quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Procon em Minas faz campanha de alerta contra golpe da carta contemplada

Quando o cliente entra em contato, o suposto vendedor o convence a depositar certa quantia para garantir a transação e depois desaparece

imageUma campanha do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais alerta o consumidor para um golpe antigo, mas que ainda faz vítimas no Estado.


É o da carta contemplada de consórcio, que funciona da seguinte forma: o golpista anuncia nas redes sociais ou até via e-mail, a venda de uma carta de crédito por preço bem inferior ao valor pago pelo titular, e com a promessa de repassar o bem para o comprador. Quando o cliente entra em contato, o suposto vendedor o convence a depositar certa quantia para garantir a transação e depois desaparece. Apesar da relação de consumo, o golpe é também um típico caso de estelionato. Por isso, o Procon orienta o consumidor a procurar a Polícia Civil.

Segundo o Procon, a transferência da titularidade de consórcio não é proibida, mas é preciso se cercar de alguns cuidados para evitar cair em armadilhas. A primeira dica é desconfiar de promessas altamente lucrativas. "Muitas vezes o consumidor se empolga com a ideia de um ótimo negócio e acaba agindo impulsivamente, sem pensar que pode estar sendo enganado", alerta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.

Além disso, segundo Barbosa, antes de autorizar a transferência da cota, as administradoras de consórcio fazem uma avaliação da capacidade financeira do comprador. Ou seja, não basta fechar o negócio com o titular, é preciso ser aprovado pela administradora. Esse é mais um motivo para não se adiantar qualquer pagamento.

Como se proteger

Confira se a instituição que administra o sistema é autorizada pelo Banco Central. A lista pode ser consultada no site do banco.

Somente o participante do grupo de consórcio pode repassar sua titularidade para outra pessoa. Mesmo que haja a intermediação de uma empresa, o titular precisa ser devidamente identificado e reconhecido pela administradora.
Na hora de assinar o contrato, exija que isso seja feito na sede da administradora. O vendedor deve entregar todos os recibos das parcelas já pagas.

Solicite ao vendedor ou à própria administradora uma cópia da ata da assembleia na qual a cota foi contemplada.

Falsas promessas para ser contemplado

O Procon alerta ainda para uma prática comum no setor de consórcio, que não é considerada golpe, apesar de ser abusiva. É a falsa promessa utilizada por alguns vendedores para conquistar o cliente. Muitos dizem que o consumidor será contemplado com o bem logo nas primeiras assembleias, bastando para isso dar um lance de determinado valor.
"Não é possível saber com antecedência quantos lances haverá em uma assembleia e nem o valor de cada um. Pelas regras do consórcio, apenas o lance mais alto é contemplado, além do sorteio", reforça o coordenador do Procon.

Nesse caso, os consumidores que se sentirem lesados podem recorrer ao Procon do seu município. Em Belo Horizonte, o Procon Assembleia funciona em duas unidades: Espaço Cidadania (rua Martim de Carvalho, 94 – Santo Agostinho) e Casa do Consumidor (rua Goitacazes, 1.202 – Barro Preto).

Com informações da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.