Mostrando postagens com marcador curso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador curso. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

AMAPI participa de curso sobre Plano de Saneamento Básico em Juiz de Fora

amapi180913O secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, acompanhado da funcionária Verônica Lima/Financeiro e Fernando Leocádio/Engenheiro Agrimensor, participaram de capacitação sobre o “Plano de Saneamento Básico Participativo”, na cidade de Juiz de Fora, entre os dias 9 e 13 de setembro.

O evento foi realizado em atendimento ao Edital de Chamamento Público da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos, para elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, Projetos para Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto Doméstico, Projetos de Otimização de Sistemas de Abastecimento de Água e Projetos de Destinação Final de Resíduos Sólidos, em consonância com os Programas de Saneamento (P11 e P41) do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) da bacia do rio Doce e da UGRH 1 Piranga, com recursos da cobrança pelo uso da água arrecadados pela União e pelo Estado de Minas Gerais.

O objetivo foi o de capacitar gestores e técnicos de municípios com menos de 50 mil habitantes, bem como apoiar na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, em consonância com a Lei Federal n.º 11.445/2007 e Decreto Federal n.º 7.217/2010. Este foi o primeiro de três módulos de capacitação, que pretende mobilizar o país e articular o máximo de apoio aos municípios, principalmente o poder público e a sociedade local, para realização dos planos. A participação social é fundamental para que os planos cumpram o papel de orientar a prestação de todos os serviços de saneamento básico a fim de que chegue a todos os cidadãos, promovendo a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente.

A Associação, após a participação neste curso, irá disseminar o aprendizado a todos os 17 municípios que são filiados, através de CDs-Room que contêm todas as informações necessárias para ajudar na elaboração do projeto. Os próximos módulos acontecerão em novembro e fevereiro de 2014. A capacitação acontece em parceria com o CREA/MG, Funasa e Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ponte Nova é polo de capacitação em assistência social

imagem ilustrativa - aula telepresencial
Com o objetivo de estabelecer parceria de capacitação para gestores e profissionais que atuam no âmbito da assistência social, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), vai sediar encontros do curso Tele presencial, oferecido pelo Governo do Estado.

Dessa forma, o município torna-se polo de capacitação de gestores e técnicos que atuam na área da assistência social. Os encontros técnicos acontecem desde o dia 24 de abril, quinzenalmente, as quartas-feiras, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com previsão de término em setembro.

O secretário da pasta, Hermano Luís dos Santos, entende que Ponte Nova, como sede dos encontros, além de oportunizar a capacitação continua de gestores e técnicos, também vai facilitar o deslocamento dos profissionais, considerando-se que o município de Ponte Nova é de fácil acesso para as cidades adjacentes.

As capacitações anteriores eram oferecidas na cidade de Ubá. Com a modificação, serão encurtadas as distâncias em relação aos municípios circunvizinhos.

Cidades envolvidas

Os 26 municípios classificados como porte I pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e indicados pela Sedese a participarem do polo em Ponte Nova são: Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Araponga, Barra Longa, Cajuri, Canaã, Coimbra, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Miguel do Anta, Teixeiras, Urucânia e Viçosa.

O programa

De acordo com as informações da Sedese, a iniciativa combina um conjunto de aulas tele presenciais, com estudos individuais à distância e seminários orientados por educadores.

A aula tele presencial é uma solução idealizada para qualificar e ampliar a disseminação dos conhecimentos entre os atores da assistência social, em todo o Estado de Minas Gerais.

A prática concilia o potencial das mais avançadas tecnologias da informação com um sistema pedagógico baseado no conceito de rede, privilegiando a interatividade e a pluralidade na construção do saber.

Público-alvo

Técnicos, gestor, conselheiros e representantes da rede sócio assistencial.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Curso de Tukkong em Raul Soares

A Associação AMOR e GRATIDÃO, do Mestre José Carlos (Zeca), trouxe para Raul Soares o Grand Mestre Juarez de Castro, Dr. em Medicina Oriental pela universidade Kyung Hee South Korea, para ministrar um treinamento de Tukkong para os jovens de nosso município.

