Mostrando postagens com marcador Juiz de Fora. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Juiz de Fora. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

AMAPI participa de curso sobre Plano de Saneamento Básico em Juiz de Fora

amapi180913O secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, acompanhado da funcionária Verônica Lima/Financeiro e Fernando Leocádio/Engenheiro Agrimensor, participaram de capacitação sobre o “Plano de Saneamento Básico Participativo”, na cidade de Juiz de Fora, entre os dias 9 e 13 de setembro.

O evento foi realizado em atendimento ao Edital de Chamamento Público da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos, para elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, Projetos para Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto Doméstico, Projetos de Otimização de Sistemas de Abastecimento de Água e Projetos de Destinação Final de Resíduos Sólidos, em consonância com os Programas de Saneamento (P11 e P41) do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) da bacia do rio Doce e da UGRH 1 Piranga, com recursos da cobrança pelo uso da água arrecadados pela União e pelo Estado de Minas Gerais.

O objetivo foi o de capacitar gestores e técnicos de municípios com menos de 50 mil habitantes, bem como apoiar na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico, em consonância com a Lei Federal n.º 11.445/2007 e Decreto Federal n.º 7.217/2010. Este foi o primeiro de três módulos de capacitação, que pretende mobilizar o país e articular o máximo de apoio aos municípios, principalmente o poder público e a sociedade local, para realização dos planos. A participação social é fundamental para que os planos cumpram o papel de orientar a prestação de todos os serviços de saneamento básico a fim de que chegue a todos os cidadãos, promovendo a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente.

A Associação, após a participação neste curso, irá disseminar o aprendizado a todos os 17 municípios que são filiados, através de CDs-Room que contêm todas as informações necessárias para ajudar na elaboração do projeto. Os próximos módulos acontecerão em novembro e fevereiro de 2014. A capacitação acontece em parceria com o CREA/MG, Funasa e Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

domingo, 13 de janeiro de 2013

Um homem à frente de seu tempo

João Carlos Bello Lisbôa, foi prefeito de Uberaba, por um curto período, foi eleito pela Câmara Municipal,cumprindo seu mandato de 02 de maio de 1947 até 7 de dezembro1947.


Bibliografia

joaoCarlosNatural de Ipiranga,Vassouras, Estado do Rio de Janeiro. Nascido em 18 de agosto de 1892 e ficou órfão de pai antes de completar um ano. Mudou-se para Juiz de Fora, onde completou seus estudos na Academia do Comércio, entrou para a Escola de Engenharia de São Paulo e depois, para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde terminou o Curso de Engenharia Civil, em 1919, e, no ano anterior, os de Engenharia Industrial, Mecânica e Elétrica. Colou graus também de agrimensor e de Contador.Após o término do seu Curso de Engenharia Civil, foi trabalhar em Ponte Nova MG. Onde por dois anos consecutivos, executou a reforma urbanística da cidade, solucionando os problemas de abastecimento de energia elétrica e de calçamento da cidade. Foi responsável também por várias outras obras entre elas as duas primeiras pontes de concreto armado, ainda lá existentes.Contratado como Engenheiro do Estado, em 5 de agosto de 1922, assumiu, no mesmo ano, a função de engenheiro-auxiliar das obras em Viçosa MG, da hoje Universidade Federal de Viçosa.Casa-se em 1925, com Maria Conceição Damásio, com quem teve seis filhos.

 

Vida Política

Em 1933, viajou durante seis meses a diversos países da Europa e aos Estados Unidos, para entendimentos de intercâmbio. Sobre essa viagem, deixou três volumes manuscritos. Em 1936, deixa Viçosa cuidar de seus empreendimentos como proprietário rural e industrial, atividade exercida pelo resto de sua vida. Prefeito da cidade de Ubá e também Prefeito da cidade de Uberaba, ambas em MG, depois, encarregado do Setor de Agricultura da Coordenação da Mobilização Econômica, durante a Segunda Guerra Mundial, e Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio do Rio de Janeiro.

