Mostrando postagens com marcador Guaraciaba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Guaraciaba. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Veículo bate em outros dois e cai em barranco próximo a Guaraciaba

bombeiros_pnovaGuaraciaba (MG) - Nessa terça-feira, 22, por volta das 22h, na MG-120, próximo à cidade de Guaraciaba, o condutor de um veiculo pick-up, Joao Agostinho Ambrósio, 59 anos, da cidade de Viçosa, perdeu o controle da direção e colidiu com um ônibus da empresa Salutaris e um Fiat Idea, vindo a capotar caindo em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros.
 
O Corpo de Bombeiros de Ponte Nova deu os primeiros atendimentos a João Agostinho, que se encontrava na Pick-up, com suspeita de trauma de tórax, trauma de face e escoriações pelo corpo.
 
Os bombeiros, após a retirada da vítima, permaneceram no local para as demais providências de praxe.

Com informações do Portal Unidade Notícias

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Corrida Rústica em Guaraciaba

corrida_guaraciabaA cidade de Guaraciaba realizou a 1ª Corrida Rústica de Guaraciaba - Sem Drogas nas categorias: masculina e feminina. O evento teve mais de 30 inscritos, sendo que os primeiros a se inscreverem ganharam a camisa do evento e todos os corredores ganharam uma medalha pela participação.

O vencedor, na categoria masculina, foi o atleta Hudson Ferreira Lemos, da cidade de Ponte Nova. Segundo nota do diretor do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Guaraciaba, Paulo Roberto Santana Pires, este atleta “Deu uma lição de superação para os demais ao relatar sua batalha contra as drogas e sua superação ao vencê-la, estando há mais de 40 dias limpo” Para o diretor, Hudson “exaltou, assim, o nome e o objetivo da corrida”, finalizou. Em segundo e terceiro lugares vieram: Higor Celvio Ângelo, da cidade de Guaraciaba; e Joaquim Dimas de Oliveira, também de Guaraciaba.

Já na categoria feminina as vencedoras foram: 1º Lugar - Leidilene Bartolomeu Teixeira; 2º Lugar - Josaine Gomes de Resende; e 3º Lugar Cristiane Maria Vilela Pinto Coelho; todas atletas da cidade de Guaraciaba.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

sábado, 6 de julho de 2013

Conferência da Assistência Social em Guaraciaba

clip_image002

A cidade mineira de Guaraciaba, um dos 16 municípios filiados à AMAPI, irá realizar a VII Conferência Municipal da Assistência Social, no próximo dia 12 de julho, das 7h às 12h, no Salão Paroquial da cidade. O evento é aberto ao público e tem como tema: “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

A Lei Orgânica da Assistência Social/LOAS, assim como a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) definem que as conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS. Importante ressaltar que a realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por esta razão, a participação popular e, principalmente a presença dos usuários é fundamental para que as Conferências cumpram as suas atribuições legais.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

segunda-feira, 20 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Evento sobre Educação em Guaraciaba

GuaraciabaA cidade mineira de Guaraciaba, no Vale do Piranga, realizou evento educacional voltado para professores, supervisores, serventes escolares, diretores e demais trabalhadores da Educação. A professora e mestre em Educação, Cleise Aparecida de Souza, ministrou palestra para os presentes com o seguinte tema: “O desejo como passaporte na relação ensino-aprendizagem”.

“A falta de motivação dos professores é uma das principais causas do fracasso escolar. Além da defasagem salarial, outros fatores contribuem para a baixa auto-estima e consequente perda da saúde física e emocional desses profissionais”, analisou Maria das Dores Rodrigues/Secretária Municipal de Educação da cidade de Guaraciaba. Para ela, “o motivo que leva à descrença profissional e pessoal está registrado na mente inconsciente de cada ser humano, portanto vale lembrar que, sem o desejo de ensinar, o professor se depara com alunos que também não possuem o desejo de aprender. E, neste círculo vicioso, a escola brasileira de Educação Básica gera insatisfações e frustrações acadêmicas e pessoais”, ressalta.

“Não cabe aqui criticar, apontar culpados, pois estes fatores não interferem na busca de resultados positivos. Mas, sim, buscar alternativas criativas e inovadoras que proporcionarão bem-estar físico, emocional e espiritual nas salas de aulas. Conhecer os mecanismos do cérebro, desvendar a comunicação intrapessoal e ressignificar crenças é o caminho que encontramos para libertar o profissional da educação de velhos hábitos e condicionamentos”, analisou Maria das Dores.