Veja o vídeo produzido pela TV Visão Alternativa

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Secretaria de Educação lança o Plano de Intervenção Pedagógica no Município de Raul Soares

pip-m2Com atraso, a Secretaria Municipal de Educação, através da professora Mariluce Morais Rocha, comunica que iniciou-se no dia 16 de abril passado, a formação de professores de 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental no PIP-M - Plano de Intervenção Pedagógica Municipal.

O objetivo do curso é atender à meta nacional, onde a prioridade é que todas as crianças deverão saber ler e escrever até os 8 anos de idade.

Esperamos que essa iniciativa se transforme em uma ferramenta a mais para o avanço de um ensino de qualidade para as crianças do município.

pip-m01 pip-m3

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Curso de Qi Gong em Raul Soares

Terapia milenar que tem mudado a vida de milhões de pessoas pelo mundo

curso de Qi Gong

A Associação Amor e Gratidão dirigida pelo Professor Zeca, com apoio da Coordenadoria Municipal de Esportes, oferece aos raul-soarenses o Curso de Qi Gong, ministrado pelo Mestre Juarez, nos dias 27 e 28 de abril, na Fazenda Santana, em Raul Soares. O horário do curso será de 8 às 16h.

O Qi Gong Li surgiu na China, em tempos remotos. Fazia parte das atividades espirituais dos monges. Através do movimento, entravam em níveis diferentes de consciência e integravam-se com a força criativa do universo.

Chegaram os tempos de guerra e de grandes combates.Os mosteiros foram invadidos por guerreiros, que acabaram aprendendo os movimentos e, aos poucos, foram adaptando para suas necessidades, acabando por criar as artes marciais.

Para que serve o Qi Gong

Não se pode realizar o Qi Gong esperando recompensa nem utilidade. O Qi Gong tem algumas funções, que podem ser percebidas por aqueles que praticam essa arte:

- Acalma a mente;
- Ativa as conexões cerebrais;
- Recupera a coordenação motora;
- Harmoniza os sentimentos;
- Regula as funções fisiológicas;
- Regula as funções metabólicas;
- Mantém o ser em alerta;
- Em sua vivência, gera o equilíbrio e a longevidade;
- Leva o ser a fundir-se com a força criadora;
- A serenidade interior gera o equilíbrio entre o hemisfério direito e esquerdo do cérebro.

“ A prática do Qi Gong Li tem como objetivo fundamental desvelar a identidade oferecida a cada um, por essa FORÇA INCOMENSURÁVEL DO UNIVERSO. Constantemente, essa força esta nos oferecendo o que necessitamos para descobrir nossa própria identidade. “

Com informações do Blog Raul EFI Soares

quarta-feira, 13 de março de 2013

LIBRAS para Policiais Militares

Manhuaçu (MG) - Preocupado com a melhoria na prestação de serviço, promoção, inclusão e respeito aos Direitos Humanos dos Surdos, o Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, envidou esforços para que os militares pudessem receber orientações acerca da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, de forma a preparar os policiais para o atendimento de Boletim de Ocorrências que tenha o surdo como envolvido, desta forma facilitando a comunicação entre ambos.


ATENDIMENTO ACESSÍVEL AO SURDO

Na data de 12 de março de 2013, os militares da sede do 11º Batalhão de Polícia Militar receberam o palestrante, Fernando Portes, Professor, Tradutor, Intérprete e Pesquisador da Libras, com mais de 14 anos de experiência na área de educação de surdos e orientação às famílias, que ministrou importante palestra com o tema, “LIBRAS: Oportunizando um atendimento acessível ao surdo” no auditório da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento para um público aproximado de 70 (setenta) policiais.

O palestrante frisou: “Que iniciativas como esta são extremamente proveitosas e que otimizam o valor da LIBRAS e a sua importância no quesito inclusão e respeito aos surdos”.


INFORMAÇÕES INTERESSANTES

Libras no Brasil é reconhecida pela LEI 10.436 e DECRETO 5626 e atualmente faz parte da grade curricular dos diversos cursos de licenciatura;
As pessoas surdas se comunicam mais confortavelmente através da Libra;
Muitos surdos fazem boa leitura labial;
A transcrição estrutural da Libras é diferente do português oral.