Veja mais em
http://www.personagens.ufv.br/?area=joaoCarlos
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules/news/article.php?storyid=152

Texto sugerido por José Maria Penna

domingo, 17 de junho de 2012

Poupança Jovem paga bolsas a 1.565 estudantes de Juiz de Fora

Investimentos do Estado destinados aos alunos somam R$ 4,6 milhões

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta quinta-feira (14/06), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, certificados de conclusão das atividades do Poupança Jovem a 9.569 estudantes da rede estadual de ensino dos municípios de Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Sabará e Teófilo Otoni<br />Foto: Wellington Pedro/Imprensa MGLucas Teotônio de Souza, 18 anos, está entre os 1.565 estudantes de Juiz de Fora beneficiados pelo programa Poupança Jovem, do Governo de Minas. Ele aderiu à iniciativa em 2009, aos 15 anos e, hoje, comemora a realização de um sonho: a aprovação para a universidade.

O Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de municípios com alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade social. A proposta do Estado é estimular a capacidade de planejar o futuro e criar melhores condições para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Lucas comprova os resultados positivos que o programa vem alcançando desde que foi criado, em 2007.

terça-feira, 3 de abril de 2012

HNSD recebe o Prêmio Top Quality

Ponte Nova (MG) - Na noite do dia 30 de março equipe do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD foi à Juiz de Fora/MG receber o Prêmio Top Quality Ouro, em cerimônia de gala da empresa MFC Consultoria. O troféu representa todo o trabalho realizado durante um ano após a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, baseado nos conceitos do 5S.

O Projeto SGQ:5S tem a base fundamentada na Ação Dinâmica com técnicas e práticas especiais que geram credibilidade, melhoria das condições do ambiente de trabalho, incentivo à criatividade, exercício da administração participativa, respeito às pessoas e ao Meio Ambiente. O HNSD adotou a harmonia e a sistematização entre os processos físico e moral para o correto desenvolvimento, melhoria contínua e valorização dos talentos humanos. A mudança de atitude é para que haja o aumento da satisfação das pessoas envolvidas e a realização da missão empresarial e pessoal. O programa 5S, originado no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, é baseado em cinco conceitos básicos: seletividade, sistematização, sem sujeira, socialização e saúde.

Este prêmio é a consolidação do trabalho em equipe e da mudança de processos, atitudes e posturas, que irá proporcionar ao HNSD conquistar novos mercados, agregar parceiros, promover crescimento interno e proporcionar qualidade ao cliente e ao colaborador visando um objetivo maior que é a Acreditação Hospitalar e a certificação da qualidade ISO 9001.

Participaram da premiação o administrador Cristian Tassi, a gerente do setor de qualidade, Rosane Grijó, a enfermeira da Nefrologia, Fernanda Rocha, a enfermeira do CTI, Rosemere Barbosa Benício, a gerente de enfermagem Patrícia Trajano, a assessora de comunicação, Clarissa Guimarães, a secretária do bloco cirúrgico Haline Martins e a técnica em enfermagem, Elisandra Mendes Basílio.

Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação

domingo, 4 de março de 2012

Daniela Mercury vai a programa de TV com peça produzida por detentos mineiros

Credito Célia Santos - TV Bahia Globo (1)A cantora Daniela Mercury apareceu mais uma vez vestindo peça produzida por detentos da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, de Juiz de Fora. A artista foi a um programa da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, usando um vestido roxo da marca Doisélles, que coordena a produção de peças com a parceria do presídio.

No dia 14 de fevereiro, Daniela já havia concedido entrevista coletiva sobre o Carnaval 2012 usando um outro modelo fabricado pelos detentos, um vestido vermelho, de crochê, que ajudou a compor figurino de Dona Flor, personagem do escritor Jorge Amado, que faria 100 anos em 2012 e foi homenageado pela cantora durante os dias de folia.

Credito Célia Santos - TV Bahia Globo (2)Além da artista, a apresentadora Angélica também já usou modelo produzido pelos detentos durante programa da TV Globo. A socialite Beth Szafir também adquiriu peças da marca, que mantém um showroom em São Paulo, está presente em 70 lojas multimarcas em todo o Brasil e participa, constantemente, de feiras em Paris e Tóquio.