Ao final do evento a secretária de educação, juntamente com a equipe pedagógica, ministrou oficinas para os professores da rede municipal, que são descritas do Programa de Intervenção Pedagógica/PIC/Alfabetização no Tempo Certo/ATC: Avaliação, Intervenção Pedagógica, Estudos de Caso, Alfabetização e Letramento.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeitura de Guaraciaba entrega casas do Programa Minha Casa Minha Vida

clip_image002A Diretoria da Associação Comunitária GAS - Guaraciaba Assistência Social, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaraciaba, tem o prazer em convidar V. Sª para participar da entrega oficial das casas construídas através do Programa “Minha Casa, Minha Vida Rural – Construção” que se realizará conforme programação abaixo:

DIA: 24/03/2013 – Domingo

HORÁRIO: 10h

LOCAL: SALÃO PAROQUIAL – Praça Santana

10h00min –Abertura e pronunciamento de autoridades.

10h30min –Entrega Simbólica das Chaves.

11h30min – Almoço Dançante – Salão Nobre do Clube Juventus.

(Show com Marcos Vinicius & Rafael)

 

Maria Célia de Sena Gonçalves
Tesoureira da GAS

José Roberto Barbosa Gonçalves
Prefeito Municipal de Guaraciaba

quarta-feira, 20 de março de 2013

Guaraciaba é o 1º município a realizar Conferência das Cidades

guaraciabaCom grande participação popular, o município de Guaraciaba/MG realizou, na última sexta-feira, 15 de março, a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, baseado na temática nacional e estadual. A AMAPI esteve presente ao evento, representada pela Flávia Cabral Senna/Secretária Administrativa.

Na abertura, o Prefeito Municipal José Roberto Gonçalves Barbosa e o vice, Ademar Fernandes Moreira, reforçaram a importância do evento e do tema, conclamando a população a ajudar a identificar os problemas existentes no município e, também, dar sugestões para a solução destes problemas. Disseram também, que após receberem o relatório final com as propostas elaboradas pelos participantes, o mesmo que será encaminhado ao Governo do Estado. “Faremos o que for possível para implementarmos as propostas”, garantiram o Prefeito e o Vice.

Com informações do parceiro Portal Unidade Notícias

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Carnaval em Guaraciaba foi sucesso total

DSC04258Aconteceu nos dias 9, 10, 11 e 12 o CarnaGuara 2012 na Praça Santana, com a participação do povo Guaraciabense e de toda região. Foram 4 dias de muita folia com desfiles de blocos carnavalescos todos os dias.

O Prefeito Betinho Gonçalves e seu vice Ademar do Quito estiveram presentes e anunciaram que para 2014 o carnaval de Guaraciaba receberá mais investimentos da prefeitura para entrar de vez no circuito dos melhores carnavais da região.

67250_525453140809860_1491816135_nOs blocos que desfilaram foram os seguintes: Blocos da Manga, Unidos Maria Chicão, Bloco do Gole, Bloco Tipo Duro, Apresentação do Bloco da 3ª Idade, Bloco dos Cornos e o Bloco da Criançada Estrelinhas. Todos os blocos receberam troféus pela participação.

O Secretário da Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Domingos Pomponi Marim (Minguinho) estava orgulhoso e feliz com a participação de todos na folia e disse que não medirão esforços para que em 2014 seja ainda melhor. Já o assessor de Esportes Paulo Roberto (Bebeto) disse que a folia em Guaraciaba foi sucesso e transbordava de alegria.

DSC04052Quem participou ativamente do CarnaGuara foi a 1ª dama Dalva Barbosa muito feliz e dando total assistência.
O show à parte ficou por conta das bandas que se apresentaram no palco: Agência 4, 1ª Classe, Ponto Com e a Banda Nil fez o encerramento.

A realização do CarnaGuara foi da Prefeitura de Guaraciaba, com o apoio da Câmara Municipal de Guaraciaba e a Secretária Municipal de Cultura , Esportes, Lazer e Turismo.
A apresentação esteve a cargo dos locutores Wesley Moreira e Ronaldo Araújo.

