Mostrando postagens com marcador Rio Doce. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio Doce. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de julho de 2013

III Conferência de promoção da Igualdade Racial

igualdade socialRio Doce (MG) - A Prefeitura Municipal de Rio Doce, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizará em 27 de julho, a partir das 8 horas da manhã, a III Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, no Centro Comunitário Madalena Martins Lima. O objetivo é o de discutir o tema nacional “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo”.

Os temas a serem discutidos e analisados são: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação na sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

O evento, que é aberto ao público, irá definir as propostas que serão encaminhadas para III Conferência Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial e eleger os delegados que representarão os municípios na etapa Estadual, em Belo Horizonte, marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

quinta-feira, 18 de julho de 2013

I Conferência Municipal da Juventude

Conferência Municipal da JuventudeRio Doce (MG) - A cidade mineira de Rio Doce, um dos 16 municípios filiados à AMAPI, realizou a I Conferência Municipal da Juventude, no último dia 13 de julho, no Centro Comunitário Madalena Martins Lima. Houve a participação do Coral Municipal, coordenado pela professora Letícia Afonso, que abriu o evento com a execução de Hino Nacional Brasileiro e músicas populares. Houve, também, apresentação da Banda DNA em parceria com Luiz Augusto e apresentação de dança com: Daniele, Thais, Aline e Oralda.

Após o momento cultural, foi dado início às palestras que levaram informação, exemplos e experiências de vida em diversas áreas: Política Anti-Drogas; Mercado de Trabalho; Cultura e Conexão; Sexualidade; Respeito às diferenças; Diálogo com o Governo, dentre outros assuntos; todos importantes para o crescimento e desenvolvimento dos jovens e da sociedade.

A Conferência foi encerrada com os jovens transformando, em arte, as propostas discutidas dentro dos grupos de trabalho.

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Doce. Fotos: ASCOM/Rio Doce.

Clarissa Guimarães

sábado, 24 de março de 2012

Consórcio Candonga apoia II Corrida Rústica de Rio Doce

Com o apoio do Consórcio Candonga, a cidade de Rio Doce promove, no dia 24 de março, a segunda edição da Corrida Rústica. O evento será realizado às margens do Lago da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves e terá como tema "O Caminho de São José". A corrida deve atrair aproximadamente 150 corredores de toda região.

“Desde o início da construção da UHE Risoleta Neves, o Consórcio Candonga tem sido um grande parceiro da Prefeitura e da cidade de Rio Doce. Além de obras urbanas importantes, são inúmeras as atividades sociais, esportivas e culturais que receberam o apoio do Consórcio, como aquelas relacionadas ao desenvolvimento das atividades ligadas ao turismo”, comenta José Alexandre Fonseca, assessor de comunicação da Prefeitura de Rio Doce.

O entorno do lago da Usina foi escolhido como percurso da prova por fazer parte do Caminho de São José, grande potencial turístico da região que vem sendo trabalhado há alguns anos. O Caminho inicia no município de Barra Longa, cujo padroeiro é São José, margeando o rio do Carmo. Além disso, o Caminho de São José passa por Rio Doce e chega até Santana do Deserto, passando ao lado do reservatório da UHE Risoleta Neves. As belezas cênicas ao longo do trajeto são muitas e a visão do lago é uma das mais bonitas do caminho.

Sobre a II Corrida Rústica de Rio Doce

Em sua segunda edição, a Corrida Rústica de Rio Doce será disputada em dois percursos: 4km e 8km. As provas serão na categoria individual masculino e individual feminino. A caminhada também obedecerá as mesmas distâncias. A largada, para a distância de 8 km, será no local conhecido como Água Santa, na localidade do Marimbondo, onde existe uma imagem, na estrada que liga o centro urbano de Rio Doce a Santana do Deserto, quase toda à margem do lago. Depois de 4 km vem a largada do percurso menor. A chegada será em frente à Prefeitura Municipal, na Rua Antônio da Conceição Saraiva.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Família faz mais um apelo para encontrar músico desaparecido

A família do músico Vinícius Maia Carvalho vem a público e faz mais um apelo sobre o paradeiro do jovem que está desaparecido desde o último dia 11 de janeiro, quando se envolveu num acidente e se embrenhou pelas matas nos arredores da ponte sobre o Rio Doce, Km 151 da BR-262, no município de Rio Casca.

Segundo uma prima do músico, a família está inconsolável e avisa que Vinícius passa por uma crise depressiva.

