quinta-feira, 31 de julho de 2014

Santo Antônio do Grama se preocupa com a proteção de animais

VisitaSanto Antônio do Grama (MG) - Na última quarta-feira (23), o veterinário Érico Furtado e a bióloga Sara Reis, ambos do Instituto Estadual de Florestas/IEF de Juiz de Fora, participaram de reunião com assessores da Prefeitura de Santo Antônio do Grama para discutir a possibilidade de credenciamento de Centro de Triagem de Animais Silvestres/CETAS do município.

 

Visita1A proprietária da Fazenda Vitória, Maria das Graças Polesca, e o filho Marcelo Polesca, ambientalista e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, já conseguiram credenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA para viabilizar Área de Soltura de Animais Silvestres/ASAS, anexa ao CETAS.

O objetivo principal, agora, é a aprovação para o Viveiro de Aclimatação. A decisão sairá nos próximos dias, após avaliação dos técnicos do IEF. Participaram da reunião, ambientalistas de Ponte Nova: o secretário geral do CODEMA e o diretor de Atividades Culturais da ONG Puro Verde, respectivamente Ricardo Motta e Felipe Polesca Soares, além de Henrique Delvaux/coordenador administrativo do Projeto Rio Piranga/Puro Verde.

Os representantes da ONG levaram como demanda a possibilidade de captura de macaco bugio ou barbado, que está vivendo no perímetro urbano de Ponte Nova para posterior soltura em local adequado. Os técnicos do IEF informaram que o Instituto já trabalha com a fauna em Minas Gerais, em parceria com o Ibama. Eles fizeram vistoria, positiva, no viveiro e no terreno onde os animais serão soltos na natureza e orientaram os representantes da Puro Verde quanto aos procedimentos para captura e soltura do macaco bugio, que hoje está ficando estressado e invadindo varandas das residências, servindo de presa fácil do homem ou de cães ferozes.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.