sexta-feira, 7 de abril de 2017

Minas está sem novos casos de febre amarela desde 14 de março

A estabilização no número de notificações se deve principalmente às ações de prevenção e controle realizadas pelo estado e municípios através da vacinação

imageSecretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nessa quarta-feira (5) que não registra novos casos prováveis de febre amarela desde o dia 14 de março.

 

Para a SES, a estabilização no número de notificações se deve principalmente as ações de prevenção e controle realizadas pelo estado e municípios através da vacinação, controle vetorial, a vigilância e a investigação dos casos humanos e epizootias (morte de macacos).

Neste ano, quando começou o surto que atingiu o estado, foram notificados 1.124 casos, dos quais, 392 foram confirmados e 491 descartados. De acordo com a secretaria, 241 casos seguem em investigação. As mortes confirmadas por febre amarela são 140. Outros 53 óbitos seguem em investigação e 11 foram descartados. As cidades com maior número de ocorrências de casos e mortes por febre amarela ficam nos vales do Mucuri e do Rio Doce.

As vacinas contra a febre amarela permanecem disponíveis nas unidades de saúde e devem ser tomadas pelas pessoas que ainda estão sem a imunização. A vacina é obrigatória para pessoas que vão viajar nos próximos feriados para áreas suscetíveis à transmissão da doença. As doses têm efeito por dez anos. Ao fim desse prazo deve ser tomada uma segunda dose de reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.