e, por isso, meus pais decidiram voltar para BH", contou Gustavo. Oito anos antes Vinícius já havia passado por outro momento de depressão.
Os mutirões organizados para tentar localizar Vinícius fizeram verdadeiras varreduras pelas matas nas imediações do local onde o músico desapareceu. Cartazes com fotos dele foram espalhados por cidades vizinhas. Nas redes sociais também foi intensa a mobilização.

Pascoal Online, com informações do Portal Uai

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ordem dos Músicos de Raul Soares faz convocação

O Delegado da Ordem dos Músicos da Região de Raul Soares, Raimundo Darte da Costa, avisa aos interessados em adquirir a "CARTEIRA DA ORDEM DOS MUSICOS DO BRASIL" que a Banca Examinadora de Belo Horizonte estará em RAUL SOARES dia 28 de julho de 2012, na Casa da Banda, a partir de 10:00h.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Xerox da Carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado Militar (isento para maiores de 45 anos), comprovante de endereço do candidato ou dos pais.

Levar também 2 fotos 3x4 de frente, de paletó e gravata.

Os candidatos menores de 18 anos devem levar Carteira de Identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço, autorização dos pais e as fotos.

As inscrições e maiores detalhes podem ser obtidos pelo telefone 0800-283-0246, falar com GIOVANE, de 2ª a 6ª feira, de 14 às 17h.

Verificar tabela e condições de pagamento no telefone acima ou pelo site http://www.ombmg.org.br/.

Pascoal Online, com informações do parceiro Unidade Notícias

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desaparecimento de músico será investigado pela ALMG

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer investigar denúncia de negligência dos órgãos de segurança pública do Estado na investigação do desaparecimento do músico Vinícius Maia Carvalho. Requerimento para a realização de audiência pública para tratar desse assunto, de autoria do deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), foi aprovado na reunião realizada nesta sexta-feira (13).

Segundo o requerimento, Vinícius Maia Carvalho, 28 anos, está desaparecido desde o dia 11 de janeiro. Ele viajava de carro pela BR-262 com o pai, o engenheiro aposentado Pedro Alves de Carvalho, quando, de forma inesperada, abriu a porta do veículo e pulou nas águas do Rio Doce, entre São Domingos do Prata e Rio Casca.

Depois de nadar até a outra margem, Vinícius sentou-se em uma pedra e em, seguida, caminhou até sumir em um matagal. O jovem enfrentava um quadro grave de depressão e até hoje não foi encontrado.

Para o deputado Luiz Carlos Miranda, a falta de integração entre Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar ficou explícita nas ações de busca. Por isso, ele defende que uma possível negligência seja investigada. “O despreparo das instituições de segurança pública foi vital para o desenrolar das buscas, que até agora não tiveram resultado. Se houvesse resgate e apoio competente, o desfecho teria sido diferente”, afirma o parlamentar.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mutirão passa o carnaval em busca de músico que sumiu em 11 de janeiro

No domingo, até o início da noite, 15 pessoas percorreram a região. Parentes têm esperança de encontrar Vinícius antes do fim do feriado.

Pedro Ferreira

O cunhado acredita que o músico possa estar se escondendo durante o dia, para não ser encontrado, e vagando à noite (Arquivo pessoal)

O cunhado acredita que o músico possa estar se escondendo durante o dia, para não ser encontrado, e vagando à noite

