Mostrando postagens com marcador internautas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador internautas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comprar pela internet é seguro?

compraonlineMuitas pessoas me abordam na rua perguntando se eu faço compras pela internet e se essa modalidade é segura. E eu sempre respondo que é praticamente cem por cento seguro. Basta que a pessoa siga algumas regrinhas para não cair em armadilhas, como acontece em qualquer negociação que envolva dinheiro.

Eu já comprei de pilhas a TV pela internet e nunca tive problemas. Já recebi mercadoria que não era da maneira como eu esperava e devolvi sem que houvesse nenhuma resistência por parte do vendedor. E olhe que não comprei pouca coisa, não. No Mercado Livre, então, já adquiri mais de 130 produtos e nunca tive nenhum problema.

Só tive uma pequena frustração com uma compra em uma empresa que, por sinal, possuía um site impecável e não aparentava que pudesse ser de vigaristas, mas não por culpa do sistema e, sim, pelo meu esquecimento em não verificar com antecedência as informações acerca da idoneidade da empresa. Após ter realizado a compra e efetuado o pagamento é que fui verificar se a empresa era conceituada e, aí é que dei com os burros n’água. O recurso foi rezar e contar com a sorte que, por meu azar, não estava do meu lado nesse dia. Perdi meu tempo e meu suado dinheirinho. Ainda bem que perdi pouco e o susto foi bom, porque serviu de lição.

Depois dessa, aprendi que comprar em sites de lojas desconhecidas, mesmo que sejam bem bonitinhos, só depois de uma consulta no nosso mestre que sabe de tudo: “Google”. É só ´perguntar a ele se a empresa X é confiável. Se der negativo, não pense duas vezes em sair fora dela.

A segurança mesmo está nos sites figurinhas carimbadas da web, como as Lojas Americanas, Livraria Saraiva, Submarino, Comprafácil, eFácil, Lojas MM, Shoptime, Carrefour, Magazine Luíza, Kalunga, Kabum, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Apple, Netshoes  e outras tantas espalhadas pela rede web. Nessas, podemos comprar de olhos fechados.

Mas, para ter mais segurança nas transações, nada melhor do que seguir algumas regrinhas básicas:

  1. Procure saber se outras pessoas compraram naquela loja que você está pretendendo adquirir o produto. Uma simples pesquisa no Google com o nome da loja já é suficiente. Digite, por exemplo: "reclamações loja XY".
  2. Procure no site se há campos para os compradores expressarem opiniões sobre produtos. Isso também não é nenhuma garantia de que o site é honesto, porém é um item que ajuda o comprador na somatória de itens para julgar a segurança.
  3. Ao comprar no Mercado Livre, que é um espaço onde quem vende e quem compra são os usuários, costuma aparecer alguns vigaristas. É importante a pessoa verificar com atenção as qualificações de quem está vendendo o produto que você quer, e se o vendedor tem respondido com rapidez as perguntas dos compradores. Quanto mais pontos de venda tiver um vendedor, melhor. Mas, cuidado, porque às vezes as aparências costumam enganar. De todo modo, o próprio Mercado Livre garante ao comprador a devolução do dinheiro até uma certa quantia, caso o vendedor não envie a mercadoria.
  4. Durante a compra verifique se há um cadeado no seu navegador de internet.
    Esse cadeado aparece na barra de endereços, precedido de “https://” do seu navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox  e outros). Esses cadeados garantem a segurança dos seus dados.
  5. Normalmente, quando for finalizar o pedido, esses sites costumam pedir o nome como está cadastrado no cartão, o número do cartão de crédito e o código de segurança, que geralmente vêm no verso deles. Se algum site pedir a senha do seu cartão bancário ou de crédito, não digite. Essa é uma informação que nenhum site de vendas pede, apenas golpistas. Se você tiver receio em fornecer os dados do seu cartão, utilize o Boleto Bancário. Mas, neste caso, estará perdendo o melhor benefício oferecido pelo cartão, que é o parcelamento sem juros em 12 vezes, ou mais, conforme o caso.
  6. Finalmente, procure manter seu computador com o sistema operacional atualizado, antivírus em dia, firewall ativo e, se possível um programa anti-espiões. Comprar pela internet é cômodo, prático e seguro. É uma tendência que veio para ficar, onde você tem a possibilidade de comparar preços e adquirir o produto desejado bem mais em conta. Eu confio e recomendo aos meus amigos.

