sábado, 27 de abril de 2013

Em Ponte Nova, Fazenda renegocia impostos em atraso

Propaganda iptuOs moradores que estão em débito com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012 e com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), podem renegociar e parcelar os tributos que se encontram em atraso.

Para isso, é necessário comparecer à sede da prefeitura munido do documento de identidade. Caso o imóvel seja de terceiros, será necessária uma procuração autorizada pelo proprietário.

Depois que os débitos forem renegociados, novas guias serão emitidas. É importante ressaltar que estas guias não serão emitidas via internet, somente no guichê, após a feitura dos cálculos.

O secretário da fazenda, André Nunes, acredita que uma boa parte dos atrasos em relação aos tributos municipais se deve ao esquecimento da data de pagamento.

"As pessoas esquecem as datas e pagam juros desnecessários. É preciso ficar atento aos prazos para não pagar um valor maior", afirmou o secretário.

O IPTU é um imposto cobrado sobre propriedade ou imóveis localizados em área urbana, enquanto o ISSQN tributa os serviços gerais, desde aqueles desempenhados por empresas, até profissionais autônomos.

IPTU 2013

A novidade em relação aos carnês é a emissão do tributo pelo site da Prefeitura, no botão 2ª Via do IPTU, localizado na coluna posicionada à esquerda. De acordo com a Semfa, o tributo vai ser emitido sem custos ao requerente que, por sua vez, vai poder realizar a impressão do boleto para o pagamento.

Além disso, o carnê foi estilizado com a obra de artistas locais, de acordo com a orientação do executivo e das secretarias, que objetiva a valorização da produção artística da cidade. Foram homenageados os artistas ponte-novenses Laene Teixeira Mucci, Geralda Nascimento, Ayrton Pyrts e Antônio Inácio.

A Secretaria da Fazenda informa que o pagamento do IPTU 2013 poderá ser realizado nas agências dos bancos Itaú, Mercantil, Caixa Econômica Federal, Bancoob e Banco do Brasil.

Para gerar os boletos via site da Prefeitura, clique aqui

Como evitar filas

Abaixo estão listados os serviços oferecidos nos guichês da prefeitura. Fique atento para conhecer os serviços e evitar atrasos nos tributos:

  •          Inscrição, alteração e baixa de pessoas física e jurídica;
  •           Cálculo de atributos municipais ISS, IPTU e ITBI;
  •           Parcelamento de dívidas e emissão de guias;
  •           Regularização de imóveis (alvará de construção, habites);
  •           Fichas processuais;
  •           Serviço de protocolo;
  •           Emissão de nota fiscal avulsa;
  •           Liberação Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF);
  •           Emissão de relatório de débitos ISS;
  •           Dúvidas gerais em relação a tributos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.