Mostrando postagens com marcador Dia dos Pais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dia dos Pais. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de agosto de 2012

HNSD comemora Dia dos Pais

Ponte Nova (MG) - Na sexta-feira, que antecedeu ao Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês de agosto, o Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, através da Pastoral da Saúde, comemorou a data com todos os colaboradores que são pais. A coordenadora da Pastoral, Renata Albuquerque, convidou as crianças da APAE/Ponte Nova para uma apresentação especial.

Com o Conforto Médico repleto de colaboradores e convidados, as crianças cantaram uma música, recitaram um poema e entregaram, para cada pai, um coração feito artesanalmente. Todas as mães dos alunos que participaram da homenagem estiveram presentes e também disseram palavras de apoio e superação aos pais. Houve, ainda, sorteio de brindes de lojas parceiras: Cinara, Mon-T Modas, Companhia da Moda, Laboratório Dom Bosco e Posto São Jorge. A participação das crianças emocionou a todos os presentes. Foi um momento de festa e confraternização. Uma forma singela e carinhosa de parabenizar a cada um, colaborador, pelo importante papel exercido na vida de um filho e de uma família.

Responsabilidade Social aliada à humanização nas relações é um dos diferenciais do Hospital de Nossa Senhora das Dores. Ser um hospital humanizado significa contemplar, em toda sua estrutura tecnológica, física, administrativa e humana, o respeito à dignidade de cada ser humano, seja ele paciente, familiar ou o colaborador da instituição, garantindo, deste modo, condições para atendimento de qualidade. Engajado na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o Hospital de Nossa Senhora das Dores realiza diversas ações: comemoração dos aniversariantes do mês, Programa Alimente-se Bem, Brinquedoteca para as crianças da pediatria e equipe de voluntários da Pastoral da Saúde que atuam junto ao paciente e seu familiar fazendo orações ou levando palavras de conforto, além, claro, de intervenções junto ao colaborador em datas comemorativas.

Pascoal Online, com informações de Clarissa Guimarães - Assessoria de Comunicação

Um presente no Dia dos Pais

Com faca de mesa e caneta, médico salva idoso engasgado com carne em Porto Alegre

medico-usa-faca-e-caneta-para-salvar-idoso-engasgado-com-carne-em-restaurante-de-porto-alegre-1344887208572_300x300Uma faca, uma caneta e a destreza de um médico salvaram a vida de um homem de 81 anos que se engasgou com um pedaço de carne, nesse domingo (12), em Porto Alegre. A emergência ocorreu em uma churrascaria, durante comemoração do dia dos Pais. Lutando contra o tempo, um cirurgião que almoçava no mesmo local utilizou o que estava ao alcance das mãos para salvar a vida do homem.

No início da tarde desse domingo, o aposentado José Fernando Pires almoçava com a mulher e a filha quando, no último pedaço de carne, se engasgou. A comida impediu a respiração do idoso, que, angustiado, pedia socorro.

Sem sucesso ao tentar auxiliar o homem com a traqueia obstruída, o dono da churrascaria recorreu a um antigo cliente, um cirurgião-geral, que também almoçava com a família no local.

“Fui ver o paciente pensando que era um ataque cardíaco, algo do tipo, que eu sabia que não tinha o que fazer. Cheguei até ele e todo mundo estava abanando o senhor, uma choradeira em volta dele. Perguntei se ele estava engasgado e ele afirmou com a cabeça”, disse Luciano Bastos Moreira.

Médico há 38 anos, Moreira conta que tentou desobstruir as vias respiratórias do aposentado pressionando seu abdome, sem sucesso. O mesmo ocorreu quando tentou puxar o pedaço de comida com os dedos, sem resultado.

“Então ele desfaleceu. Caiu no chão e ficou estirado. Corri os olhos na mesa e vi uma faca. Perguntei à família dele se eu podia abrir, mas ninguém respondeu. Mesmo se dissessem que não, eu o faria. Peguei e abri com a própria faca de serra. Então ele começou a respirar e a mexer novamente os olhos. Enfim, reviveu”, afirmou o médico.

Em seguida, Moreira pediu uma caneta Bic, retirou o refil e introduziu na incisão o corpo do objeto para garantir a respiração do paciente. “Em meia hora chegou a ambulância. Tentaram colocar uma cânula, mas não foi possível. Então ele foi para o Pronto Socorro com a caneta no pescoço e sob aplausos de todo o restaurante.”

Plateia

Em todos os seus anos de medicina, Moreira avalia que já passou por experiências de extrema urgência, quando foi preciso agir rápido, e o resultado foi a sobrevivência do paciente. Mas a traqueostomia no restaurante nesse dia dos Pais foi especial.

“Já operei casos mil vezes mais complexos, o paciente se salvar e eu ficar muito feliz. Mas com essa plateia toda, não. Já tinha feito traqueostomias outras duas vezes, mas dentro do hospital, quando não dá tempo de levar o paciente até o bloco cirúrgico. Mas dessa vez foi diferente. Eu só tinha uma faca e uma garfo na mão.”

O aposentado José Fernando Pires foi levado ao hospital, onde foi socorrido e liberado pouco tempo depois. Nesta segunda-feira ele está passando o dia em casa, apenas com um pequeno curativo no pescoço.

Pascoal Online, com informações do UOL Notícias -  Cotidiano

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Horário de funcionamento do comércio – Dia dos Pais

Ponte Nova (MG) - O decreto no 8.557/2012 (que regulamenta o funcionamento do comércio em Ponte Nova para os dias especiais), assinado pelo prefeito em abril de 2012, já definiu o horário de funcionamento do comércio na véspera do Dia dos Pais, que este ano será comemorado no dia 12 de agosto (domingo).

Conforme o decreto, no dia 11 de agosto (sábado), o comércio está autorizado a funcionar de 8 às 18h.

Pascoal Online, com informações da ACIP/CDL