    Geraldo Pascoal
    geraldopascoal@gmail.com

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Internautas de Granada reclamam de lentidão do provedor de internet Signet

De acordo com uma matéria do blog da Amodig, muitos internautas granadenses  estão reclamando  do provedor SIGNET, pela má qualidade de funcionamento do mesmo naquele distrito.

Segundo o blog, já houve tempo em que os serviços prestados pelo provedor tinham boa qualidade, mas hoje já não se pode dizer o mesmo. A mensalidade que era de 50 reais foi alterada 70 reais e, ao contrário do que era antes, o serviço piorou.

A lentidão para acessar um site ou para abrir um programa está cada dia pior, isso sem falar no MSN que se for fazer uma chamada de vídeo ele não suporta e cai.  Como não se tem o serviço 0800, que é mencionado pelos funcionários mas não funciona, os usuários têm que pagar interurbano para poder reclamar. E como não adianta apenas um cliente fazer essa reclamação, todos ficam praticamente afetados pelo funcionamento deficiente.

Em certos dias o sinal está com a navegação normal, mas, em outros, o acesso é quase impossível, e é preciso muita paciência e tempo para navegar ou trabalhar utilizando este recurso.

Por esse motivo, os internautas de Granada estão fazendo esta reclamação utilizando o blog como meio de comunicação para que os técnicos tomem alguma iniciativa para estar melhorando a vida dos que utilizam a internet como meio de distração, trabalho e estudo.

Fonte: Blog Amodig

domingo, 6 de março de 2011

Campanha contra excessos na internet

Reproduzo, pela sua importância, matéria extraída do Blog Cidadania.com, abaixo:

Por Eduardo Guimarães

Há algum tempo, cometi uma opinião equivocada sobre a internet que provocou revolta entre os grupos que combatem a tentativa do senador tucano Eduardo Azeredo de impor uma censura “branca” à rede, claramente em benefício dos poderosos que querem intimidar seus críticos ao usarem um instrumento que, depois, percebi que não pode sofrer tais controles porque constitui o último bastião de liberdade das sociedades.

Não conseguira me convencer dos argumentos de que não deve haver controle sobre a rede principalmente no sentido de acabar com o anonimato. Mesmo com amigos como o sociólogo Sergio Amadeu tentando me convencer, fazendo até reuniões comigo para me fazerem mudar de opinião, os fatos que passo a relatar me impediam de aquiescer àquelas demandas.

Na noite de 31 de outubro de 2010, logo após a divulgação oficial do TSE da vitória da presidenta Dilma Rousseff, hordas de jovens de classe média alta passaram a postar mensagens no Twitter pedindo até o assassinato de nordestinos por considerá-los responsáveis pela vitória da candidata do PT à Presidência da República.

Algumas semanas depois, começou a ganhar corpo, também no Twitter, um perfil criminoso que aparecia com a foto de uma garota branca que postava mensagens pregando racismo, homofobia, xenofobia e – pasmem – até estupro, divulgando um perfil chamado “Legalize o estupro já”. Tinha 18 mil seguidores (!) e vinha ganhando adeptos, contaminando, sobretudo, mentes jovens. Era, na verdade, um notório neonazista bem conhecido das autoridades. Pressionei, aqui, e o perfil foi apagado.