INCLUSÃO E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS DOS SURDOS

O Subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Sérvio pontuou em sua fala que: “A Polícia Militar na busca da promoção da Paz Social tem que se ater aos aspectos da contínua melhoria da prestação de serviço, inclusão e respeito aos Direitos Humanos do indivíduo, independentemente de sua condição ou limitação”.

Com informações de Jesse HUDSON de Andrade
Graduando em Educação Física

Educação para a diversidade completa 5 anos e celebra com aula magna em 16 de março

Ouro Preto (MG) - No próximo dia 16 de março, será realizada a abertura do Curso de Aperfeiçoamento Educação para a Diversidade, promovido pela UFOP em parceria com 17 municípios de Minas Gerais e do Acre. Na ocasião, será proferida aula magna com o professor Dr. Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento será realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP a partir das 9h. Ainda dentro da programação, está prevista uma palestra com a Drª Marcia Rocha, co-fundadora da Associação Brasileira de Trangêner@s (ABRAT).

O Programa de Educação para a Diversidade (Proged) foi criado no ano de 2008, tendo como objetivo promover e suscitar ações de formação, especialmente de professores da rede pública de educação básica, para as temáticas dos direitos humanos, da diversidade e da inclusão pela cidadania. O Proged recebe apoio do MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), para ofertar cursos nas áreas temáticas da equidade de gênero, do combate a toda forma de discriminação racial e étnica, da sustentabilidade ambiental, do repúdio à homofobia e de metodologias de intervenção com foco em mudanças a serem operadas nas escolas.

Com a parceria de diversos municípios (veja lista abaixo), mais de mil professores e gestores da rede pública se capacitaram gratuitamente em cursos do Proged, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância. Nos últimos anos, já foram oferecidos cinco cursos, sendo eles: Especialização em Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Raça, Aperfeiçoamentos em Gênero e Diversidade na Escola, Educação para a Diversidade e Cidadania, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis.

Entre outros aspectos de inserção e promoção do conhecimento, foram publicados seis livros, na série chamada "Cadernos da Diversidade", cujo foco é a formação do professor reflexivo e propositivo em relação a problemas escolares muito frequentes na contemporaneidade.

sábado, 9 de março de 2013

Terminam neste domingo as inscrições para o curso “Nossa Cidade”

CITY PORTDe acordo com o organizador, termina neste domingo, 10, o prazo para inscrição no curso "Nossa Cidade".

Este curso é direcionado a técnicas de gestão para resultados aplicados na melhoria da cidade.

Quem se inscrever até este domingo, poderá se beneficiar da concessão de bolsas, que variam de 10 a 90%.

A tabela de mensalidade varia de acordo com o número de inscritos:

15 alunos $ 190.00
16 alunos $ 185.00
17 alunos $ 180.00
18 alunos $ 175.00
19 alunos $ 170.00
20 alunos $ 165.00

Para mais informações sobre o curso, contatar o organizador em Raul Soares: Daniel Junquer (31 9407-2192)

Para se inscrever e pleitear uma bolsa, preencha o formulário em:http://www.surveymonkey.com/s/HL8LP38

www.nossacidade.net
Renato Orozco

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Prefeito de Ponte Nova participa de formatura no CVT

046
O prefeito Guto Malta participou da formatura do curso de Doces e Frutas Cristalizadas, realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O curso, que ocorreu entre os dias 4 e 8 de fevereiro, teve, em seu último dia, a presença do prefeito e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Joaquim Bethônico.

A atividade foi gratuita e ocorreu por intermédio do CVT, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova

Para saber como participar desse e de outros cursos oferecidos, é necessário dirigir-se ao CVT, que está localizado na rua Assad Zaidan, 165, Bairro Palmeiras, embaixo da ponte que liga os bairros Palmeiras e Triângulo. O contato também pode ser feito pelo telefone 3817-7332.

Ascom – Prefeitura de Ponte Nova

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos para a terceira idade

usp_terceiraidadeAgência FAPESP – O programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo (USP), que completa 20 anos em 2013, acaba de lançar o novo catálogo de atividades do primeiro semestre deste ano.