Wesley Moreira - Ascom - Prefeitura de Guaraciaba - MG

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prefeitos de Guaraciaba e Jequeri denunciados pelo MP Federal por fraudes em verbas Federais

prefeitos_julgadosDois prefeitos da Zona da Mata mineira foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por irregularidades na aplicação de recursos de emendas parlamentares para a realização de festas. Eli Dorneles Gonçalves (PR), prefeito de Guaraciaba, e Maria das Dores de Souza Vilas Boas (PMDB), prefeita de Jequeri, foram acusados de fraudar licitações destinadas a contratar empresas para a realização de eventos com verbas do Ministério do Turismo.

As duas cidades foram alvo, há cerca de três anos, de uma série de reportagens do Estado de Minas sobre a atuação em Minas Gerais de um esquema de desvio de recursos do Ministério do Turismo para a realização de eventos, que depois revelou-se ser nacional. Reportagem publicada no dia 24 de julho de 2009 mostrou que as duas prefeituras estavam marcando o pregão para a contratação das empresas para a realização da festas 24 horas antes da realização do evento, desrespeitando os prazos estabelecidos pela Lei de Licitações e levantando suspeitas sobre a possibilidade de a concorrência ser fictícia.

De acordo com a denúncia do MPF, os fatos que levaram à denúncia dos dois prefeitos são muito semelhantes.

Os editais para a contratação da empresa que faria a festa foram publicados praticamente às vésperas da realização dos pregões e previam a contratação de conjuntos musicais já definidos.

“Ou seja, a menos de um mês dos respectivos eventos, as prefeituras publicaram editais já sabendo quais artistas estariam disponíveis nas datas de realização dos eventos, o que demonstra que a própria empresa vencedora da licitação também já havia sido escolhida”, afirma a denúncia.

Em Jequeri, somente uma empresa, a Juninho Araújo Produções Ltda., participou da concorrência para a festa, realizada pela prefeitura em 23 de julho, um dia antes do 1º Festival Cultural do município. A empresa foi declarada vencedora com o preço global de R$ 80,4 mil. Para o MPF, “a ausência de outras empresas a comparecer nesse fictício pregão deveu-se obviamente à extrema proximidade entre sua realização e o início das festividades.

Em apenas um dia, que era o prazo disponível, nenhuma empresa conseguiria montar toda a estrutura de palcos, som, iluminação e tendas, além de contratar todos os artistas a se apresentarem, a menos que já tivesse sido escolhida previamente para ganhar a licitação”.

Em Guaraciaba os fatos ocorreram da mesma forma, embora outras empresas tivessem participado do pregão e tivessem sido desclassificadas pelo pregoeiro sob o argumento de que não possuíam os direitos de contratação das bandas citadas no edital.

Na disputa em Jequeri, a Juninho Produções também apresentou carta com direito de exclusividade das bandas citadas pela prefeitura no edital. A Tamma Produções Artísticas Ltda., de propriedade do ex-prefeito de Caputira, no Leste Mineiro, Jairo de Cássio Teixeira (PTC), foi a vencedora da licitação, também realizada na véspera do evento – a 13ª Festa do Peão de Boiadeiro. Outro fato que chamou a atenção do MPF foi o fato de que ambas as licitações teriam ocorrido antes da assinatura dos convênios com o Ministério do Turismo.

Jairo de Cássio Teixeira já responde a outros processos na Justiça por causa de festas promovidas por ele com recursos de emendas parlamentares.

Pascoal Online, com informações do Portal Unidade Notícias

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Realizada com sucesso a Capacitação de Sala de Vacina em Guaraciaba

IMG_20120712_162042A Secretaria Regional de Saúde agradece a acolhida ao município de Guaraciaba que sediou a Capacitação de “Sala de Vacina”, no período de 09 a 13 de julho de 2012: a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Estadual Padre Dimas, os enfermeiros e técnicos de enfermagem e todos os que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso desse evento.

O curso foi ministrado pela Margarete Diniz Fonseca Vanucci, coordenadora de Imunização da SRS de Sete Lagoas e monitora de “Sala de Vacina”, credenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Estiveram presentes na capacitação de “Sala de Vacina” em Guaraciaba a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mônica Maria de Sena Fernandes Cunha, e de Imunização, Lidiane de Jesus Bento da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova.

Neste encontro, vários municípios foram convidados pela regional: Raul Soares, Jequeri, São José do Goiabal, Paula Cândido, Ponte Nova, Dom Silvério, Santo Antônio do Grama e Guaraciaba.

