quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Motociclista sofre corte profundo no pescoço provocado por linha de pipa com cerol em Ubaporanga

imagePiedade de Caratinga (MG) - João Batista da Silva Malta, de 27 anos, morador do bairro Bela Vista, em Ubaporanga, havia deixado um restaurante às margens da BR-116 no início da tarde de domingo (24) e, ao passar por um trecho de acesso à cidade de Ubaporanga, foi surpreendido por uma linha de pipa com cerol. O corte profundo no pescoço foi imediato.

 

A vítima foi encaminhada ao Hospital São Sebastião de Inhapim. O médico responsável pelo primeiro atendimento foi Dr. José Carlos Vaccari. "Ele havia sangrado muito antes da minha chegada, mas foi possível realizar os primeiros procedimentos para estancar o sangramento e garantir que chegasse com vida e segurança até ao Hospital de Ipatinga", detalhou o médico que foi chamado em casa, às pressas, para atender à vítima.

A lesão provocada pela linha com cerol foi grave. Segundo familiares, a equipe clínica do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, confirmou que oito veias foram atingidas. João passou por um procedimento cirúrgico, precisou ficar algumas horas na UTI e foi transferido para um apartamento. O seu estado de saúde é estável.

Não há informações sobre quem seria o dono ou estaria soltando a pipa cuja a linha continha cerol. É importante ressaltar que o cerol ou cortante é o nome dado para uma mistura perigosa de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro, pó de ferro.

De acordo com a associação brasileira de motociclistas, a ABRAM, não existe uma estatística precisa, mas segundo levantamento, acontecem cerca de 100 casos por ano no Brasil, de acidentes envolvendo linhas com cerol, sendo que 50% dos casos são graves e 25% são fatais.

De acordo com o médico José Carlos Vaccari esta foi a primeira vez que ele atendeu a um caso como este na região, destacando a periculosidade do material que pode provocar sequelas irreversíveis ou ainda levar à morte do paciente atingido pela linha cortante.

Há 11 anos, Minas Gerais proíbe, através de lei, o uso do "cerol" nas linhas de pipas e prevê aplicação de multas aos infratores ou responsáveis. Quem, mesmo que involuntariamente, machuca alguém com linha coberta com cerol é enquadrado no artigo 129 e pode sofrer pena de três meses a um ano de prisão. Em caso de menor de idade, os pais ou responsáveis poderão ser responsabilizados.

No País, já se discute uma penalidade mais rigorosa.

Com informações do Diário das Gerais

Um comentário:

  1. Aqui em Raul tambem estamos correndo esse risco. Alguns garotos na rua de ubá estão soltando pipa com cerol nas linhas em plena via pública. Ja se nota varios pedaços de linhas e plasticos agarrados na rede elétrica. O pior é que ainda ontem eu estava passando no mesmo momento em que a viatura policial, imaginei que eles orientariam os garotos, mas passaram direto.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.