segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Superlotação causa motim no presídio de João Monlevade

Mesmo com a transferência de 88 presos, a unidade ainda está com uma população carcerária muito acima do ideal, que é de 75 detentos, o que poderá provocar um novo colapso a qualquer momento

image

Presos, revoltados com a superlotação da unidade prisional de João Monlevade, deram início a um motim por volta das 22h30 desse sábado (26), que só foi controlado durante a madrugada, com a transferência de 88 apenados para cadeias e presídios da região.

 

imageA unidade, que tem capacidade de 75 detentos, estava no momento da crise com 288. Segundo o diretor-adjunto do Presídio, Wellington Eustáquio, o motim teve início por volta das 22h30 e durou cerca de uma hora e não houve reféns.

A Polícia Militar foi acionada e fez a segurança do lado de fora da unidade enquanto agentes penitenciários de Belo Horizonte, Itabira e Barão de Cocais, que vieram dar apoio aos agentes locais, ajudarem na transferência dos presos durante a madrugada. Ainda. segundo Wellington. os presos danificaram duas celas da Ala A. "Eles quebraram pedaços de paredes, camas de concreto e arrancaram ferragens da estrutura, com isso, alguns deles se feriram", pontuou. O diretor-adjunto disse que a situação foi controlada, pelos agentes conforme determina as diretrizes da SUAPI

Ele informou que na manhã desta segunda-feira (28), uma lista com os nomes dos presos que foram transferidos, será afixada na portaria da unidade prisional. As duas celas danificadas foram isoladas e terão que passar por reformas. Não foi permitido pela direção, fazer imagens do interior do Presídio. O major Jayme Alves, comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente disse que foi solicitado apoio da PM para ajudar na segurança externa da unidade. "Nossa equipes cercaram o prédio para evitar fugas. Sinalizamos o trânsito, mantendo isolada a frente, até a chegada do reforço do efetivo dos agentes penitenciários para trabalharem na área interna, que é de responsabilidade deles. Então a Polícia Militar não entrou no Presídio. Apenas permaneceu em apoio do lado de fora para que se, caso algum preso tentasse fugir, fosse capturado imediatamente", disse Jayme Alves. 

O Juiz Rodrigo Braga esteve no local e autorizou a transferência dos presos. Mesmo com a retirada de 88 detentos, a unidade ainda continua com uma população carcerária muito acima do ideal, o que pode provocar um novo motim a qualquer momento.

Com informações do Plantão Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.