Pascoal Online, com informações de Wesley Moreira

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Guaraciaba receberá recursos do Minas Solidária para famílias atingidas pelas chuvas

Nesta quinta-feira (14), 124 famílias de Guaraciaba, na Zona da Mata, afetadas pelas fortes chuvas do início do ano irão receber cheques no valor de um salário mínimo. A iniciativa é do Movimento Minas Solidária, que reúne o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec/MG), e os recursos foram arrecadados por meio de doações de cidadãos e empresas em duas contas bancárias.

A entrega de cheques teve início no último dia 29 de maio, na cidade de Além Paraíba, também na Zona da Mata. O vice-governador Alberto Pinto Coelho e a vice-presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) Ana Maria Campos Guimarães, distribuíram os recursos para 137 famílias.

Por definição do conselho gestor dos recursos, formado pelo Ministério Público Estadual, Servas e Cedec/MG, podem receber o valor referente a um salário mínimo famílias atingidas pelas chuvas que estão registradas no Cadastro Único e tenham o NIS – Número de Inscrição Social. No total, o Movimento Minas Solidária arrecadou R$ 772.586,04, depositados em contas no Bradesco e Banco do Brasil.

Nos próximos dias, também serão entregues recursos para famílias cadastradas na Cedec/MG dos seguintes municípios: Brumadinho (34 famílias); Dona Euzébia (29); Guidoval (91); Matipó (14); Paulistas (29); Presidente Bernardes (64); Santo Hipólito (22); e Senador Firmino (32). Para o total das 576 famílias beneficiadas nessa primeira remessa, que reúne 10 municípios, estão sendo destinados R$ 358.272,005.

Entrega de recursos em Guaraciaba

Data: 14 de junho de 2012

Local: Quadra Municipal

Horário: 11h

Obs. Somente o representante da família, registrado no CAD, com seu documento de identificação, poderá receber o cheque.

Mais informações

Servas: Ângela Labanca – 3349-2414 ou 9206-1004 ou Renata Fernandes – 3349-2415 ou 9690-2154

Pascoal Online, com informações de Camila Moura (Segov)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeito de Guaraciaba declara que os prejuízos este ano serão maiores que em 2008

enchent guaraciabaO município de Guaraciaba também foi fortemente atingido pelas cheias do Piranga neste início de 2012. Além do transbordamento do Rio, vários deslizamentos de encostas foram registrados na cidade, que já contabiliza 42 famílias desabrigadas. O prefeito de Guaraciaba e presidente da AMAPI, Eli Dorneles Gonçalves declarou que “infelizmente os prejuízos desta última enchente serão maiores que a de 2008”.

Eli Dorneles Gonçalves esteve reunido nesta quinta-feira, 5, com toda a sua equipe de secretários e assessores para solicitar empenho máximo junto a população de Guaraciaba. “Vamos procurar fazer tudo o que for possível para que a nossa Guaraciaba se restabeleça o mais breve possível desta tragédia”, afirmou. O prefeito guaraciabense disse ainda que espera contar com o apoio do Governador de Minas, Antônio Anastasia, o secretário de Governo, Danilo de Castro, além de outras autoridades estaduais e federais para reconstruir o município.

Informações de Denise Silva (AMAPI) e foto de Nilton de Aquino

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cachaça da Zona da Mata é apresentada em feira nos Estados Unidos

Guara.2A cachaça Guaraciaba, produzida na cidade de mesmo nome, participou, em novembro, da 15º edição da American Food & Beverages Show, em Miami, nos Estados Unidos. O produto foi o único da Zona da Mata que teve a oportunidade de se apresentar no evento, assim como outros 17 das demais regiões mineiras, que, por meio da Central Exportaminas, foram levados para a feira. A Central integra a estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

“Esta feira foi uma grande oportunidade tanto para o aprendizado da cultura exportadora, quanto para a apresentação dos produtos nos mercados norte-americano e caribenho. A participação em uma feira internacional pela primeira vez costuma ser um divisor de águas para os empresários que pretendem inserir sua empresa no comércio internacional”, destaca o diretor da Exportaminas, Ivan Barbosa Netto.

Cachaca GuaraciabaCarlos Bere, que participou da feira com a cachaça Guaraciaba, confirma a importância da visibilidade proporcionada pelo evento. “Foi altamente proveitoso, na medida em que nos proporcionou a verdadeira dimensão de saber onde estamos e quais os caminhos a trilhar. Foi realmente gratificante sentir a satisfação de vários clientes em potencial, saboreando nossa Guaraciaba (Guara Brazilian Rum); seja a ‘branca’, oferecida em caipirinhas, seja nosso produto mais diferenciado, a Premium, envelhecida seis anos em Umburana e oferecida em doses concisas”, destaca.

