quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Abertas as inscrições para o Programa de Treinamento Técnico no Japão

Província de Yamanashi, estado irmão de Minas Gerais, oferece bolsas para treinamento no Japão. Interessados têm até 18 de janeiro de 2017 para se inscreverem

imageEstão abertas - até o dia 18 de janeiro de 2017 - as inscrições do Programa de Treinamento Técnico no Japão, oferecido aos cidadãos de Minas Gerais como fruto da cooperação internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi em 1973.

 

O programa viabiliza bolsas para que pessoas de diversas regiões do mundo sejam submetidas a um intensivo treinamento no Japão. Desde o seu início, já foram beneficiadas mais de 1.300 pessoas de 36 países.

O programa oferece duas bolsas de treinamento, sendo uma delas para servidores públicos e outra para quem não é servidor público.

Para participar, o candidato precisa preencher os formulários disponíveis abaixo e entregá-los na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cidade Administrativa, 1º andar – Edifício Gerais.  

Bolsa para servidor público

O programa terá duração de 8 meses, com início em 21 de maio de 2017 e término em 20 de janeiro de 2018. 

Para participar, o candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 20 e 39 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de servidores públicos:

- LGOTP Invitation Guidelines (Arquivo em formato PDF)
- Application Form 2017 (Arquivo em formato DOC)
- Pledge 2017 (Arquivo em formato DOC)
- Medical Checkup 2017 (Arquivo em formato DOC)
- Application Instructions 2017 (Arquivo em formato PDF)
- Trainee Dispatch Notice (Arquivo em formato PDF)
- Summary of Sending Organization (Arquivo em formato PDF)
- Formulários Preenchidos - Exemplo (Arquivo em formato PDF)

Bolsa para quem não é servidor público

O programa terá duração de 8 meses, com realização de 1º de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 18 e 40 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

É necessário, também, que o candidato apresente uma declaração de que o vínculo empregatício será retomado após o termino do treinamento de Yamanashi. Em caso de o candidato estar desempregado no momento da candidatura, ele deverá apresentar um documento que garante a contratação dele após o treinamento.

Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de NÃO servidores públicos:

- Outline for the Yamanashi Overseas Technical Training Program (003) (Arquivo em formato PDF)
- Considerações às instituições e Candidatos (anexo) (Arquivo em formato PDF)
- Formulário 04 (English) (Arquivo em formato DOC)

Seleção e benefícios

O processo seletivo será constituído de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais de caráter classificatório. Na etapa inicial, uma Comissão Julgadora selecionará entre 3 a 5 candidatos, com base na análise dos documentos apresentados.

Na segunda fase, os candidatos participarão de entrevistas, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e japonesa. Na sequência, na terceira etapa, os governos de Minas Gerais e de Yamanashi examinarão a documentação dos 3 (três) primeiros classificados, bem como o relatório de suas entrevistas, para seleção e classificação final.

Os trainees selecionados irão receber as bolsas do programa Yamanashi Overseas Technical Training Program. Além do treinamento, os selecionados terão os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo japonês.

Dúvidas podem ser direcionadas à Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail internacional@governo.mg.gov.br ou no telefone (31) 3915-3024.

FOTO: Arquivo/Governo de Yamanashi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.