quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Padre de Oratórios é preso acusado de pedofilia

imageA PM de Ponte Nova, cumprindo determinação do Ministério Público realizou nessa quarta-feira (22), operação de busca e apreensão em Oratórios, que culminou com a prisão do pároco Paulo César Salgado .

 

 

imageSimultaneamente, foram cumpridos outros mandados em Belo Horizonte, Rio Casca e Matipó, obtendo êxito na prisão de um grupo envolvido em roubo, receptação e comercialização de imagens sacras.

Segundo a assessoria de Comunicação Organizacional da PM, “ACO”, denúncias de populares da cidade de Oratórios apontavam que o padre da cidade, Paulo César Salgado, estaria pedindo muito dinheiro para os fieis e que esses recursos não estariam sendo aplicados na igreja. O Ministério Público iniciou as investigações, que duraram cerca de dois meses.

imageDurante as investigações, foram obtidas provas de que o pároco estaria envolvido em uma rede criminosa de roubo, receptação e comercialização de imagens sacras, além de envolvimento em crime de pedofilia, na cidade.

Segundo a PM, além do Padre foram presos Vladimir Gomes Magalhães, que é secretário do Pároco na cidade; Sebastião Moreira de Souza, em Matipó, e o advogado Vinícius Cezar Gomes Brandão, em Rio Casca.

A Assessoria de Comunicação Organizacional da PM informou que existem provas suficientes contra o Padre, e que durante as buscas em sua residência, os militares apreenderam vários materiais, imagens e certa quantia em dinheiro, que serão analisados para apurar a origem.

De acordo com a ACO da PM, todos os envolvidos tiveram a prisão preventiva decretada, e que o MP analisará as provas e materiais de pedofilia encontrados com o pároco.

Em seu site, a Arquidiocese de Mariana divulgou a seguinte nota:

“Na manhã desta quarta-feira, ocorreu em Oratórios-MG a prisão do Padre Paulo César Salgado, Administrador da quase paróquia de São José, nessa cidade, motivada por acusações de ordem administrativa e moral. O referido sacerdote encontra-se no Complexo Penitenciário de Ponte Nova.

Por medida cautelar, a Arquidiocese de Mariana decidiu afastá-lo do exercício do ministério, enquanto aguarda o resultado da apuração dos fatos e a sentença judicial no foro civil e no foro eclesiástico.

A Arquidiocese de Mariana está disposta a colaborar com a Justiça em tudo o que for necessário para a elucidação dos fatos.

O cuidado pastoral e administrativo da quase paróquia de São José, em Oratórios, será confiado temporariamente ao Pe. Wander Torres Costa, Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Ponte Nova.

Lamentamos profundamente esses fatos que ferem o Corpo Eclesial, escandalizam a comunidade cristã e geram desencanto e repúdio.

Por intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, Padroeiros desta Arquidiocese, imploro que venha em nosso auxílio o amor misericordioso de Deus.

Mariana, 22 de fevereiro de 2017

+Geraldo Lyrio Rocha”

Padre Paulo César Salgado foi nomeado em 2015 pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio como administrador da Paróquia de São José, em Oratórios. Ele já oficiou em outras cidades da região, como em Piedade de Ponte Nova, onde teve uma passagem bastante conturbada, também.

Com informações e fotos do Jornal Listão

5 comentários:

  1. PQP ,pe paulo passou por roçuares nos anos 80 e foi na minha opinião um bom bom sacerdote.Seus coroinhas devem esta em alerta .Vamos esperar as investigações.
    ps. não fui coroinha dele
    joao luiz

    ResponderExcluir
  2. Sou católica mas como sei que este tipo de coisa acontece a anos nunca deixei meu filho ser coroinha em igreja.Infelizmente a mente do homem é suja,por isso a igreja tem que ser a favor do casamento para os padres,ah mas pensando bem a safadeza de alguns homens existe em todo lugar.

    ResponderExcluir
  3. Discordo do Joao Luiz e da anonima acima, pois quando ele passou por Raul Soares nao houve nada. Nao podemos generalizar, pois fui coroinha muitos anos aqui de um padre muito serio, honesto e santo. Como catolicos que somos devemos ouvir o que o Cristo nos diz e viver a Sua Palavra que nos ensina a misericordia, entenda bem para nao confundir com conivencia. Essas sao as pessoas que mais necessitam de nossa oraçao. Quanto ao crime deve ser investigado e pudido de acordo com a lei foi por isso que o arcebispo divulgou uma nota de esclarecimento. Mas por hora rezemos, pois Deus nos ajudara a ter misericordia.

    ResponderExcluir
  4. SEGUNDO INFORMAÇÕES NÃO E O MESMO Pe QUE TRABALHOU EM RAUL SOARES.?

    ResponderExcluir
  5. Isso é imperdoável. Ele é um líder esperitual. Deveria estar trabalhando para Deus (Jeová) não para o diabo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.