quinta-feira, 19 de junho de 2014

Produtos da região são fonte de matéria para equipe da Rede Minas

Frigorífico Saudali 2Na semana passada, as cidades de Ponte Nova e Guaraciaba foram fonte de inspiração para equipe de TV da Rede Minas. O motivo da visita da equipe que comanda o programa Territórios Gastronômicos foi destacar quatro ícones da gastronomia mineira e regional: goiabada, cachaça, laticínio e suinocultura.

 

Laticínios Porto Alegre “O Projeto Territórios Gastronômicos se traduz nas viagens permanentes do Chef Eduardo Avelar, um cozinheiro apaixonado pela cultura de seu povo, e na crença de que ela se manifesta e se revela - prioritariamente - pela maneira com que esse povo se alimenta”, conforme destaca o jornalista Cláudio Henrique, coordenador de produção do programa.

Paulo Roberto - Coordenador da Feira de Produtores Rurais de Ponte NovaEntre os dias 7 e 9 de junho, a equipe visitou vários locais. O primeiro deles foi a Feira Livre de Ponte Nova, no pátio da Coplacan, que encantou pela organização e limpeza. Lá, entrevistaram vários produtores rurais que se mantém através da venda dos produtos. A próxima parada foi na granja do Manoel Lizardo, produtor de suínos que tem mais de mil matrizes e que conta com a ajuda da família, na criação, produção e venda. O produtor do programa, Cláudio Henrique, fala um pouco sobre a experiência e já adianta como serão os episódios, divididos em dois. “No segundo episódio, os destaques são a suinocultura e o laticínio. Num bate papo descontraído, o senhor Manoel Lizardo fala sobre a produção leiteira e o desenvolvimento da suinocultura, locais. Na sequência, uma visita ao Frigorífico Saudali e a Laticínios Porto Alegre para mostrar desde a recepção da matéria prima ao produto final, comercializado dentro e fora do país”.

A famosa Cachaça Guaraciaba, que leva o nome do município aonde é produzida, também foi tema do especial sobre gastronomia. Eles visitaram a Fazenda Independência que, atualmente, emprega 62 funcionários fixos e mais 40, me média, durante a safra. A produção começa em junho e termina em outubro, produzindo cerca de 600 mil litros da iguaria, por ano. Para fechar a visita, todos se deliciaram com uma cora de porco ao molho de cachaça e goiabada, feita pela chef Ana Karina, especialmente para o programa. Cláudio destaca a produção da cachaça e a culinária que será exibida no primeiro episódio da série. “No primeiro episódio, uma visita à Fazenda Independência, onde o proprietário da marca Guaraciaba, Júnior Santana, mostrou o processo de transformação da cana de açúcar em cachaça e a chef Ana Karina preparou uma deliciosa receita de carne de porco com cachaça, a famosa Coroa de Costela de Porco”, conta.

A tradicional goiabada não podia faltar na lista do chef e eles visitaram a produtora Lourdes Villar, que tem fabricação artesanal do produto, com grande representatividade e reconhecimento no mercado interno regional. “O doce sempre foi produto de destaque porque o clima da região sempre foi propício ao cultivo da goiaba e, como dizem os próprios moradores de Ponte Nova: toda casa tem – no mínimo - um pé de goiaba e em cada família uma doceira”, relata o produtor Cláudio Henrique.

Parceria

A AMAPI, incentivadora e apoiadora dos pequenos e médios produtores da região, acompanhou a equipe em algumas visitas e se comprometeu a buscar novos parceiros que darão continuidade a este iniciativa. José Adalberto de Rezende, secretário executivo da Associação, sempre foi um empreendedor de ações que valorizem o produtor rural. "Estas iniciativas são importantes para a nossa região, pois apesar de não percebermos ou não darmos o devido valor, temos aqui uma culinária rica amparada na carne suína, laticínios goiabada e cachaça. Cabe ressaltar que poucas regiões conseguem ter esta vanguarda, produzindo tantas delícias com tamanha maestria."

A Associação realiza, anualmente, há vários anos, o tradicional Festival da Cachaça, como forma de impulsionar os produtores e ser fonte de novos negócios e investimentos para o setor. Nas demais áreas, sempre é parceira e ajuda a fomentar políticas que desenvolvam a prática da produção, com valorização no pequeno produtor.

Para o coordenador de produção e assistente de direção do programa “Territórios Gastronômicos”, a AMAPI teve um papel importantíssimo na produção do material especial sobre a região. Como forma de demonstrar ele fez um agradecimento especial à Flávia Cabral e ao José Adalberto, dizendo que “sem eles, não teríamos gravado os programas em Ponte Nova. Foram sempre gentis, educados e prestativos”, declarou.

Territórios Gastronômicos

O programa é exibido pela Rede Minas de Televisão, as segundas e sextas, sempre às 20h, e tem reprise aos domingos, 11h. Fica disponível também na fanpage do “Territórios Gastronômicos”.

Basta acessar o link https://www.facebook.com/territoriogastronomicoHYPERLINK "https://www.facebook.com/territoriogastronomico?fref=ts"?fref=ts e curtir a página - além assistir os episódios, o internauta contará sempre com o conteúdo exclusivo web, e as receitas preparadas pelos chefs, além de acompanhar as novidades.

A cada episódio, um pouquinho do que Minas têm de melhor: seu povo e sua rica cultura gastronômica. As segundas, o telespectador/internauta tem a oportunidade de conhecer lugares, pessoas, histórias e, sobretudo, produtos. As sextas, o foco são as deliciosas receitas preparadas pelos chefs Eduardo Avelar e Leandro Pimenta, momento em que utilizam os produtos mostrados no programa anterior. Tudo isso acompanhado de um bom bate papo com convidados especiais.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.