No dia da posse de Dilma, em 1º de janeiro deste ano, outra horda de jovens de classe média, durante a cerimônia em Brasília, passou a pregar, novamente no Twitter e às dezenas, mensagens pedindo o assassinato da presidenta por um franco-atirador, o que passei a denunciar neste blog e acabou fazendo com que até o procurador-geral da República se envolvesse no caso.

Apesar de estar contaminado por esses fatos e, assim, de ter ficado irredutível por ação deles, não tardou para que descobrisse que estava errado em pregar controle da internet. O que me fez mudar de ideia foi a revolução egípcia, na qual o anonimato na rede permitiu que as pessoas tivessem coragem de usá-la para se organizarem e promoverem a queda da ditadura de Hosni Mubarak.

Agora, lendo no blog de Luiz Carlos Azenha uma matéria puxada do excelente blog gaúcho RS Urgente sobre novo abuso na internet, sobre dementes que estão fazendo ameaças aos ciclistas que foram atropelados por um outro demente igual aos que agora ameaçam, fiquei me perguntando o que fazer.

Apesar dos exemplos anteriores de irracionalidade no uso da internet, percebe-se que, sobretudo entre os jovens de classe média e alta – mas não só, haja vista as torcidas de futebol que combinam guerras campais pela internet –, vige uma visão deturpada sobre a rede. As pessoas – incluindo os país desses jovens irracionais – parecem não entender que não podem fazer no meio digital o que não é aceito no mundo físico.

Por que, então, não é feita uma campanha governamental em todos os meios de comunicação – eletrônicos e impressos – orientando os pais desses jovens e até os adultos a não despejarem qualquer barbaridade na internet?

Alguns argumentam que essas ideias doentias são ditas em rodinhas de amigos entre jovens e adultos desde sempre. É verdade, mas o que se diz em uma rodinha de amigos não ganha dimensão e não é difundido como na internet, que cada vez mais vai mostrando um poder de difusão que jamais existiu e que está ao alcance de qualquer um, para o bem e para o mal.

Apesar da tragédia que é ver o lado obscuro das pessoas aflorar como nunca ocorreu, o que mostra que os sentimentos mais baixos, as posturas mais covardes, as tendências mais criminosas são muito mais intensas entre pessoas supostamente “de bem” do que se pensava,  a internet está permitindo à sociedade se dar conta de como os jovens estão sendo induzidos mais rapidamente à degenerescência moral.

A sociedade brasileira está doente. Uma doença que tem origem, principalmente, na política. Gente como um Reinaldo Azevedo, por exemplo, o blogueiro da Veja que estimula ódio e preconceitos de forma dissimulada, acaba tendo suas ideias “compreendidas” sobretudo pelas mentes mais jovens, que acabam aplicando suas insinuações de intolerância de forma mais intensa do que aquela de que tomaram conhecimento.

Cabe, portanto, às autoridades agirem para que um instrumento magnífico como a internet não seja usado também para o mal, para difundir essas mentalidades doentias. Urge uma campanha publicitária que pregue liberdade total na rede, mas que explique que se trata de um poderoso meio de comunicação no qual não se pode dizer qualquer bobagem porque o que se diz ali se espalha como fogo e vitima, sobretudo, crianças e adolescentes.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quem levou o prêmio do blog foi a competente Vanessa Barros

vanessa_barrosA estudante Vanessa Alves de Barros, 21 anos, residente na rua Camilo de Moura, 438, em Raul Soares foi quem acertou a tradução da frase codificada no concurso promovido pelo blog, em parceria com o Supermercado Entre Rios. A proposta era de que quem decodificasse a frase YGUYKOYJOGYJKLUROG levaria como prêmio uma caixa de cerveja em lata Kaiser.

E o resultado foi:

YGUYKOYJOGYJKLUROG = SÃO SEIS DIAS DE FOLIA

Vanessa relatou ao blog que, quando foi dada a dica de que uma palavra das frases postadas pelos internautas estava certa, ela foi por tentativas e acabou acertando: LUROG -> FOLIA. Depois foi só ir encaixando as respectivas letras no resto da palavra a ser descoberta, até ter uma frase que fizesse sentido.

