quinta-feira, 6 de abril de 2017

Rádio Cidade divulga Ofício enviado por secretários de saúde da microrregião de Caratinga

oficio-caratingaA Rádio Cidade recebeu um ofício assinado pelos secretários de Saúde da microrregião de Caratinga na tarde dessa quarta-feira (5). As questões colocadas partem dos representantes das cidades de Vargem Alegre, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Vermelho Novo, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Entre Folhas.

 

O ofício é, de acordo com os secretários, uma resposta às matérias apresentadas pelos veículos de comunicação de Caratinga. No entendimento dos secretários, algumas informações divulgadas não estariam correspondendo à realidade. Com este documento, eles pretendem esclarecer, algumas questões.

Segue o ofício na íntegra:

Prezados,

Fazemos a gentileza de vos orientar acerca das recentes veiculações sobre o assunto PAM (Pronto Atendimento Microrregional) e HNSA (Hospital Nossa Senhora Auxiliadora). Posicionamos-nos terminantemente contra as informações apresentadas e fornecemos as seguintes:

- Município de Caratinga NÃO arca com despesas e muito menos com atendimento dos outros municípios. Ele por obrigação de município polo gestão PLENA repassa os recursos estaduais que são direcionados para os demais municípios;

- Todas as reuniões agendadas para o assunto em pauta tiveram participação unânime dos demais municípios e quórum para tomada de decisões;

- Pedimos que se apresente a adimplência do município polo CARATINGA, uma vez que a mídia só tem divulgado a inadimplência dos demais.

- Considerando que o HNSA é a referência da Microrregional para urgência e emergência, fica impossibilitado o remanejamento de tais serviços para outra instituição que não possui alvará para INTERNAÇÃO e habilitação no SUSFÁCIL.

Para melhor avaliação e acompanhamento de possíveis irregularidades e/ou situações inusitadas que possam vir a ocorrer, solicitamos que se busque informações coerentes e imparciais.

Rádio Cidade

Quanto aos pontos colocados neste ofício, afirmamos que:

1. Nunca dissemos que Caratinga paga despesas de outros municípios na área da saúde. Porém, por mais de uma vez, a direção do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora disse que o déficit gerado pelo Pronto Atendimento Microrregional, PAM, era atribuído à inadimplência de boa parte dos municípios que mandavam seus pacientes e não repassavam a verba acordada para esse fim. Na semana passada, o presidente da mesa diretora do HNSA, Dom Emanuel Messias, destacou que apenas quatro, do total de treze cidades, estavam em dia.

2. Na matéria produzida pela emissora no último dia 30, citamos a reunião de prefeitos sem, no entanto, discriminar que municípios participaram e quais não compareceram. Na ocasião, o prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis, se dispôs a dar entrevista e falou da intenção de continuar sendo atendido pelo hospital.

3. Sobre a adimplência/inadimplência de Caratinga com relação aos repasses do hospital, Dom Emanuel Messias discriminou, detalhadamente, em entrevista coletiva, quais eram os débitos e verbas que estariam atrasadas. Após veiculação da entrevista, a Prefeitura de Caratinga se manifestou, por meio de nota. A nota também foi divulgada.

4. Nenhuma matéria da Rádio Cidade afirmou que os municípios da microrregião deveriam se conveniar ao Casu. Sempre dissemos que as cidades iriam optar pela forma de atendimento que lhes fosse mais conveniente.

A orientação dada em uma postagem a título de utilidade pública, publicada nesta página no dia 4 de abril, às 16h47, foi para encaminhamento DIRETO ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de pacientes traumatizados (urgência e emergência), independente da cidade de origem. A única ressalva feita foi para atendimento de casos clínicos, que devem ser tratados nos próprios municípios, de acordo com a orientação das secretarias municipais de Saúde. Casos clínicos, conforme informado pelo hospital e pelo Casu, não serão atendidos em Caratinga, a não ser que o município tenha convênio para tanto.

Destacamos que, para a Rádio Cidade, as postagens feitas no Facebook são objeto do MESMO ZELO empregado nos noticiários que você ouve na 89,1 FM e nas matérias publicadas no site da emissora. Reafirmamos que, como veículo de comunicação, temos ciência da responsabilidade de INFORMAR o ouvinte da forma mais clara e precisa possível. Se errarmos, vamos reparar o erro.

Nossos canais na Internet e nossos microfones estarão sempre disponíveis para todas as partes interessadas, sem distinção ou favorecimento a quem quer que seja.

Com informações da Rádio Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.