terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Em Manhuaçu, Defesa Civil orienta moradores: não esperem para tirar móveis de locais baixos

image"Situação é preocupante em Manhuaçu" - o alerta foi dado pela Coordenadora de Defesa Civil, Vininha Nacif, na tarde dessa segunda-feira (5). O nível das águas do rio Manhuaçu continua subindo durante todo o dia e está chovendo nas regiões de São João do Manhuaçu e Luisburgo (cabeceiras).

 

Segundo ela, a população deve ficar em alerta total. "Pedimos a população que se previna de ser surpreendida com alagamentos no período noturno. Tudo é mais difícil durante a noite. Então, estamos solicitando que retirem móveis e outros objetos de áreas que são facilmente alagáveis. Temos previsões de chuvas fortes em São João do Manhuaçu e Luisburgo para a noite e, horas depois, o nosso rio subirá aqui. Então, é melhor retirar móveis e colocar em terraços ou cômodos mais altos. Não podemos garantir que não vai ter enchente".

Vininha ainda pontuou que os moradores sabem os limites do rio em relação a suas casas. Há uma previsão de que amanhã (terça) e na quarta, chova um pouco menos. "Isso tudo é no campo da previsão e não da certeza. Nós vamos trabalhar com o cenário com muita chuva, mas torcendo para que não se confirme a previsão do tempo. Pedimos a toda a população que não fique esperando. Retirem os móveis dos locais mais baixos. Estamos em estado de alerta e muito preocupados com as próximas horas", contou.

Em vários pontos da cidade, como as ruas Josias Breder, rua Júlio Bueno – na altura do Parquinho – e ruas Francisco Fialho na Baixada, além da Maria Alexandrina, no Engenho da Serra e trechos do Bom Pastor - já têm registro de alagamentos.

Moradores das localidades ribeirinhas devem ficar atentos já que choveu bastante durante a madrugada e todo o dia dessa segunda, inclusive nas cabeceiras do rio Manhuaçu e seus afluentes, e a previsão é de continuidade da chuva. "Não queremos alarmar a população, mas é um estado de atenção. Todo morador de beira rio e de encosta deve ficar atento e adotar medidas de precaução", orienta.

A Defesa Civil informou também que tem registrado vários chamados durante esta segunda-feira, a maioria para realização de vistorias por causa de barrancos.

A central da Defesa Civil está de plantão para atendimento das ocorrências na cidade relacionadas à chuva. Problemas em relação a inundações com a cheia do rio ou deslizamentos de barrancos e ameaças devem ser comunicados pelo telefone 3339 2741 e 3339 2740. A Defesa Civil atende também no celular 99134 4503. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Com informações de Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.