Parentes e amigos do músico Vinícius Maia Carvalho, de 28 anos, desaparecido desde 11 de janeiro em Rio Casca, na Zona da Mata, tiraram o carnaval para procurar por ele numa mata fechada da região, onde teria sido visto pela última vez. Voluntários foram convocados pela internet para ajudar nas buscas. Ontem, até o início da noite, 15 pessoas percorreram a região. A intenção era retornar às 22h para o mato e passar a madrugada procurando. No sábado, a Polícia Florestal deu apoio nas buscas e usou cães de caça. “Do carnaval, não passa. Cabelos maiores, barba por fazer e cheio de histórias para contar”, diz a mensagem postada no blog procurandomainha.blogspot.com. Os parentes têm esperança de encontrar Vinícius antes do fim do feriado.
O administrador de empresas Leonardo Vila Real, de 39, conta que seu cunhado Vinícius enfrentava um quadro grave de depressão. “Ele voltava da praia com o pai, para ser medicado em Belo Horizonte.” Na BR-262, após um pequeno acidente, o músico saiu do carro e pulou de uma ponte da BR-262, caindo no Rio Doce. O pai, o engenheiro aposentado Pedro Alves Carvalho, ainda avistou o filho saindo da água e entrando na mata. Desde então, Vinícius não foi mais visto. O cunhado acredita que o músico possa estar se escondendo durante o dia, para não ser encontrado, e vagando à noite.

Saiba mais...

No dia 9, quase um mês depois do desaparecimento, uma notícia alimentou em parentes e amigos as esperanças de reencontrar o músico. Virgínia Maria Jesus Martins, moradora da Fazenda Córrego Preto, distrito de Rio Casca, disse ter conversado com um jovem com as mesmas características. A fazenda fica próximo ao local do acidente. Era manhã, segundo ela, e o jovem rondava a sua casa. Os cães da fazenda perceberam a presença dele e começaram a latir. Virgínia conta que foi ver o que acontecia e encontrou o rapaz, muito sujo, com arranhões e confuso. Ela disse tê-lo alimentado e dado roupas limpas, mas, quando perguntou pelo seu nome, ele disse não se lembrar.

Parentes do músico reforçaram as buscas na região. Eles mostraram uma fotografia de Vinícius à testemunha e ela confirmou tratar-se do mesmo rapaz que esteve em sua casa. A família acredita que o músico teve um surto e que continua perambulando pela mata. Informações sobre o paradeiro dele podem ser dadas pelos telefones (31) 9243-1426 (Leonardo), (31) 2511-7194 (Lis) e pelo telefone da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (0800-2828197).

Fonte: em.com.br

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uma leitura necessária. Percepção

Tradução: Sammy Damaxx


Um homem sentou-se em uma estação de metro em Washington DC e começou a tocar violino; era uma fria manhã de Janeiro. Ele tocou 6 peças de Bach por aproximadamente 45 minutos. Durante esse tempo, considerando que era horário de pico, calcula-se que 1100 pessoas passaram pela estação, a maioria a caminho pro trabalho.

Três minutos se passaram, e um homem de meia-idade percebeu que um músico estava tocando. Ele diminuiu o passo, parou por alguns segundos, e então apressou-se a seus compromissos.

Um minuto depois, o violinista recebeu sua primeira gorjeta de 1 dólar: uma mulher arremessou o dinheiro na caixa e continuou a andar.
Alguns minutos depois, alguém encostou-se na parede para ouvi-lo, mas o homem olhou para seu relógio e voltou a andar. Obviamente ele estava atrasado para o trabalho.

O qual prestou mais atenção foi um garoto de 3 anos de idade. Sua mãe que o trazia, o apressou, mas o garoto parou pra olhar o violinista. Por fim, a mãe o empurrou fortemente, e a criança continuou a andar, virando sua cabeça a toda hora. Essa ação se repetiu por muitas outras crianças. Todos os pais, sem exceções, os forçaram a seguir andando.

Nos 45 minutos que o músico tocou, apenas 6 pessoas pararam e ficaram lá por um tempo. Aproximadamente 20 o deram dinheiro, mas continuaram a andar normalmente. Ele recebeu $32. Quando ele acabou de tocar, ninguém percebeu. Ninguém aplaudiu, tampouco houve algum reconhecimento.

Ninguém sabia disso, mas o violinista era Joshua Bell, um dos mais talentosos músicos do mundo. Ele acabara de tocar umas das peças mais difíceis já compostas, em um violino que valia $3,5 milhões de dólares.

Dois dias antes dele tocar no metrô, Joshua bell esgotou os ingressos em um teatro de Boston onde cada poltrona era aproximadamente $100.