A Guaraciaba completou, em 2011, 50 anos de mercado, com uma produção anual de cerca de 600 mil litros. José Maria Santana Júnior, filho do produtor que criou a cachaça e proprietário, conta que, hoje, tem 62 funcionários fixos e cerca de 40 durante a safra (junho a outubro). Segundo ele, a clientela é, principalmente, da própria Zona da Mata e Belo Horizonte. “Mas temos clientes também no Rio de Janeiro e São Paulo”, acrescenta.

Além do tempo de mercado, a qualidade da Guaraciaba também é atestada pela certificação do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), que realiza uma auditoria para avaliar as condições de produção da cachaça. Júnior ressalta que, agregado a isso, a empresa tem investido em cursos e melhoria de estrutura produtiva. “Afim de produzir uma cachaça de qualidade gerando emprego e renda para a região, já que essas eram as metas de seu fundador”, revela.

Para ele, a participação na feira americana foi mais um canal para mostrar o produto. “E pode trazer um bom retorno, mas ainda vamos avaliar como colocar em prática e distribuir”, comenta. Carlos Bere reforça a opinião do proprietário. “Na medida em que as logísticas estão sendo trabalhadas, faz-se também necessário termos o produto disponível para entregas periódicas. Fomos apresentados a um público de mais de nove países e pudemos nos inteirar um pouco das suas atividades, para, em um segundo momento, abordá-los devidamente e, possivelmente, encaminhar negócios”, completa.

Americans Food & Beverages

A Americans Food & Beverages reuniu compradores, expositores, fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas de diversos países, que além de conhecer as novas propostas alimentícias e criar uma plataforma de debate e informação sobre o setor, tiveram a oportunidade de promover seus produtos e serviços para os maiores compradores das Américas. Do total de visitantes, 76% eram provenientes do próprio mercado americano.

Entre os temas apresentados em palestras, workshops e reuniões de negócios, se destacaram “Como vender para o mercado americano de food service”, “Apresentação da Rede AS Bryden” (tradicional rede de varejo da região do Caribe com 85 anos e distribuição de mais de 80 marcas globais), “Como vender para Trinidad Tobago e as oportunidades para as empresas brasileiras” e “Regulamento do mercado americano de alimentos e bebidas”.

Além da exposição de produtos, os participantes realizaram visitas técnicas para conhecer a realidade americana de preços, embalagens, gostos e preferências. Também conheceram o maior distribuidor da área de alimentos e bebidas dos Estados Unidos, a Sysco. Foi realizada, ainda, uma visita à Preferred Freezer Warehouse e à distribuidora AP Atlantic.

Exportaminas.NET

Há sete anos atuando como agência de inteligência e promoção comercial para o desenvolvimento das exportações do Estado, a Central Exportaminas tem por meta internacionalizar as empresas mineiras também por meio do mundo virtual. Promover comercialmente as empresas mineiras junto ao mercado internacional, para fomentar a geração de emprego e renda e impulsionar o desenvolvimento no Estado é um dos compromissos assumidos pelo governador Antonio Anastasia.

Durante o evento nos EUA, a Central Exportaminas fez o lançamento internacional do Exportaminas.NET. O portal, inédito no Brasil, é voltado para a promoção comercial das empresas mineiras, sobretudo as de pequeno e médio porte, no mercado internacional. O www.exportaminas.NET integra demandas de compra por parte de importadores internacionais e de venda por parte de exportadores mineiros. De acordo com a secretária de Estado Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, “o portal Exportaminas é um instrumento extremamente útil para as empresas que pretendem iniciar a exportação de produtos”.

Segundo estado exportador

Minas Gerais é, atualmente, o segundo maior estado exportador do País. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, as exportações mineiras atingiram US$ 30,26 bilhões, aumento de 39,1% em relação à igual período de 2010 e superaram a variação das exportações nacionais (+31,1%). A participação sobre o total brasileiro ficou em 15,9%. As importações entre janeiro e setembro de 2011 aumentaram 25,9% na comparação com mesmo período de 2010, totalizando US$ 9,29 bilhões. Enquanto isso, as importações nacionais cresceram 26,3%. As importações do Estado responderam por 5,6% do total brasileiro. O saldo comercial de Minas Gerais foi de U$ 20,97 bilhões no acumulado de janeiro a setembro/2011, enquanto o saldo nacional foi de US$ 23,03 bilhões. Em relação a 2010, registrou-se crescimento de 45,9%.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Representantes da AMAPI prestigiam reunião da Amepi

reuniao-amepiO presidente da AMAPI e prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves e o secretário-executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, participaram dia 18 de novembro, no Parque Nacional do Rio Doce, em Dionísio, do encontro da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), que reuniu também dirigentes da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA) e demais lideranças e autoridades políticas.