Os modelos também já apareceram em campanhas publicitárias e todas as peças, sem exceção, trazem uma etiqueta que identifica o trabalho social realizado pela penitenciária estadual e a empresa Doisélles.

Ressocialização de detentos

Os detentos se dedicam oito horas por dia à produção da marca, criada pela empresária mineira Raquell Guimarães, que teve a ideia de buscar mão de obra na prisão, já que não conseguia no mercado. “Normalmente quem realiza esse tipo de trabalho são pessoas mais idosas, senhoras, que não conseguiam se dedicar como precisávamos. Então pensei nessa parceria, mas imaginei mulheres. Quem sugeriu que fossem os homens foi a diretora do presídio”, conta a empresária.

Ândria Valéria Andries Pinto é quem comanda a penitenciária e apostou nos detentos. “Falei com ela que em dez dias a gente ia conseguir provar que eles eram capazes. E deu tão certo que eles até já criaram um modelo”, revela. Os detentos realizam o trabalho desde 2009, quando foram capacitados e aprenderam o ofício.

Pelo trabalho, os presos recebem remição de pena - a cada três dias trabalhados, um a menos no cumprimento da sentença – e remuneração por peça produzida. O principal retorno, no entanto, não pode ser contabilizado: é a oportunidade de começar uma vida nova, ainda dentro dos presídios e penitenciárias.

Camila Moura (Segov)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pedro Galinari Leal Dutra é aprovado em vestibular, em Juiz de Fora

aleal_pedroO raul-soarense e cruzeirense Pedro Galinari Machado Leal Dutra foi aprovado no Vestibular de 2012, no Curso de Direito, na Faculdade Instituto Metodista GRANBERY – Colégio e Faculdade de Juiz de Fora (MG).

Pedro é filho do casal Antônio Leal e Neide Galinari, residentes nesta cidade, que estão muito orgulhosos pela conquista.

Parabéns Pedro, e que esta seja apenas a primeira de várias conquistas em sua vida.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Morre, em Juiz de Fora, Marita Chaves, aos 86 anos

Morreu nesta madrugada, aos 86 anos, Marita Chaves Gouveia, mais conhecida como Marita Chaves. Ela era viúva de Élcio de Melo Gouveia, chamado pelos amigos de "Careca", e deixou dois filhos, Neneco e Regina, e quatro netos.

Ela era filha do comerciante Nico Chaves e D. Margarida. Marita e "Careca" foram proprietários do Hotel Magestic em Raul Soares, na década de 70. Posteriormente, mudaram-se com a família para a cidade de Juiz de Fora, onde se instalaram definitivamente.

Deixa saudades dos bons tempos aos raul-soarenses e muitos amigos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Guarda Mirim vai ser implantada em Matipó

Neste último sábado (06), o Comandante Geral da Guarda Mirim de Juiz de Fora, Dr. Valdir D’Carvalho, veio a Matipó mostrar a importância de um projeto bem estruturado para a cidade, proporcionando o trabalho do menor no mercado de trabalho amparado pela lei nº 9790/99 e decreto lei federal nº 179/2010.

Estiveram presentes à reunião o presidente do Rotary Club, Jésus Cássio de Abreu, representante da Maçonaria, Eduardo Batista Pereira, o Comandante do Destacamento de Caputira, Sargento Wanderson, e o representante da Guarda Mirim de Caputira, Sérgio Lima.

Guarda Mirim Nacional é um conceito desenvolvido pelas Missões Urbanas - Escola Mirim de Prevenção, também designado de programa JCD – Jovens Contra Drogas, que vem se expandindo em toda a região. Já a todo vapor em Caputira e Santa Margarida.

Um dos assuntos abordados foi o problema que a Guarda Mirim da região enfrenta com relação ao Ministério do Trabalho quanto ao trabalho do menor aprendiz.

Com o apoio das autoridades da cidade, este projeto busca tirar o menor do mundo das drogas e prepará-lo para o mercado de trabalho. O coordenador deste projeto ressaltou que os menores em aprendizado distanciam-se do mundo das drogas, pois estarão ocupados com projetos sociais e voluntários, e tornam-se cidadãos com responsabilidade, trabalhadores, buscando um mundo melhor para a comunidade e seus familiares.