Esta é uma história real. Joshua Bell tocou incógnito na estação de metrô, que foi organizado pelo Washington Post como parte de um experimento social sobre percepção, gosto, e prioridade das pessoas. O cabeçalho era: no ambiente comum em uma hora inapropriada: Nós percebemos a beleza? Nós paramos para apreciá-la? Nós reconhecemos talento em um contexto inesperado?

Uma das possíveis conclusões desse experimento poderia ser:

Se nós não temos tempo para parar e ouvir um dos melhores músicos do mundo tocando algumas das melhores músicas já compostas, quantas outras coisas mais não estamos perdendo?

Compartilhado no Facebook por Bruna Valente

domingo, 29 de janeiro de 2012

Força-tarefa não consegue localizar músico desaparecido

MusicoTerminou na tarde deste sábado a força-tarefa montada para tentar localizar o músico Vinícius Maia Carvalho, de 28 anos, desaparecido há mais de 15 dias, em Rio Casa.

Cerca de 50 pessoas, entre familiares, policiais rodoviários, policiais florestais e bombeiros, procuraram pelo rapaz que sumiu durante um suposto surto depressivo. Cães farejadores ajudam a procurar pelo músico no Parque Estadual do Rio Doce e redondezas. Um helicóptero da PM deu apoio às equipes neste sábado.

Ele desapareceu no dia 11 de janeiro quando voltava de Vitória, no litoral do Espírito Santo, onde passou as festas de fim de ano com a família. Estava no carro com o pai quando, ao passar pela ponte sobre o Rio Doce, deu um golpe no volante, fazendo o pai perder o controle do veículo, que bateu na mureta de contenção. O músico desembarcou do carro e pulou no rio.

O pai observou o filho nadar até a margem do rio e se embrenhar na mata. Segundo o irmão de Vinícius, o bancário Gustavo Maia Carvalho, de 33 anos, quando estavam em Vitória o músico deu sinais de que estava entrando em um processo depressivo, quadro já vivido por ele há aproximadamente 8 anos. Desde o desaparecimento, a família recebeu informações falsas e equivocadas sobre o paradeiro dele, mas não perdem a esperança de localizá-lo. A força-tarefa deve continuar por todo fim de semana.

Luana Cruz e Daniel Silveira – Portal Uai

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Família faz mais um apelo para encontrar músico desaparecido

A família do músico Vinícius Maia Carvalho vem a público e faz mais um apelo sobre o paradeiro do jovem que está desaparecido desde o último dia 11 de janeiro, quando se envolveu num acidente e se embrenhou pelas matas nos arredores da ponte sobre o Rio Doce, Km 151 da BR-262, no município de Rio Casca.

Segundo uma prima do músico, a família está inconsolável e avisa que Vinícius passa por uma crise depressiva.

Vinícius mede 1,90m e pesa 85 quilos. Quem souber de alguma informação que acione os telefones (31) 9243-1426/ (31)9607-4490/ (31)3841-3419.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Músico mineiro que pulou no rio Doce continua sumido

Familiares do músico mineiro Vinícius Maia Carvalho, 28, integrante do grupo Nem Secos, que relembra o sucesso do Secos e Molhados, e do Trio Curimã, procuram pelo jovem, que está desaparecido desde a última quarta-feira, conforme já noticiado neste blog ontem, 13.
De acordo com o cunhado do músico, Leonardo Vila Real, ele voltava com o pai de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, quando, na altura de Rio Casca, na Zona da Mata, jogou o carro para a marginal da rodovia, desceu, pulou no rio, nadou até a margem e entrou em uma mata. Desde então, ele não foi mais visto. Segundo o cunhado, Vinícius já teve um surto parecido, há oito anos. Moradores da cidade teriam visto um rapaz parecido, molhado, andando pela mata e às margens da estrada.

Quem tiver pistas do paradeiro do músico deve ligar nos números (31) 3841-3419, 2511-7194 ou 9243-1426.