Por Felipe Polesca
Ponte Nova (MG) - O articulador ambiental e diretor da ONG Puro Verde de Ponte Nova, Felipe Polesca realizou no dia 21/09, testes para reflexão sobre o uso dos veículos de locomoção carro e bicicleta.
Os teste foram realizados pela manhã de entre o horário de 10 e 12h.
Felipe faz alusão sobre o uso do carro pela população já que em 22 de setembro comemorou-se o Dia Mundial sem Carro, “...precisamos neste dia refletirmos como está sendo a utilização dos veículos pela humanidade”, disse ele.
Veja como ficou o comparativo do tempo de locomoção entra o carro e a bicicleta
.
Teste 1.
BICICLETA: Hosp. Arnaldo Gavazza x Banco do Brasil – Dist. 3,3 KM – TEMPO: 6:50 minutos
CARRO: Hosp. Arnaldo Gavazza x Banco do Brasil – Dist. 3,3 KM – TEMPO: 8:34 minutos
Teste 2.
BICICLETA: Banco do Brasil x Hosp. Arnaldo Gavazza – Dist. 3,3 KM – TEMPO: 8:20 minutos
CARRO: Banco do Brasil x Hosp. Arnaldo Gavazza – Dist. 3,3 KM – TEMPO: 7:48 minutos
Teste 3.
BICICLETA: Padaria Pão & Tal x Área de Lazer da Rasa – Dist. 4,0 KM – TEMPO: 11:10 minutos
CARRO: Padaria Pão & Tal x Área de Lazer da Rasa – Dist. 4,0 KM – TEMPO: 11:30 minutos
Teste 4.
BICICLETA: Área de Lazer da Rasa x Padaria Pão & Tal – Dist. 4,0 KM – TEMPO: 11:01 minutos
CARRO: Área de Lazer da Rasa x Padaria Pão & Tal – Dist. 4,0 KM – TEMPO: 12:29 minutos.
OBS: É importante destacar que todos os percursos foram realizados em ritmo de passeio e obedecendo aos limites de velocidade.
Como pode ser observado nos resultados dos testes, apenas no Teste 2 o carro chegou mais rápido ao destino. Sendo a BICICLETA a grande vencedora.
Porem a observação mais interessante, é que além da bicicleta ser mais eficiente que o carro em três dos quatro testes. Nenhum dos percursos realizado teve tempo de deslocamento superior a 12 minutos. Se observarmos a circunferência provocada pelas distancias correspondem a praticamente 80% do perímetro urbano em Ponte Nova. Ou seja, a Bicicleta é um meio de transporte que pode ser muito mais utilizado em Ponte Nova. Só existem benefícios para a saúde, transito, empresas, cidade, você.
Durante os testes foi observado também que em Ponte Nova já existem muitas pessoas que utilizam a Bicicleta para se locomover e também para lazer e que hoje encontram dificuldade pois ficam disputados espaço com os pedestres e os carros.
A Prefeitura deve criar campanhas incentivando o uso das bicicletas, como uma das soluções para os problemas de transito e também deve criar a estrutura para os ciclistas, como bicicletários e ciclovias.
Conclusão: Esse simples exercício de reflexão, pôde nos trazer várias respostas para os problemas de Mobilidade Urbana existentes em Ponte Nova. Nossa cidade é muito pequena e a bicicleta se mostrou TOTALMENTE VIAVEL. Que tal você repensar seu meio de transporte?
Faça o seu próprio teste.
Com informações do Portal Unidade Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.