Serão oferecidas 4.319 vagas gratuitas em 322 cursos, entre disciplinas dos cursos de graduação da USP e atividades complementares físico-esportivas e didático-culturais, na capital paulista e nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

O catálogo, que traz a relação completa dos cursos que serão oferecidos no semestre, bem como informações sobre o número de vagas e a existência de pré-requisitos, já está disponível para download em www.prceu.usp.br/portal.php/terceira-idade.

De acordo com a USP, tendo escolhido o curso, é importante que o idoso siga as informações de data, horário e local de inscrição em que é oferecida a atividade, uma vez que as vagas são limitadas.

Para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências das disciplinas. Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Os primeiros cursos para a terceira idade ocorreram em 1993, após a Universidade de São Paulo ter aprovado, no ano anterior, a proposta apresentada pelo Instituto de Psicologia para criação do projeto de Universidade Aberta à Terceira Idade.

Em 20 anos, mais de 100 mil alunos da terceira idade passaram pelo programa, cujo objetivo é promover conhecimento nas áreas de interesse dos idosos e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações.

Só na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na zona leste da capital, onde também é ministrado o curso de graduação em Gerontologia, serão oferecidos 23 cursos em diferentes áreas, tais como informática, inglês, teatro e canto coral.

Mais informações: usp3idad@usp.br e (11) 3091-9183.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Café com Ideias e Curso “Técnicas de Vendas”

acip_cdlAcontece nesta quinta-feira, 30, mais uma edição do “Café com Ideias”. Com todos os lugares já reservados, o tema do evento será: “Aumentando suas Vendas com Criatividade”. O instrutor será José Tarcísio Fagundes de Paula, do Sebrae/MG.

A ACIP/CDL lembra também que ainda há vagas para a segunda turma do curso “Técnicas de Vendas”, que acontecerá de 3 a 6 de setembro. Os interessados podem pegar mais informações no folder que está no site (www.acipcdl.com.br) ou ligar: (31) 3817-2492.

Pascoal Online, com informações da ACIP/CDL

domingo, 5 de agosto de 2012

Militares concluem Curso Especial de Formação de Sargentos

Por Jesse Hudson de Andrade

DSC00393Com o compromisso na Educação Profissional o Décimo Primeiro Batalhão, em Manhuaçu (MG), vem se destacando pela formação de profissionais que vem compondo os mais diversos municípios do Estado de Minas Gerais, uma vez que além do conteúdo acadêmico, composto por 24 disciplinas distintas, cujo conteúdo abrange o que há de mais novo em Polícia Comunitária, Direitos Humanos e atualizações jurídica, cumprindo um total de 686 horas-aula.

Duração de 05 meses

DSC00414Durante o período de curso de cinco meses e dois dias de duração, estendendo-se de 01 de março a 03 de agosto de 2012, e totalizando 686 horas-aula, os discentes participaram de empenhos operacionais em funções executadas por sargentos e atividades auxiliares na 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, recebendo preciosas palestras sobre chefia e liderança, ciências jurídicas, saúde e bem estar, além da oportunidade de realizar uma visita a APAC - Associação de Proteção e Assistências aos Condenados na Unidade de Manhuaçu, recebendo preciosas informações do método apaqueano, desta forma agregando novos conhecimentos sobre outros segmentos que trabalham com Segurança Pública, os tornando novos parceiros para uma Polícia Militar, desta forma uma polícia mais cidadã, com base na filosofia de direitos humanos e policia comunitária.

Beleza, inocência e amor imensurável

Os 50 novos sargentos que irão compor os quadros das diversas Unidades de Caratinga, Ponte Nova, João Monlevade, Manhuaçu e até Ipatinga, tiveram como paraninfo o Major da Reserva Jeremias José Mayrink que salientou em sua fala “... este momento é um marco na vida dos formandos, pois reflete a história de cada profissional e sua prestação de serviço junto as mais diversas comunidades, que merece ser coroada com esta conquista de ascensão a carreira de 3º Terceiro Sargento ”.

Ao contrário dos anos anteriores a formatura aconteceu sob o forte sol da manhã, 09h30, sem perder a beleza, organização e a presença de autoridades civis, militares e familiares que lotaram o pátio para prestigiar o evento. Novidades, além das faixas trazidas pelos familiares em homenagem aos formandos, havia e crianças trajando fardas da PM o que trouxe um brilho diferente a formatura, pela sua beleza, inocência e amor imensurável aos pais e respeito a instituição.

