Mostrando postagens com marcador idosos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador idosos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Idosos e pessoas com deficiência terão direito à passagens

A partir do dia 1º de março, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência terão direito a transporte intermunicipal gratuito.

A lei que garante o benefício foi sancionada pelo governador Antônio Anastasia e estabelece a reserva de dois assentos por viagem para os beneficiários. As passagens devem ser compradas com pelo menos 12 horas de antecedência. Será necessária comprovação de renda de até dois salários mínimos, além de laudo médico no caso de pessoas com deficiência.


Com informações da Agência Minas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Lar Bom Jesus em Matipó recebe veículo de convênio com Governo do Estado

clip_image001Uma boa notícia para os idosos do Lar Bom Jesus em Matipó. Na manhã deste sábado a população do município foi surpreendida com uma carreata pelas ruas da cidade que anunciava a aquisição de carro para a entidade através de um convênio com o Governo de Minas. O veículo foi apresentado à comunidade e a cerimônia de entrega das chaves teve também a participação da Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar e uma apresentação do Grupo de Capoeira Corpo e Ginga, com o comando do Mestre Faísca.

O veículo foi adquirido através de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas – SEDESE, através da intervenção do Deputado Estadual Hélio Gomes que atendeu a um pedido do vereador do município Eduardo Moreira.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Lar Bom Jesus, Jésus Cássio de Abreu (Jésus do Zé Estevão) que destacou a importância de um carro para atender as necessidades do Lar.

“Este veículo será muito importante no atendimento aos idosos. Temos que agradecer ao Dep. Hélio Gomes e o Vereador Eduardo Moreira, a todos os nossos funcionários, aos contadores Cássio Darilho e Wellington Cosme pelo empenho em organizar e a manter a regularidade fiscal da entidade que possibilitou que firmássemos o convênio. Temos que comemorar este dia que marca uma nova etapa na administração do Lar Bom Jesus que vem sendo amparada pelo Rotary Club de Matipó através de promoções e eventos que arrecadam recursos para a manutenção dos nossos serviços”, disse Jésus.

Também estiveram presentes ao ato o vice-prefeito de Matipó, Sebastião Luiz Dornelas (Zizi), os vereadores Tique, Roberto e Levi, o líder político, Valtinho de Ornelas, além de populares e dos idosos de Lar Bom Jesus e dos funcionários.

O Lar Bom Jesus de Matipó abriga dezenas de idosos com assistência em saúde, alimentação e muito carinho. A entidade fica localizada no bairro Palhada e está funcionamento há mais de 10 anos. A entidade presta um serviço social importante no município. Nos últimos meses algumas obras de reestruturação física da unidade e também de ampliação foram realizadas.

Com informações do Blog do Willian Chaves

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Idoso é morto a pauladas em Ubaporanga

idoso_pauladasUbaporanga (MG) - Um pedido de empréstimo negado pode ter sido a principal causa do assassinato que vitimou um idoso de 81 anos, na tarde de domingo (08), na zona rural de Ubaporanga. Nicomedes Marcelino Ribeiro foi atingido por três pauladas no Córrego São José.

O principal suspeito foi apontado como sendo Nilson Aparecido da Silva, de 30 anos, encontrado por militares horas após o ocorrido, no distrito de São José do Batatal, também zona rural de Ubaporanga. De acordo com relatos do próprio acusado ele teria ido até a casa do aposentado para pedir um empréstimo, que lhe foi negado. Por causa disso agrediu a vítima a pauladas até a morte.

Nicomedes foi encontrado por vizinhos. Estava caído no chão com diversos ferimentos. Chegou a ser socorrido até o Pronto Atendimento Municipal de Caratinga, onde foi constatado o óbito. Nos bolsos da vítima foi encontrada a quantia de R$ 4,3 mil em dinheiro. Em vistoria em sua casa foi encontrada ainda uma espingarda cartucheira e seis cartuchos deflagrados, além de um punhal, que foram apreendidos. O acusado foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia Civil em Caratinga, onde foi autuado.

Com informações do JVA Online

terça-feira, 26 de março de 2013

Crime bárbaro contra casal de idosos assusta população de Urucânia

PMMGURUCÂNIA (MG) - Três rapazes de 18, 21 e 22 anos foram presos depois de um crime brutal contra um casal de aposentados na cidade de Urucânia, na região de Ponte Nova, na madrugada de sexta-feira, 22. A Polícia Militar localizou os três. Eles foram conduzidos para a delegacia por estupro seguido de morte, lesão corporal e roubo.

A história começou na sexta pela manhã. Policiais foram chamados por moradores dando conta de que havia um senhor ferido em sua casa, no bairro Paulo Giardini. Quando chegaram, encontraram o aposentado de 78 anos, que não enxerga mais, com uma lesão na cabeça. Ele reclamava que não sabia onde estava a companheira, que cuidava dele, e contou que três homens invadiram a casa e os agrediram durante a noite.

Num dos quartos da residência, foi encontrado o corpo da aposentada de 61 anos. A mulher estava caída no chão do cômodo, sem roupas e com vários ferimentos.

PRISÃO

Após o socorro ao aposentado e a retirada do corpo por uma funerária, a Polícia Militar começou levantamentos sobre a autoria do crime. Chegaram a um rapaz de 21 anos. A partir dele, encontraram os outros dois de 18 e de 22 anos.

Os três contaram que se encontraram no alto do bairro na tarde de quinta-feira e um deles contou que havia muito dinheiro guardado pelo casal de aposentados. Eles armaram um plano, invadiram o quintal da casa e entraram por uma telha de fibra transparente no telhado.

O aposentado foi derrubado e bateu com a cabeça no chão. Dois acusaram-se mutuamente e não admitiram quem estuprou e matou a aposentada. O terceiro negou que tivesse participado dos fatos, apesar da indicação dos dois colegas.