Vinícius mede 1,90m e pesa 85 quilos. Quem souber de alguma informação que acione os telefones (31) 9243-1426/ (31)9607-4490/ (31)3841-3419.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Músico mineiro que pulou no rio Doce continua sumido

Familiares do músico mineiro Vinícius Maia Carvalho, 28, integrante do grupo Nem Secos, que relembra o sucesso do Secos e Molhados, e do Trio Curimã, procuram pelo jovem, que está desaparecido desde a última quarta-feira, conforme já noticiado neste blog ontem, 13.
De acordo com o cunhado do músico, Leonardo Vila Real, ele voltava com o pai de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, quando, na altura de Rio Casca, na Zona da Mata, jogou o carro para a marginal da rodovia, desceu, pulou no rio, nadou até a margem e entrou em uma mata. Desde então, ele não foi mais visto. Segundo o cunhado, Vinícius já teve um surto parecido, há oito anos. Moradores da cidade teriam visto um rapaz parecido, molhado, andando pela mata e às margens da estrada.

Quem tiver pistas do paradeiro do músico deve ligar nos números (31) 3841-3419, 2511-7194 ou 9243-1426.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Músico salta de ponte em Rio Casca

Saiu nadando e desapareceu

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal registraram o desaparecimento do músico Vinicius Maia Carvalho, 28 anos, de Belo Horizonte, na região do rio Doce, em Rio Casca.

De acordo com familiares, na quarta-feira, 11, por volta das 15 horas, quando retornavam de Vitória (ES), sentido a Belo Horizonte, na altura da ponte sobre o Rio Doce, o músico Vinicius Maia Carvalho propositalmente “deu um golpe” no volante do veículo Montana em que viajavam. O carro bateu na mureta de proteção da ponte.

No momento em que parou, Vinícius abriu a porta, saiu do veículo e pulou nas águas do rio Doce, nadou até a margem e desapareceu em meio a um matagal.

Equipes das Polícias Militar e Civil notificaram o desaparecimento e iniciaram a divulgação da fotografia do músico. Amigos e familiares também tentam localizar alguma informação sobre o paradeiro dele.

Contatos para informações pelos telefones: (31) 9243-1426 / (31) 9607-4490 / (31)3841-3419.

Fonte: Portal Caparaó

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Evento cultural em Rio Doce e Ponte Nova com o apoio do Consórcio Candonga

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, o Centro Cultural Senzala de Capoeira, com o apoio do Consórcio Candonga, promove uma série de eventos nas cidades de Rio Doce e Ponte Nova. O objetivo é incentivar crianças e jovens a valorizar a cultura e também a combater o uso e o tráfico de drogas.

João Bosco Mesquita, analista socioambiental do Consórcio Candonga, avalia a importância desse tipo de evento na região. “O Consórcio acredita que é importante apoiar eventos culturais que trazem um retorno positivo para a comunidade, como o promovido pelo Centro Cultural Senzala de Capoeira”, comenta.

Com o tema “Sou vivo, não uso drogas”, o evento contará com shows de capoeira, palestras com os policiais de Ponte Nova, PROERJ e cursos de capoeira com professores de vários estados do Brasil. No dia 29 de abril, o grupo estará na cidade de Rio Doce e nos dias 30 de abril e 1º de maio, em Ponte Nova.

domingo, 20 de março de 2011

Consórcio Candonga promove III Curso de Atualização em Educação Ambiental

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio Candonga ofereceu o curso de Atualização em Educação Ambiental, destinado aos professores, técnicos da saúde e assistência social de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. A bióloga e educadora ambiental Gínia César Bontempo, que ministrou a capacitação, destacou a importância do curso para o trabalho diário dos professores. “É fundamental as escolas criarem momentos dedicados à reflexão da prática educacional. Na correria do dia-a-dia, parar significa refletir, compartilhar, avaliar e planejar.

As educadoras e educadores de Rio Doce e Santa Cruz tiveram esta oportunidade e souberam aproveitá-la com muito entusiasmo. De forma bastante participativa todos puderam refletir sobre os processos de Educação Ambiental”, disse.

O curso foi dividido em três módulos e discutiu a importância de se trabalhar, em todas as disciplinas, os conteúdos ambientais na escola. “Uma educação que não é ambiental não é educação”, completa a bióloga. Durante a capacitação, os participantes também puderam aprender e vivenciar várias atividades lúdicas que tem o tema ambiental como pano de fundo, podendo agora aplicá-las com os alunos.

O evento aconteceu no Clube de Rio Doce, em Rio Doce/MG, nos dias 01 e 02 de março, e contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Fonte: Portal Vale do Piranga.com