quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Depois da tragédia, treinamento para situação de emergência

imageO recente informativo “Papo Aberto”, da Usina Hidrelétrica/UHE de Candonga  informa que, durante o mês de dezembro, a população de comunidades localizadas abaixo da barragem (numa distância de até 75km), no rio Doce, receberam informações sobre o Plano Conjunto de Ação Emergencial da UHE.

Neste contexto, moradores de áreas rurais dos municípios de Rio Casca, São José do Goiabal, Sem Peixe e São Domingos do Prata foram orientados sobre o procedimento de evacuação em caso de emergência. Atuaram equipes da Defesa Civil de cada Município, com apoio do Consórcio Candonga e da mineradora Samarco.

Note-se que, desde novembro, a Samarco promoveu eventos de simulação de emergência com moradores das comunidades de Mariana e Barra Longa (foto). O trabalho faz parte do plano de ações para o período chuvoso elaborado pela Fundação Renova e foi coordenado pela Defesa Civil desses dois municípios.

O objetivo foi preparar a população, por meio de exercício prático, sobre como agir em caso de emergência e avaliar os procedimentos e recursos previstos, a exemplo das sirenes no sistema de alerta. “O simulado também permitiu capacitação e treinamento das equipes que atuarão em eventuais atendimentos de urgência”, como informou, na época, a Fundação Renova.

Em Mariana, as atividades ocorreram nos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Pedras, Borba e Campinas, envolvendo 300 pessoas. Em Barra Longa, 500 pessoas participaram da ação na sede do município e nos distritos de Gesteira e Barretos.

O tempo para evacuação e chegada dos moradores nos pontos de encontro variou entre 15 minutos e uma hora, prazo suficiente e adequado para que possam manter-se seguros numa situação real de emergência.

Com informações da Folha de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.