Segundo testemunhas a aposentada tinha saúde bastante debilitada. As roupas estavam todas rasgadas, em cena típica de que foi violentada. A perícia esteve no local e não apontou, num primeiro momento, algum sinal de violência que causou o homicídio.

Os autores foram autuados na delegacia de Polícia Civil. O inquérito vai determinar o envolvimento de cada um e a causa da morte da aposentada. O idoso foi encaminhado para o hospital da cidade e permanece internado.

Com informações do Portal Caparaó

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um presente no Dia dos Pais

Com faca de mesa e caneta, médico salva idoso engasgado com carne em Porto Alegre

medico-usa-faca-e-caneta-para-salvar-idoso-engasgado-com-carne-em-restaurante-de-porto-alegre-1344887208572_300x300Uma faca, uma caneta e a destreza de um médico salvaram a vida de um homem de 81 anos que se engasgou com um pedaço de carne, nesse domingo (12), em Porto Alegre. A emergência ocorreu em uma churrascaria, durante comemoração do dia dos Pais. Lutando contra o tempo, um cirurgião que almoçava no mesmo local utilizou o que estava ao alcance das mãos para salvar a vida do homem.

No início da tarde desse domingo, o aposentado José Fernando Pires almoçava com a mulher e a filha quando, no último pedaço de carne, se engasgou. A comida impediu a respiração do idoso, que, angustiado, pedia socorro.

Sem sucesso ao tentar auxiliar o homem com a traqueia obstruída, o dono da churrascaria recorreu a um antigo cliente, um cirurgião-geral, que também almoçava com a família no local.

“Fui ver o paciente pensando que era um ataque cardíaco, algo do tipo, que eu sabia que não tinha o que fazer. Cheguei até ele e todo mundo estava abanando o senhor, uma choradeira em volta dele. Perguntei se ele estava engasgado e ele afirmou com a cabeça”, disse Luciano Bastos Moreira.

Médico há 38 anos, Moreira conta que tentou desobstruir as vias respiratórias do aposentado pressionando seu abdome, sem sucesso. O mesmo ocorreu quando tentou puxar o pedaço de comida com os dedos, sem resultado.

“Então ele desfaleceu. Caiu no chão e ficou estirado. Corri os olhos na mesa e vi uma faca. Perguntei à família dele se eu podia abrir, mas ninguém respondeu. Mesmo se dissessem que não, eu o faria. Peguei e abri com a própria faca de serra. Então ele começou a respirar e a mexer novamente os olhos. Enfim, reviveu”, afirmou o médico.

Em seguida, Moreira pediu uma caneta Bic, retirou o refil e introduziu na incisão o corpo do objeto para garantir a respiração do paciente. “Em meia hora chegou a ambulância. Tentaram colocar uma cânula, mas não foi possível. Então ele foi para o Pronto Socorro com a caneta no pescoço e sob aplausos de todo o restaurante.”

Plateia

Em todos os seus anos de medicina, Moreira avalia que já passou por experiências de extrema urgência, quando foi preciso agir rápido, e o resultado foi a sobrevivência do paciente. Mas a traqueostomia no restaurante nesse dia dos Pais foi especial.

“Já operei casos mil vezes mais complexos, o paciente se salvar e eu ficar muito feliz. Mas com essa plateia toda, não. Já tinha feito traqueostomias outras duas vezes, mas dentro do hospital, quando não dá tempo de levar o paciente até o bloco cirúrgico. Mas dessa vez foi diferente. Eu só tinha uma faca e uma garfo na mão.”

O aposentado José Fernando Pires foi levado ao hospital, onde foi socorrido e liberado pouco tempo depois. Nesta segunda-feira ele está passando o dia em casa, apenas com um pequeno curativo no pescoço.

Pascoal Online, com informações do UOL Notícias -  Cotidiano

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PM de Rio Casca participa das comemorações da Semana do Idoso

pm_rcascaDe 18 a 25 de setembro foi comemorado a Semana do Idoso, com diversas atividades desenvolvidas na Cidade de Rio Casca, organizadas pelo Grupo da 3ª Idade “Arco Iris”, como palestras, chá do vovô, tarde de lazer, caminhada e apresentação musical.

A 118ª Companhia PM – Rio Casca (MG), parceira do Grupo Arco Iris, disponibilizou as dependências do quartel para exposição dos trabalhos de artesanato das oficinas do grupo, tendo um grande número de pessoas passado pelo local para ver a exposição dos trabalhos. Aproveitando a oportunidade, o Sargento Roberson, Comandante do 1º Pelotão, repassou aos visitantes dicas de segurança diversas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Secretaria de Ação Social de Santo Antônio do Grama desenvolve atividades com idosos

Imagem 360A Secretária Municipal de Ação Social de Santo Antônio do Grama desenvolve ações importantes com idosos no município. São encontros que se realizam segundo a secretária Maria de Fátima Ribeiro Lima, no Centro de Referência Assistência Social,  que tem sido um grande parceiro com as oficinas de informática, bordados e tapetes.

No mês de abril o encontro foi em um sitio no município de Santa Cruz do Escalvado, onde o grupo fez várias atividades, ginástica, relaxamento e brincadeiras.

Foi uma experiência sensacional, pois todos os idosos agradaram bastante.

Em breve o município de Santo Antônio do Grama vai inaugurar a nova sede sede do CRAS, onde estarão concentrados todos os programas.

Participaram deste evento Gislene Alves assistente social, Lucimere de Oliveira psicóloga, Douglas Aparecido professor de educação física, assistentes Aline, Marilza, Gláucia, Maria Inês,Vilma e Toni.

Wesley Moreira - ASCOM / Santo Antônio do Grama (MG)