Parabéns Vanessa! Você demonstrou que é realmente uma estudante dedicada e muito determinada.

O POL agradece a participação dos internautas em mais essa promoção, desejando a todos que esses "seis dias de folia" sejam comemorados com muita alegria, animação e amor no coração.

Para tirar a dúvida de quem ainda não entendeu como foi feita a codificação:

S = Y, A = G, O = U, E = K, I = O, D = J, F = L.

SÃO SEIS DIAS DE FOLIA = YGU YKOY JOGY JK LUROG

Foi utilizado o codificador:

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

T

U

V

W

X

Y

Z

A

B

C

D

E

F

Especial STUM: Nada será como antes!

nadasera

De onde se origina tanta coragem e também tamanha covardia?
O que impele cidadãos normais, homens e mulheres que em tudo se parecem com muitos de nossos vizinhos e amigos a desafiar de peito aberto as tropas que atiram contra eles indiscriminadamente?
Que governantes são esses que mandam matar seus compatriotas desarmados que pacificamente se reúnem em praças e avenidas clamando por mudanças, por dignidade, liberdade e justiça?
Como ainda era, e é possível, no XXIº século, manter milhões de pessoas em condições sócio-econômicas, culturais e materiais degradantes, impedidas de ter acesso a uma vida plena, norteada pelo livre-arbítrio e pelas leis naturais?
O que fazem as “grandes potências”, além de pensar em ameaçar a imposição de “pesadas” sanções econômicas a esses ditadores que durante décadas foram por elas apoiadas?

Finalmente, algo extraordinário permitiu que pessoas subjugadas e até então esmagadas, manifestassem a força da Unidade, seu poder inato, a determinação a dar um basta a tantos desmandos, corrupção, nepotismo e violação dos direitos humanos. No mundo de hoje, em que a poderosa mídia (privada e estatal), ainda manipula e esconde a verdade, filtrando cuidadosamente aquilo que pode ser lido, divulgado e o que deve ser censurado e vetado, uma ferramenta nova que V. conhece muito bem está revolucionando nosso planeta: sim, me refiro à democrática e onipresente Internet. “A Rede” é hoje um enorme multiplicador de ideias e reivindicações. A utilização focada e correta das redes sociais se encontra na origem do sucesso de todos os movimentos que estão riscando de vez do mapa ditadores vitalícios, governantes medievais que tratavam a maioria da população como gado, como escravos, como seres descartáveis.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Web ultrapassa jornal, revista e rádio como fonte de informação nas eleições 2010

A internet foi um dos principais meios usados pelos eleitores brasileiros para se informar sobre política durante a campanha eleitoral deste ano. De acordo com uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a web, citada por 9,9% dos respondentes, perdeu apenas para TV (56,6%) e conversa com amigos e parentes (18,4%).

O jornal impresso aparece em quarto lugar, com 6,4%, rádio (4,2%), revista (0,7%), cartazes em pontos de ônibus (0,6%) e totens digitais nos aeroportos (0,3%).
Com a campanha regulamentada na internet, o movimento na web foi intenso e coordenadores das campanhas digitais reconheceram o papel da internet nos resultados. O jornalista Caio Tulio Costa, que dirigiu a campanha online da senadora Marina Silva (PV), então candidata à presidência da República, chegou a afirmar que a web foi responsável pelo segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A entrevista histórica e a pequenez humana

Por Luiz Carlos Azenha

lula-e-blogueiros-241110c

Acabei de assistir à entrevista concedida pelo presidente Lula aos blogueiros sujos.

