segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Audiência judicial “Operação Boi Bandido” durou 13 horas

imageEncerrou-se, às 22h dessa quinta-feira (16), a audiência de instrução e julgamento dos dez indivíduos presos preventivamente desde 18/11/2016, sob acusação de integrarem quadrilha especializada em furto e roubo de gado em Jequeri (MG).

A partir das 9h, no Fórum de Jequeri, a juíza Danielle Rodrigues da Silva ouviu todos os acusados, bem como testemunhas de defesa e acusação.

Para tanto, instalou-se grande movimentação no entorno da sede do Judiciário, incluindo pessoal e viaturas da Polícia Militar e do Complexo Penitenciário de Ponte Nova.

A prisão decorreu da “Operação Boi Bandido”, desencadeada pela Polícia Militar a partir de investigação do Serviço de Inteligência e inquérito concluído pelo delegado Mauro Ricardo Guimarães Pinho/Jequeri. O grupo foi denunciado à Justiça pelo promotor Vander Ângelo Diniz.

A próxima fase do processo será a análise pelo Ministério Público, cujo prazo é de 15 dias para repasse das denúncias aos advogados, para que estes possam apresentar suas respectivas defesas.

Os defensores também têm prazo de 15 dias para registrar suas argumentações. Vale ressaltar que o Judiciário entra em recesso no período carnavalesco, levando o esgotamento dos prazos para meados de março. Assim que os advogados concluírem a defesa dos réus, a juíza deve publicar sua sentença, provavelmente no final de abril.

Entre os suspeitos, está o vereador eleito José César dos Reis Carvalho (César Silvério/PDT), 44 anos, que, segundo o inquérito policial, atuaria pela viabilidade da organização criminosa, articulando ações e contratando advogados para quem fosse incriminado.

Segundo os autos, “há, em conversas gravadas, contato dele com políticos na busca de apoio de pessoas influentes, como juízes, desembargadores, deputados etc., para - via tráfico de influência - viabilizar benesses para os demais integrantes da quadrilha”.

Os demais réus são estes: Adimar dos Reis Carvalho (Adimar Silvério), 42 anos; Josimar Efigênio Ribeiro de Castro (Zimar), 30; Carlos Deon Guimarães, 45; Marcelo Sampaio da Silva (Marcelo do Maninho), 22; Agnaldo Teixeira Rodrigues, 36; Cleidinaldo Júnio Sampaio, 27; Vinícius Anastácio Israel Botelho de Oliveira (Vinícius Piranga), 23; Neomar Ribeiro de Castro (Mazinho), 22; e Adílson Teixeira Rodrigues, 40.

Com informações da Folha de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.