Misto de lágrimas e emoção

03 de agosto, foi a data marcante para familiares e formandos concretizassem um sonho alimentado por anos e de grande ansiedade nos últimos meses de formação. O misto de lágrimas, sorrisos e o dever de ter conquistado mais um sonho de ascensão a carreira foi concretizado na aposição das divisas pelas madrinhas nos formandos e no momento em que viram os formandos marchando com olhar triunfante com os membros da equipe da 195 Companhia de Ensino e Treinamento, Cap. Luciano Reis, Tenente Reis, Sargento Moreira, Sargento Hudson e Cabo Moema. O evento aconteceu no Pátio do 11º BPM e foi presida Coronel PM Geraldo Henrique Guimarães da Silva, Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Luiz Carlos Rhodes de Souza e Paraninfo dos formandos, Jeremias José Mayrink, Major da Reserva.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Curso de qualificação do Programa Cultivar, Nutrir e Educar

Núcleo de Educação a Distância do SES/MG informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Qualificação do Programa Cultivar, Nutrir e Educar. O curso será ofertado na modalidade a distância, por meio do Canal Minas Saúde com início previsto para o mês de agosto.

O Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar é uma das estratégias de integração de políticas públicas e de materialização da Política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional criado pelo Governo de Minas Gerais.

O programa tem como objetivo fornecer subsídios aos profissionais da Educação, Saúde e da Agricultura, visando fomentar a consciência sanitária crítica por meio das ferramentas de educação envolvendo atores estratégicos com ênfase na promoção da saúde e prevenção das doenças para uma população.

Público Alvo:

Professores, Cantineiras e Gestores de merenda das escolas públicas do Estado de Minas Gerais; Agricultor Familiar; Profissionais dos ESF e Fiscais Sanitários.

As inscrições poderão ser realizadas no endereço: http://www.canalminassaude.com.br/ ou por meio do link: http://www.canalminassaude.com.br/cursos/extensao/cultivar-nutrir-e-educar/

Salientamos que não tem qualquer ônus para o profissional.
Em caso de dúvidas, gentileza entrar em contato.
Telefones: (31) 3235-5931 / 3235-5932
E-mail: nead@canalminassaude.com.br

Pascoal Online, com informações de Wesley Moreira – SRS – Ponte Nova (MG)

domingo, 8 de julho de 2012

Titular do Cartório Notas de Vermelho Velho participa de Curso de Atualização em Caratinga


Com o objetivo de prestar o melhor serviço possível à população de Vermelho Velho, a Titular do Cartório de Notas, Nely da Costa Luz faz mais um curso de atualização.

A cidade de Caratinga, localizada na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foi sede do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas, realizado nos dias 30 de junho e 1° de julho.

Mais de 40 registradores e substitutos das serventias de RCPN com anexo de Notas participaram do evento, que aconteceu Vinds Hotel.

O curso foi ministrado pela instrutora Joana Paula Araújo, que trabalhou temas como reconhecimento de firma, autenticação e documentos, ata notarial e escrituras. “O tabelionato de notas possui uma função essencial para a sociedade e para o Judiciário. Temos a função de desafogar o Judiciário. Se há consenso, se há acordo, muita coisa pode ser feita pelo tabelião. Isso é desjudicialização”, declarou Joana em meio a suas explanações.

Já as aulas sobre as escrituras declaratórias, como as usadas nos casos de união estável, emancipação e pacto antenupcial foram ministradas pela advogada do Recivil, Marcela Cristina Cunha.

A registradora civil de Caratinga e coordenadora do Recompe-MG, Adriana Patrício dos Santos, também esteve presente no curso e agradeceu a participação dos registradores da região. “Em nome do Recivil eu agradeço a presença de cada um de vocês. O sucesso deste curso não seria possível sem a participação de tantos registradores”, disse Adriana.

Os Cursos de Qualificação objetivam atender ao maior número possível de serventias e desta forma há um limite de duas inscrições por cartório. Para o curso de Tabelionato de Notas, o Sindicato dá prioridade aos oficiais de Registro Civil com atribuição Notarial. O Recivil faz a confirmação de todas as inscrições.

