quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mais de 600 pintinhos coloridos são apreendidos em Timóteo

A prática é considerada crime de abuso e maus tratos contra os animais. Substância tóxica mata em até sete dias

imageTimóteo (MG) - O colorido chama a atenção pelo inusitado, pintinhos verdes, amarelos, rosas, de todas as cores. Mas o atrativo é fatal para as aves, pois a substância usada para colori-las é tóxica e lhe garantem em torno de sete dias de vida, no máximo.

 

imageNa semana passada houve uma importante apreensão e prisão na região. Em Timóteo foram recolhidos 678 animais. Duas pessoas foram presas pelo crime de abuso e maus tratos aos animais. Rodrigo de Rocha Lima e Jhony José da Silva, detidos em flagrante, alegaram que os animais foram comprados em Governador Valadares.

Dos 678 pintinhos confiscados, onze já estavam debilitados e 18 mortos. A Polícia Militar procurou um profissional para emitir um laudo veterinário explicando as condições em que as aves foram encontradas. Segundo o laudo, a anilina utilizada para colorir o pelo dos animais é um corante tóxico, que provoca uma desordem caracterizada pela presença de um nível mais alto do que o normal de meta-hemoglobina no sangue. Esta alteração pode causar a anemia funcional e o baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos, e assim, as aves agonizam e morrem aos poucos.

Quem cometer este tipo de crime está sujeito a penalidades. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, os autores podem estar sujeitos a pena de seis meses a um ano de detenção. Porém, o crime cabe fiança e eles podem responder em liberdade.

Em Caratinga ainda não houve registro deste tipo de comércio. Mas o cidadão que flagrar a prática pode acionar a Polícia Militar através do número 190 e denunciar.

Segundo apurado nesta semana, 50% dos animais apreendidos pela Polícia Militar Ambiental de Timóteo e encaminhados ao Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga, já morreram.

Com informações da TV Super Canal - Caratinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.