quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Poesia, música e emoção marcam Sarau da APEMT e lançamento de livros

Vermelhense Jaeder Teixeira Gomes participou como autor do livro O Cão e a Nuvem

jaederTimóteo (MG) - A APEMT - Associação dos Poetas e Escritores de Timóteo realizou no último sábado (23), o Sarau Literário. Mais de 150 pessoas participaram do evento que foi marcado por muita poesia, música e emoção. Compareceram as seguintes autoridades: prefeito Keisson Drumond, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Cecília Martins, o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ruben Ramos, o vereador Geraldo Moreira (Nanico).

 

O evento foi realizado no Auditório da Prefeitura de Timóteo e teve como objetivo o lançamento de seis livros: "A História de Timóteo na área da saúde" de Zaíra Carvalho, " O Cão e a nuvem" de Jaeder Teixeira, " Gu e seu mundo encantado" de Luiza Benevenuti , "Encontros e desencontros" de Wilson Carlos, "Reflexões políticas e poemas do cotidiano familiar" de João Neto e "Lembranças que perduram" de Maria da Conceição.

O Sarau foi apresentado por Maria do Carmo (Professora Cacau) e Carlos Magno e durante o evento escritores e familiares se encantaram com a declamação de poemas e poesias. Houve ainda a participação do músico Marcos Vaz, que emocionou os presentes com belíssimas interpretações.

Henrique Junior presidente da APEMT parabenizou cada escritor pelo lançamento de sua obra. A secretária de Educação, Cecília Martins, disse que é um orgulho ter escritores no município, pois eles ajudam a construir a história da cidade. O prefeito Keisson Drumond afirmou que os escritores locais trazem uma riqueza maior para Timóteo: o conhecimento. "Aqui estão pessoas que escrevem e fazem de suas vidas um exemplo. Reconheço a importância da APEMT, Timóteo precisa de mais eventos como este. Tenho orgulho em participar deste lançamento. E quando a biblioteca da praça CEU for inaugurada, será reservado um espaço para obras dos escritores de Timóteo", ressaltou.

Os escritores foram convidados para compor a mesa e falar a respeito de seus livros. Wilson Carlos disse que o poeta nasce com um dom que é aperfeiçoado pelo estudo. "Escrever é expressar nosso sentimento, nossa emoção. A leitura de um bom livro é um diálogo incessante. O livro fala, mas quem responde é a alma", afirmou. Jaeder Teixeira, queria escrever sobre a vida de uma pessoa, mas desisti por causa da complexidade humana. "Andando pelas ruas resolvi escrever sobre um cãozinho vira-lata, sem nome. Despretensioso e humilde, mas que nos permite fazer muitas reflexões", disse.

Luiza Benevenuti afirmou que não poderia falar do livro, sem remeter ao seu filho Gustavo Benevenuti. "No livro Gu viaja, brinca e vive seus sonhos, compartilha sua vida com quem ele ama. Conhecemos seu mundo encantado onde todo dia antes de dormir ele pega com as mãos uma estrela", afirmou.

João Neto agradeceu a todas as pessoas que permitiram a publicação de seu primeiro livro. "Tenho 83 anos e não tive a oportunidade de estudar, mas Deus me deu a inspiração para escrever estas poesias. São palavras simples de um home simples". Maria Auxiliadora escreveu sobre suas lembranças da infância, das brincadeiras nos quintais, das panelinhas de alumínio e do fogãozinho à lenha. "Hoje as bonecas são de plástico, mas antes eram de papelão. Elas nos faziam felizes. Fazíamos as roupinhas e até a festinha de batizado das bonecas". Zaíra de Carvalho falou sobre o processo de pesquisa para a produção do livro. "Listei o nome dos médicos e através da Telemig, consegui o numero dos telefones. Entrei em contato e marcamos as reuniões. Em cada encontro os profissionais da saúde e os moradores relataram suas experiências", ressaltou.

Ao final do evento os escritores e o público participaram de um coquetel e aqueles que compraram os livros, receberam autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.