quarta-feira, 8 de julho de 2015

Rio Piranga em estado de alerta

imagePonte Nova (MG) - O rio Piranga, manancial que abastece a população de Ponte Nova, foi o primeiro de Minas Gerais a entrar em estado de alerta por conta da crise hídrica que atinge parte do país desde o ano passado. A informação foi divulgada, em 18 de junho, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que começou a monitorar os dados de vazões dos cursos d’água mineiros em maio.

 

imageO assunto foi abordado em edição, do último sábado, 04/07, do jornal Estado de Minas. “Durante uma semana, a vazão medida em uma estação de Ponte Nova, não ultrapassou o valor mínimo dos últimos 10 anos em sete dias consecutivos, índice conhecido como Q7,10. O alerta chama a atenção para a iminência de restrições de consumo”, relata a notícia.

O DMAES trabalha para preservar o Piranga

O DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) está fazendo a sua parte no que se refere a preservação do rio Piranga. A Autarquia investe, desde 2013, na diminuição do desperdício de água tratada através do Programa de Controle e Redução de Perdas e Eficiência Energética. 

Com o projeto já foram economizados mais de 530 milhões de litros de água, sendo possível reduzir, de 200 litros por segundo para 150 litros, a quantidade de água captada do rio piranga para abastecer o município.

“Fizemos um investimento de pouco mais de R$ 4 milhões em melhorias na nossa rede, que significaram uma redução de perdas em 16 meses de 52% para 33% e continuamos monitorando. Da mesma forma, estamos batendo forte na questão da economia junto à população”, afirmou o diretor-geral do Departamento, Guilherme Tavares, ao jornal Estado de Minas.

Mudança na captação

Em outubro do ano passado, devido à baixa vazão do rio Piranga, servidores do DMAES precisaram alterar o nível da bomba que capta a água, deixando o equipamento mais submerso.

“O Departamento está tomando todas as providências para preservar o rio Piranga. A população precisa colaborar e intensificar a economia de água, não podemos mais admitir o desperdício”, ressalta Guilherme. De acordo com o diretor, ainda não foi constatada a necessidade de restrição na oferta do recurso.

Campanha pelo consumo consciente

A Autarquia está empenhada numa campanha pelo consumo consciente da água. O foco é incentivar a economia em casas, prédios, escolas e estabelecimentos comerciais. Para ajudar a espalhar o conceito da campanha, são divulgados com frequência materiais educativos.

Com informações da Assessoria de Comunicação - DMAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.