Gostei das perguntas, de todas as perguntas, inclusive das feitas através do twitter. O presidente tergiversou aqui e ali, não respondeu diretamente à pergunta que tratava do Paulo Lacerda e da Operação Satiagraha e deixou absolutamente claro que sabe exatamente o que a “velha mídia” andou fazendo no verão passado.

Frases dele:

“A raiva deles é que eu não os leio”.

“Sei que durante muito tempo eles torceram para me derrubar”.

“Eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foi dita a meu respeito” [sobre uma futura leitura do que foi publicado].

Achei muito adequada a ponderação que acompanhou a pergunta de Eduardo Guimarães, do Cidadania.

Achei impagável ver o Cloaca no Palácio do Planalto.

Quem diz que a entrevista foi chapa-branca ou não viu a entrevista ou, francamente, é idiota. Leandro Fortes cobrou Lula. Rodrigo Vianna cobrou Lula. Altamiro Borges cobrou Lula. Conceição Oliveira cobrou Lula. Tulio Vianna cobrou Lula. Cloaca cobrou Lula. Infelizmente, devido ao formato, não houve possibilidade de réplicas.

O presidente da República fez duas digressões absolutamente reveladoras, uma delas não provocada pelos entrevistadores: sobre o processo de escolha de juízes do Supremo Tribunal Federal e sobre os seus contatos com o presidente iraniano, Ahmadinejad.

Ou seja, ainda que nem todos os presentes à entrevista fossem jornalistas, conseguiram o que qualquer jornalista quer: informações e ângulos reveladores sobre o presidente da República.

Portanto, a entrevista foi histórica por ser a primeira dada a blogueiros, mas valeu também do ponto-de-vista informativo.

Não é por acaso a ciumeira que notei aqui e ali.

De fato, foi um erro não ter convocado um número maior de mulheres blogueiras. Quem sabe as mulheres não se organizem, agora, para fazer uma entrevista da “turma da luluzinha” com a presidente Dilma.

No mais, eu me senti representado pelos que foram convocados.

Quanto às suposições de que haveria uma “casta” entre os blogueiros, ela é absurda. Vários dos convidados não puderam comparecer à entrevista justamente por não fazerem parte de casta alguma. A grande maioria de nós não ganha um tostão furado na internet; o blog é uma atividade paralela aos compromissos profissionais. No entanto, no Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas o Viomundo comprou uma cota de patrocínio para ajudar a viabilizar a reunião. A intenção era agregar e ajudar gente que, agora, exibe publicamente toda a sua pequenez humana.

PS do Viomundo: A título de esclarecimento, a Conceição Oliveira ganha a vida publicando livros didáticos; a Lemes escreve livros na área de saúde. Eu, Azenha, sou repórter. Todos nós temos filhos, casas ou gatos para cuidar. Todos nós temos uma ou mais pessoas na família com sérios problemas de saúde, que dependem mais ou menos da gente para sobreviver. Em resumo, ninguém aqui precisa ou está em uma ego trip.

Fonte: Blog Viomundo / Luiz Carlos Azenha

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lula dá show de democratização da mídia em entrevista com blogueiros no Palácio do Planalto

lula_blogueirosEste blogueiro, como muitos outros da blogosfera, participou do Chat Live no Twitcam, onde o Presidente Lula concedeu, agora há pouco, uma entrevista a vários blogueiros no Palácio do Planalto.

Lula deu um show e uma aula de democratização da informação ao conceder essa entrevista histórica, onde pela primeira vez um Presidente deste país participa de uma debate com profissionais de uma nova mídia independente e que cresce a cada dia.

A Internet hoje, com essa expansão acelerada está envolvendo cada vez mais o brasileiro que busca a verdadeira informação, sem as distorções e tendências tão comuns na chamada grande mídia tradicional.

O vídeo apresenta um pequeno problema de áudio no início, mas que vai se recuperando no decorrer da entrevista. 