Dr. Valdir D’Carvalho, exibiu um vídeo da Guarda Mirim Jovem contra as drogas JCD, também do projeto piloto de Juiz de Fora, lembrando a importância desses projetos na vida dos jovens, e da colaboração dos voluntários que os tornam realidade.

Também foi exibido um vídeo sobre da Guarda Mirim de Caputira, disponível no portal MATIPÓ VIP, onde os mesmos fizeram uma campanha em parceria com a Faculdade Vértix, em Matipó.

A implantação do projeto em Matipó é tema de discussão e já conta com o apoio do Rotary Clube, Maçonaria, PM de Matipó e Caputira. Tal assunto será tratado com mais detalhes em reunião que será agenda para a participação da população de Matipó.

Com informações do Portal Matipó Vip

sábado, 6 de agosto de 2011

Nasce Júlia, neta de Hélcio Gouvêa Filho (Neneco)

Nasceu em Juiz de Fora, no dia 03 de agosto de 2011, com 3,520 Kg e 48 cm, Júlia Gouvêa Dângelo, filha de Laís Ribeiro Gouvêa, a primeira neta de Hélcio Gouvêa Filho (Neneco).

Neneco é filho do saudoso Hélcio Gouvêa (Careca) e da raul-soarense Marita Chaves.

Parabéns à família pelo maravilhoso acontecimento e que a vida ofereça à recém-chegada Júlia toda a felicidade deste mundo!

terça-feira, 29 de março de 2011

Regional MG realizará 1º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento Básico

A Diretoria Regional da ASSEMAE, no Estado de Minas Gerais, representada pela Diretora Tânia Maria Duarte, realizará de 30 de março a 1ª de abril de 2011 o I Congresso Estadual dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto para debater o binômio gestão e qualidade.

O evento acontece em Juiz de Fora, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG.

As inscrições são gratuitas para gestores de serviços de saneamento e já podem ser feitas no site www.assemae.org.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dilermando Rocha: "Dois Tempos - Poesia e Prosa"

dilermando_rocha221110O escritor e poeta raul-soarense, Dilermando Rocha, esteve neste fim de semana em Raul Soares visitando amigos e parentes e, aproveitando a viagem, presenteou este blogueiro com seu último livro "Dois Tempos - Poesia e Prosa ".

O livro é uma coletânea de seus últimos trabalhos, no qual também está incluída a peça teatral "Julgamento de um poeta", obra esta que lhe propiciou a conquista do 1º lugar  do II Grande Prêmio Minas Gerais de Dramaturgia/Teatro Adulto/2006.

Dilermando Rocha Galvão é mineiro de Raul Soares, casou-se em Juiz de Fora, onde mora. Já residiu no Rio e em Brasília. E durante dez anos foi professor no Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires, quando aproveitou para divulgar nossa literatura.

Seu primeiro livro, de poemas sociais, Irmão preto, apresentado por Artur da Távola: "Político, poético, polêmico, pólen, o poeta Dilermando posicionou-se, entrega-se, mergulha no que crê tanto quanto no que pensa e vai mais fundo, ainda, no que sente", e saudado por Florestan Fernandes: "Admirei a amplitude do seu horizonte intelectual e seus compromissos poéticos, políticos e humanos", foi seguido por Água mansa, depois por Palavras singelas e, agora, Passionário - Um livro de paixões. Com Primeiro amor & outros iniciou a coletânea de contos que continuou nos Jardim esquisito e Zoobotânico particular, elogiados por Fernando Py, Duílio Gomes, Mário de Moraes, Nelson de Oliveira, etc. O Julgamento de um poeta é sua primeira peça, que mereceu o Grande Prêmio de Minas de Dramaturgia, completa esta antologia Dois Tempos - Poesia e Prosa, aprovada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura de 2007, que recebeu boa crítica de Moacir Scliar, Almir de Oliveira, Ives Gandra, Renata Pallottini e Plínio Mosca, agora é lançada pela FUNASA.