quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Minas Gerais terá verão chuvoso e clima mais ameno nesta temporada

As causas do clima mais ameno, segundo a meteorologista Ruany Gomes Xavier, da Cemig, são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña

imageCom a chegada do verão, às 7h44 desta quarta-feira (21), a população pode esperar, nos próximos meses, um clima mais ameno para a estação mais quente do ano, que será marcada por chuvas intermitentes, com aumentos esporádicos de temperatura entre as precipitações, mas com pouca possibilidade de chuvas de granizo.

 

Outra característica dessa estação é a duração mais longa dos dias.

As causas do clima mais ameno, segundo a meteorologista Ruany Gomes Xavier, da Cemig, são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña. “As temperaturas da superfície equatorial do Oceano Pacífico central e oriental estarão ligeiramente abaixo da sua média histórica, próximas à sua normalidade, criando as condições de temperatura sem influências externas, ou seja, não há previsão de calor e seca excessivos para o período, como ocorreu nos últimos anos”, explica Ruany Xavier.

Entre dezembro, janeiro e fevereiro, a chuva deve ficar ligeiramente acima da média nas áreas do Triângulo, Oeste, Noroeste, Sul de Minas, Centro-Sul e Zona da Mata. No Leste, são esperadas chuvas ligeiramente abaixo do volume normal. As temperaturas ficam dentro da normalidade em todas as regiões de Minas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), espera-se que as chuvas fiquem próximas à situação normal para o período entre dezembro e fevereiro e que, ao longo de janeiro, elas ocorram de forma bem distribuída durante todo o mês. De acordo com Ruany Xavier, as temperaturas da RMBH ficam dentro da normalidade, sem excessos. A nova estação, que tem início neste dia 21, vai se estender até o dia 20 de março.

Energia

Entre hábitos que podem ser adotados sem perda do conforto no verão e atenuar o consumo de energia elétrica, técnicos da Cemig orientam a respeito da necessidade da mudança da chave de temperatura do chuveiro. O equipamento é um dos que mais consomem energia, devido à sua potência. A mudança do seletor da posição “inverno” para a posição “verão”, leva à redução da potência do equipamento em 30%, o que proporciona economia no consumo residencial em 10%. Além disso, como os dias são mais longos nesta estação do ano, os consumidores podem aproveitar a iluminação natural e diminuir a utilização das lâmpadas.

Com informações do Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.