Veja o vídeo da entrevista:

Presidente Lula recebe blogueiros no Planalto

Blog do Rovai

Nesta quarta-feira (24) o presidente Lula concederá a primeira entrevista “da história deste país” à blogosfera. Solicitada por um grupo de blogueiros progressistas, ela já tem as presenças confirmadas de: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Outros dois blogueiros buscam desmarcar compromissos para se integrar ao grupo.

O evento acontecerá às 9h da manhã, no Palácio do Planalto, e será transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, pelos blogs que participarão do encontro e por todos que tiverem interesse de fazê-lo.

Será uma entrevista coletiva, mas também é um momento de celebração da diversidade informativa. Ao abrir sua agenda à blogosfera o presidente demonstra estar atento às transformações que acontecem no espaço midiático e ao mesmo tempo atesta a importância dessa nova esfera pública da comunicação.

Como as coisas na blogosfera são diferentes e mais colaborativas, não serão só os presentes ao encontro que participarão. A coletiva será aberta ao público que poderá participar enviando perguntas pelo chat. O objetivo é garantir o maior grau possível de interatividade.

Por conta dos senões da agenda presidencial, só agora nos foi confirmado o evento e liberada a divulgação. Por isso temos pouco tempo para nos organizar e produzir a repercussão que a entrevista merece.

Contamos com vocês nessa tarefa: divulgando, transmitindo em seus blogs e fazendo perguntas pelo chat.

A blogosfera dá mais um passo importante.

Um passo “nunca dado na história deste país”

PS. Por motivos profissionais e pessoais, o Viomundo não estará presente. Tentará participar, remotamente, por twitcam.

Fonte: Blog Viomundo / Luiz Carlos Azenha

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Para 45% dos internautas brasileiros, redes sociais substituem portais de notícias

Izabela Vasconcelos

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revela que 45% dos internautas brasileiros consideram que as redes sociais substituem as informações dos portais de notícias. Para 60%, as redes sociais oferecem toda a informação necessária para se manter atualizado. O estudo “Many-to-many- o fenômeno das redes sociais no Brasil” foi feito em setembro e divulgado na última semana. O Ibope ouviu mais de oito mil pessoas, em onze regiões metropolitanas do Brasil.

Otimização de tempo

Para Juliana Sawaia, gerente de Inteligência de Mercado do Ibope Mídia, o resultado não vai contra os portais, já que muitas das informações transmitidas pelas redes partem dos próprios sites noticiosos. “A maioria das matérias postadas nas redes são provenientes de algum outro site, portais, blogs, fóruns etc., e muitos veículos de comunicação já possuem páginas e perfis nas Redes. Com essa opção os usuários seguem os assuntos que efetivamente lhes interessam, otimizando o seu tempo em vez de irem diretamente a sites específicos”, avalia.

Informação e relacionamento

Para a gerente do Ibope, o relacionamento nas redes é importante nesse contexto, porque os internautas tendem a buscar com mais frequência as informações de seus contatos. “Um outro fator a ser analisado é que esse fenômeno das Redes fortalece o laço das pessoas que participam dela. Portanto, a tendência é que cada um confie mais nas informações dos seus “contatos” e que busque por elas mais frequentemente do que em um portal de notícia por exemplo”.

Portais x grau de instrução

Apesar de 45% dos internautas considerarem que as redes substituem os portais de notícias, essa aceitação cai gradativamente conforme o grau de instrução do entrevistado, e chega a 22% das pessoas que possuem nível superior. “É interessante ver que quanto maior o grau de instrução, menor é essa dependência das redes”, explica a especialista.

O estudo também mostra que o Orkut é acessado por 91% dos internautas brasileiros, o Facebook por 14%, Twitter 13%, MySpace 2% e Sonico 1%. Desses entrevistados, 74% preferem seguir amigos e familiares, 60% celebridades e artistas, 35% jornalistas e sites de notícias, 26% empresas e profissionais relacionados ao trabalho e 18% empresas/produtos que consomem.

Fonte: Portal Comunique-se