Na pauta estava previsto um encontro dos prefeitos com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Carlos Melles, que não compareceu e justificou a ausência. Melles, que ia de helicóptero juntamente com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Jairo Lelis, informou que tiveram que pousar em Itabira e voltar à capital, devido às más condições do tempo. A SETOP esteve representada pelo assessor de Comunicação Social, Miguel Estanislau, que apresentou a estrutura da Secretaria e discorreu sobre os investimentos direcionados à Região.

Durante o encontro, algumas reivindicações em conjunto uniram AMAPI, Amepi e AMVA, como a elaboração de dois ofícios que foram encaminhados ao secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, por meio do assessor Miguel Líbero, solicitando providências na agilização do processo de pavimentação da MG-760, que liga São José do Goiabal a Timóteo e MG-129 e São Gonçalo à Santa Bárbara.

“O Governo de Minas tem mais de 300 projetos para criação de estradas que ainda estão em fase de elaboração de projeto. A MG 760 já está em fase de minuta de revisão. Queremos que ela seja pavimentada, pois vai beneficiar também vários municípios do Vale do Piranga, encurtando distâncias, tornando nossos produtos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia de Campo em Guaraciaba sobre cultura da uva

foto uvaCom a finalidade de divulgar a cultura da uva, que já está sendo plantada no município de Guaraciaba com êxito por 16 produtores, além de comemorar 10 anos de fundação do Banco da Terra, a Prefeitura de Guaraciaba realiza em conjunto com a AMAPI, EMATER e demais parceiros (Governo de Minas, Epamig, Sebrae-MG, Banco do Brasil, Senar/MG, Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaraciaba, Coplacan e UFV) no dia 25 de novembro, o Dia de Campo em Guaraciaba, entre 12h30min e 17 horas, na Fazenda Senhora Santana, de propriedade dos Senhores Rômulo, Aroldo e Jeferson Gomes de Rezende.

A abertura será feita pelo prefeito municipal de Guaraciaba e presidente da AMAPI, Eli Dorneles Gonçalves. Em seguida um representante da Epamig vai explicar como está o cenário da fruticultura no Brasil. Ás 14 horas será mostrada a experiência de Guaraciaba com a cultura da uva.

Haverá ainda explanações sobre as linhas de crédito disponíveis para a fruticultura por parte de um agente do Banco do Brasil, além de depoimentos de beneficiários do Banco da Terra sobre a importância deste Programa para o Vale do Piranga. Também serão realizadas palestras sobre o atual mercado da uva e de como a Lei Geral da Microempresa pode beneficiar o desenvolvimento da fruticultura familiar. Está prevista uma visita as estações: de produção de mudas, plantio de estacas, enxertia e colheita. O encerramento acontece ás 17 horas.

Denise Silva - Assessoria de Imprensa da AMAPI

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quinze pessoas são presas por suspeita de tráfico de drogas na região

Segundo polícia, quadrilha agia em Ponte Nova e Guaraciaba.
Dois adolescentes foram apreendidos durante a ação.

Quinze pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos, nesta quinta-feira (27), em uma operação contra o tráfico de drogas em Ponte Nova e Guaraciaba, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. A ação dos policiais foi realizada após um ano de investigações. A Polícia Civil informou que a Justiça emitiu 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão para as cidades.

Durante as buscas, um adolescente de 16 anos foi apreendido. O menor levou os policiais até o irmão mais velho, que foi preso. Na casa dele, a polícia apreendeu uma moto.

A operação começou durante a madrugada e percorreu diversos bairros. Noventa policiais participaram da ação. Os presos foram levados para a delegacia em um ônibus da polícia.

De acordo com a polícia, três suspeitos estão foragidos. Ainda segundo informações da corporação, um deles é responsável pelo fornecimento de drogas aos traficantes da região. A polícia informou também que, desde o início das investigações, 42 pessoas foram presas por suspeita de tráfico de drogas em Ponte Nova e Guaraciaba.

Fonte: G1