A cidade de Passos receberá o próximo Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas nos dias 21 e 22 de julho.

Pascoal Online, com informações do Blog Vermelho Velho

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EPAMIG abre inscrições para Curso de Redação Científica

Estão abertas as inscrições para o 4º Curso de Redação Científica que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai realizar a partir do próximo sábado, 14, em Viçosa. São oferecidas 50 vagas, direcionadas preferencialmente para estudantes de Ciências Agrárias e Biológicas. Além do dia 14, as aulas serão ministradas também nos dias 19 e 28 de abril na Epamig Regional Zona da Mata (Vila Gianetti, 47).

O plano do curso compreende os temas preparo de artigo científico, clareza e precisão, concisão, publicando com qualidade, planejamento estatístico de experimentos científicos, preparo e interpretação de tabelas e figuras. As aulas serão no período de 8h às 12h e de 14h às 18h no sábado, 14; de 18h às 20h no dia 19; e de 8h às 12h no dia 28. Os interessados podem se inscrever pelos telefones (31) 3891-2646 e 3899-5223. A taxa de inscrição é R$ 130,00, com distribuição do livro “Dicionário de dúvidas e dificuldades na redação científica” como material didático.

Segundo o pesquisador Rogério Faria Vieira, coordenador do curso, o evento é bastante solicitado em função de vícios de linguagem cometidos durante a redação de artigos científicos e redundâncias que ocorrem nas publicações, às quais o autor muitas vezes não se dá conta. A meta é preparar o profissional para escrever com clareza, concisão e objetividade.

Curso de Redação Científica
Data: dias 14, 19 e 28 de abril de 2012
Local: Epamig Zona da Mata (Vila Gianetti, 47, Viçosa)
Informações: (31)3891-2646 e 3899-5223

Camila Moura – Segov

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AMAPI promove treinamento para formação de líderes

DSC02275Ponte Nova (MG) - Cerca de 40 pessoas de Ponte Nova e cidades da Região, entre representantes do poder público, comunidade e sociedade civil, participam nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de novembro, do Curso de Liderança para o Desenvolvimento Local, promovido pelo Sebrae-MG em parceria com a AMAPI, na sede da Associação. Um dos objetivos é fazer com que os participantes possam identificar fatores e procedimentos que promovam mudanças comportamentais e os transformem em líderes, proporcionando melhoria no desempenho profissional, negócios e realizações junto à comunidade na qual está inserido.

“Em um cenário de mudanças constantes, a qualificação e o aperfeiçoamento dos líderes são essenciais para a sobrevivência das organizações. Ao promover esta capacitação, desejamos que as lideranças possam fazer a diferença dentro de suas comunidades, realizando ações e interações, independente de benefícios financeiros, mas também em busca do resgate de ideais”, explica a consultora do Sebrae-MG, Valéria Imaculada Andrade.

O curso é dividido em quatro módulos: Compreendendo as Mudanças; Visão de Futuro e Quebra de Paradigmas; Aprendendo com Líderes de Sucesso; Vitórias a Conquistar-Plano de Ação. Ao final, os participantes distribuídos em grupos vão formatar um projeto ou plano de ação que trate de um tema de interesse em conjunto para que eles possam aplicar em suas realidades.

A artesã e funcionária da Prefeitura de Jequeri ,Marciana das Dores da Silva está com muita expectativa neste treinamento. “Quero aprender a liderar e me qualificar para ajudar minha comunidade a melhorar nossa qualidade de vida”, diz. Cheia de planos, ela pretende realizar um trabalho  junto ao grupo de artesãos e já atua na Comissão Esportiva do município de Piscamba, onde reside. “Meu objetivo é dar sequência a este trabalho, que pretende tirar os jovens cada vez mais do mundo das drogas e inserí-los na sociedade. Quero mostrar o que Piscamba tem de melhor”, completa.

Assídua participante dos cursos promovidos pelo Sebrae/AMAPI, a artesã Rosemary Neves de Souza Carneiro pretende cada vez mais se qualificar para fortalecer a Associação de Artesãos de Ponte Nova (Asapon) na qual atua e também aplicar o treinamento em sua vida pessoal.

Denise Silva- Assessoria de Comunicação da AMAPI